Como economizar para viajar: confira as dicas e garanta a sua viagem

24 de outubro / 2019 (atualizado)

Viajar te parece uma realidade distante? Confira as dicas que trouxemos e aperte os cintos!

 

Viajar é a grande oportunidade de conhecer novos lugares, culturas e criar memórias que te acompanharão para o resto da vida! Pense nas viagens que você já fez, mesmo as pequenas, com certeza você carrega lembranças carinhosas de cada uma delas, não é mesmo?

Porém, isso pode parecer um objetivo distante para quem esta com outras prioridades financeiras no momento, como quitar dívidas ou reformar a casa, por exemplo. Mesmo assim, nós vamos te mostrar que é possível se planejar e viajar sem gastar muito dinheiro.

Confira nossas dicas e saiba como!

Como economizar para viajar: primeiro coloque as finanças em ordem

Viajar remete sempre a bons momentos, mas, para que isso seja verdade, antes de viajar as suas contas devem estar em ordem e todos os gastos da viagem devem estar dentro do seu orçamento, mesmo que em parcelas.

Isso quer dizer que os gastos de passagem, estadia e passeios devem estar previstos no orçamento até o final do pagamento. Além disso, é preciso pensar em gastos que, a princípio parecem menores e por isso, esquecemos de considerar:  alimentação, transporte no destino final e possíveis seguros de viagem. Também é bom incluir uma margem de erro no seu planejamento, imaginando que possa haver algum tipo de imprevisto.

É impossível fazer um bom planejamento caso você não conheça bem os seus gastos do momento. Então, antes de começar a planejar a sua viagem, confira se toda a sua renda e os seus gastos fixos pelos próximos meses, ou até anos, estão sendo contabilizados no seu orçamento. Assim, o planejamento da sua viagem será bem mais tranquilo e livre de imprevistos.

Outro ponto importante de ter as finanças anotadas e acompanhar de perto o orçamento é o fato de ser possível perceber quais gastos podem ser cortados. Então, excluindo a parte do seu orçamento que trata de gastos fixos, observe no que você e sua família gastam e vejam como economizar para viajar cortando alguns supérfluos das compras do mês. Os itens que mais comumente aparecem como excessivos são os gastos relativos a lazer, vestuário ou alimentação fora de casa. Veja como economizar para viajar a partir de dicas para cortar esses gastos: 

 

Como cortar gastos com lazer e alimentação fora de casa

Caso você tenha gastos recorrentes com passeios e restaurantes, a forma de cortar é muito simples: é necessário sair menos. Mas isso não quer dizer abrir mão do lazer: você pode, por exemplo, trocar programas que gastam muito por passeios gratuitos, como piqueniques ao ar livre ou passeios em parques da sua cidade. 

Outra ideia é trocar as saídas por diversões que podem ser feitas sem sair de casa, o que resultará em menos gastos. Ao invés de ir ao cinema, escolha um filme online para assistir com aquela pessoa especial e estoure uma pipoca em casa. Cozinhar com a família em vez de sair também tem o mesmo efeito. Procure na internet receitas novas e diferentes para experimentar, isso ainda pode aproximar ainda mais a sua família.

 

Como cortar gastos com vestuário 

Se os gastos com vestuário correspondem a uma grande quantia do seu orçamento mensal, pode ser fácil economizar, mas será necessário um pouco de disciplina. Você deve, em primeiro lugar, se questionar se essas compras são mesmo necessárias. Fazendo isso, será possível perceber se elas acontecem por impulso

Caso esse gasto seja realmente necessário, ainda assim dá pra economizar. Uma alternativa é fazer a compra de roupas e acessórios em brechós físicos ou online. Hoje em dia, os brechós estão na moda e muitos deles vendem peças em ótimo estado. Além de economizar, ao comprar uma peça de segunda mão você ainda faz um bem para o meio ambiente. 

E por que não fazer ainda melhor e vender o que você não usa mais? Dessa forma, você ainda junta uma graninha extra para incluir nas suas economias para a viagem!

Para compras e vendas de vestuário em segunda mão online confira sites como o enjoei e o Repassa.

 

Como economizar para viajar: planejando a viagem

O destino da viagem é a primeira coisa a ser escolhida e ela terá o papel central no planejamento. Isso porque, de acordo com o destino, o gasto com transporte ganha uma importância maior ou menor. Além disso, depois de escolhido o destino você saberá se precisa ou não se preocupar com questões como mudança de câmbio ou vistos para a entrada no país. 

Pensando também no clima, uma dica para o caso das roupas de frio é procurar conhecidos que possam te emprestar algumas peças, pois elas costumam ser caras e você provavelmente não vai usá-las em muitos momentos depois de voltar de viagem. Além disso, o dinheiro que você não gastar com as roupas pode ser usado para aproveitar os passeios!

Então, antes de escolher o destino, avalie as informações abaixo:

 

Considere viagens de curtas distâncias

Viajar não precisa ser sinônimo de pegar um avião e ir para longe. Destinos próximos podem ser boas opções de diversão, além de ter um bom custo-benefício. Então, se você ainda não tem um destino em mente, pesquise na internet os lugares mais próximos e que estão ao alcance de carro ou ônibus. Faça pesquisar como “destinos próximos de [sua cidade]”, ou “locais para fazer um bate-volta” perto da sua cidade.

Com isso você pode ter ideias de locais que não sejam tão longe de onde você está e que possam proporcionar ótimos momentos. Além de pesquisar na internet, pergunte aos amigos, parentes e colegas de trabalho pelos locais próximos onde já estiveram e peça indicações. 

Pode ser que eles conheçam destinos legais e que não são conhecidos na internet, como se fossem tesouros escondidos. Desta forma, você provavelmente gastará menos com o transporte. Ao gastar menos com o transporte, você poderá investir uma parcela maior do seu dinheiro com acomodações e passeios. Ao viajar dentro do Brasil você ainda terá a vantagem de não precisar se preocupar com trocas de câmbio. 

Para viagens de ônibus mais baratas, acompanhe preços de passagens em sites como o Guichê Virtual e a Rodoviariaonline.

 

Economize em viagens de longas distâncias 

Se viajar para um destino mais distante for o seu sonho, esteja pronto para gastar mais com o deslocamento e se planeje com antecedência para que tudo caiba no seu bolso. Para economizar com o transporte você irá precisar pesquisar bastante os preços de passagens e pacotes antes de fechar a viagem.

Se ainda não tiver um local em mente, considere os destinos na América Latina: caso você tenha um objetivo como ver a neve, não precisa ir para outro hemisfério, há destinos na América do Sul que podem proporcionar isso. O principal ponto positivo de estar na América Latina é que o câmbio em relação à nossa moeda, o real, pode ser vantajoso. Para conferir essa questão, existem sites, como o Calculadora Fácil, que fazem rapidamente a conversão de moedas. Isso pode te ajudar também a escolher um destino de viagem vantajoso financeiramente.

 Além disso, em alguns casos, é possível até chegar em outros países de ônibus de forma confortável (como em viagens para a Argentina ou Paraguai, por exemplo). Outras opções são as caronas e por que não um mochilão? Essas formas de viajar são mais em conta e trazem tanta diversão quanto uma viagem de avião!

Já quando se pensa em uma viagem para ainda mais longe, como para a Disney, nos Estados Unidos, ou para algum país da Europa, os gastos com câmbio devem ser levados em conta: as cotações de dólar e euro costumam ser altas e instáveis, o que pode dificultar o planejamento financeiro. 

Outro ponto importante são as passagens aéreas, que terão um valor maior. Também será necessário se planejar para tirar o visto e o passaporte, além de fazer um bom seguro de viagem, e todas essas coisas devem ser colocadas na ponta do lápis, pois aumentam consideravelmente o custo da viagem. 

Mas isso não significa que é impossível fazer essas viagens, só significa que o planejamento e a preocupação com como economizar para viajar terão que ser pensados com ainda mais cuidado, a fim de conseguir realizar uma viagem sem apertos e sem contrair dívidas para o futuro.

Nesses casos, viajar com um pacote já pronto de passeios e estadia aumenta a previsibilidade dos gastos. Para encontrar pacotes de viagem com bons preços para esses destinos vale a pena se cadastrar em sites de promoções e ficar de olho até encontrar um pacote que caiba no seu planejamento. A dica para economizar com pacotes de viagem é acompanhar as ofertas de sites como o Decolar, o Groupon e o Peixe Urbano

Você pode, ainda, cadastrar no Google Viagens, Skyscanner ou Melhores Destinos os destinos para onde pretende viajar e, dessa forma, receberá alertas quando houver promoções de passagem para esses locais, sejam eles nacionais ou internacionais. Vale a pena fazer o cadastro!

Outra opção muito interessante para facilitar a compra das passagens é utilizar as milhas acumuladas do seu cartão de crédito. Para isso, procure saber se o seu cartão conta com algum programa de acúmulo de pontos e certifique-se de que essa função esteja ativada. Esses programas funcionam assim: quanto mais compras você faz com o cartão de crédito, mais pontos você acumula. 

E esses pontos, ou milhas, podem ser trocados por passagens aéreas principalmente. Então, não deixe de ir atrás desse benefício, além de descobrir quais companhias aéreas tem parceria com a empresa do seu cartão. Essa pode ser uma maneira mais barata e vantajosa de se viajar!

 

Pense na época do ano em que você vai viajar

Outra questão importante é considerar qual será a data da sua viagem, pois os preços variam (e muito!) durante as épocas do ano. Por isso, se for possível, considere viajar fora da alta temporada. Para isso, evite as épocas de férias escolares e de festas de fim de ano e também confira quais são os meses em que o destino planejado é mais buscado pelos turistas. Essas épocas costumam ser as mais caras!

 

Faça uma poupança como forma de economizar para viajar

Depois de ter escolhido o destino, você e sua família já podem se imaginar aproveitando a viagem, vivenciando cada passeio, cada ponto que querem conhecer e onde querem tirar fotos, não é mesmo? Essa capacidade de imaginar pode ser um forte encorajador para as economias. E você já sabe, nesse ponto, quanto e como economizar para viajar.

Então, compartilhe com sua família qual o plano e conte com todos para cortar os gastos com esse objetivo. Os cortes de gastos são necessários, mas com o objetivo claro todos saberão que o esforço será recompensado e vão se engajar para alcançarem o objetivo comum. Veja algumas formas de fazer isso: 

 

Use um cofrinho

Essa técnica é ótima principalmente se você tem filhos pequenos, pois as crianças ainda não entendem o sistema bancário e os conceitos de dinheiro virtual. Mas elas entendem o papel do dinheiro físico, por isso, mostrar um cofre onde elas podem observar o dinheiro da viagem crescer é uma boa ideia. Isso faz eles entenderem que o dinheiro está sendo economizado e que é isso que fará da viagem possível. 

 

Faça uma poupança com o objetivo do valor da viagem 

Outra forma de economizar para a viagem é abrindo uma poupança. Entre em contato com o seu banco e abra uma poupança e invista o dinheiro que você está economizando para a viagem. Deixar dinheiro parado na conta corrente não é uma boa ideia quando o objetivo é economizar para viajar. 

Então, a cada compra que você deixar de fazer, ou cada vez que observar que gastou menos no supermercado, por exemplo, você pode colocar o dinheiro economizado na sua poupança. Chame a sua poupança pelo nome da viagem, para trazer o sonho para ainda mais perto do seu cotidiano. Ao ver o dinheiro da poupança crescendo verá que o esforço vale a pena e terá ainda mais ânimo para continuar economizando. 

 

Use lembretes da viagem no dia a dia

Você acaba de ver várias dicas de como economizar para viajar. Você terá de abrir mão de gastos com lazer no presente para conseguir a quantia necessário no futuro. Quer dizer que, no seu cotidiano, a economia com a viagem vai concorrer com as ofertas e oportunidades de gastos no dia a dia. 

Então, a cada vez que precisar negar uma saída para um restaurante ou uma compra, vale a pena ter na mão o lembrete do motivo para o corte de gastos. Utilizar uma imagem do destino como plano de fundo do celular pode ser uma boa ideia. Outra opção é tem imagens e frases que te motivem espalhadas pela casa.

 

 Dica: procure novas formas de viajar

Além de todas as dicas que demos até agora, separamos algumas ideias que podem baratear o custo da sua viagem. Para isso, você precisa estar aberto a descobrir novas formas de viajar. Essas dicas são formas talvez não tão convencionais, mas com certeza trazem um ótimo custo benefício e podem agregar muito para suas experiências pessoais!

Vamos lá?

  1. Mochilão: o mochilão traz a vantagem de excluir o custo para despachar as malas, além de ser uma forma altamente personalizável de viagem, pois você escolhe e traça suas rotas;
  2. Carona:, a carona possibilita  economizar com gastos de transporte, pois é possível dividir a conta do combustível e dos pedágios. Além disso, viajar de carro dividindo os gastos costuma ser mais barato do que as passagens de ônibus. Veja aqui uma plataforma que pode te ajudar nessa missão.
  3. Acampamento: dependendo do seu destino, acampar pode ser uma opção muito legal! Isso porque, em muitos tipos de viagens, como em festivais e shows, os acampamentos são comuns e buscados por muitos dos viajantes. E você economiza muito investindo nessa modalidade, além de poder fazer bons amigos nos acampamentos;
  4. Dividir estadia: essa é uma ótima opção se você gosta de conhecer novas pessoas, compartilhar vivências e ainda está preocupado em como economizar para viajar. Existem diversas formas de organizar uma estadia compartilhada, como em hostels, guest houses, airbnb’s compartilhados e couchsurfing;
  5. Procurar atrações que não sejam turísticas: busque por atrações e diversões gratuitas no seu destino final, com certeza existem muitos eventos esperando para serem descobertos! Além disso, fale com as pessoas locais e peça indicações de lugares legais, como restaurantes e passeios, que não sejam tão visados por turistas e, portanto, sejam mais baratos;
  6. Trocar a estadia por trabalho: essa não é uma ideia tão nova, mas hoje já existem aplicativos para que você combine com os moradores locais alguma forma de trabalho que pode ser trocada por estadia. Os aplicativos e sites que nós indicamos são o Worldpackers ou o Workaway, vale a pena conhecer a proposta deles!

 

Com essas dicas, temos certeza que você aprendeu como economizar para viajar e vai conseguir realizar a viagem dos seus sonhos!

Se você gostou, que tal conferir nosso blog para mais dicas incríveis como essa? 

 

Conheça o nosso Blog

Marcella Menasce

por Marcella Menasce