Dicas de séries e filmes sobre empreendedorismo e finanças

02 de setembro / 2019 (atualizado)

Descobrir o que é possível fazer com o seu dinheiro é sempre uma ótima ideia! Você pode ter um maior controle de gastos, economizar sua renda e manter o equilíbrio financeiro. Sabia que existem filmes sobre empreendedorismo que podem te ajudar com essas questões?

A importância da educação financeira e do empreendedorismo

Já falamos algumas vezes sobre a importância da educação financeira. Ela ajuda você a proteger seu dinheiro e a equilibrar o bolso quando se trata de ganhos e gastos. Também é por meio dela que aprendemos a fazer o nosso dinheiro render e a nos organizarmos para quitar as dívidas. 

Mesmo que não seja  uma disciplina oferecida em escolas, existem muitas formas de aprender sobre educação financeira, inclusive através de filmes sobre empreendedorismo. 

Outra opção para aprender sobre o tema são os cursos online ou em salas de aula frequentemente oferecidos por especialistas.

 O espírito empreendedor faz parte de quase todas as pessoas. Até mesmo em pequenas atitudes, não muito planejadas, e mesmo que não se enxerguem como empreendedoras, elas estão sempre enfrentando as adversidades econômicas mais diversas de formas muito criativas. 

Então, aprender sobre esse tema é fundamental para fazer qualquer negócio evoluir, e também para garantir que você esteja preparado caso se depare com alguma situação atípica.

Se esses motivos ainda não são suficientes para fazer com que você estude mais sobre educação financeira de  forma tradicional, trouxemos uma alternativa para você: aprender sobre o assunto assistindo a séries e filmes sobre empreendedorismo! E aí, ficou interessado?

Pensando na sua comodidade e no seu dia a dia, nós, da emDia, fizemos uma curadoria incrível! Os seus finais de semana de maratonas de filmes e séries nunca mais serão os mesmos. Prepare a pipoca, coloque os óculos e aperte o play!

Séries e filmes sobre empreendedorismo e finanças para se inspirar

Na sequência, você confere a lista de séries e filmes sobre empreendedorismo que preparamos para você aprender sobre educação financeira sem sair do sofá!

Filmes

Conheça alguns filmes com os quais você pode entender um pouco mais sobre o assunto:

1. O homem que mudou o jogo

Estrelado por Brad Pitt, esse filme conta a história real de um homem que mudou a história de um time de beisebol. Sua  equipe, que enfrenta problemas financeiros, usa novas maneiras de investir e administrar o dinheiro para conseguir as vitórias em campo. Em 2012, o filme foi indicado ao Oscar em diversas categorias.

 

2. Até que a sorte nos separe

Esse filme brasileiro mostra como a falta de controle das finanças nos leva a decisões erradas. Depois de ganhar na loteria, o casal protagonista começa a gastar indiscriminadamente, sem pensar no futuro, até que o dinheiro acaba. Essa comédia traz lições práticas de como lidar com o dinheiro, controlar os gastos e refletir sobre o seu estilo de consumo.

 

3. A grande aposta

Esse é um dos filmes sobre empreendedorismo que nos ensina a apurar, questionar e confiar no seu sentido. Ele mostra um pequeno grupo de investidores que prevê como ganhar dinheiro ao estar atento às oportunidades.

 

4. O menino que descobriu o vento

Baseado em uma história real, esse filme mostra como um menino de 14 anos de idade construiu uma turbina eólica usando peças de sucata para ajudar sua família e sua aldeia a combater a fome e outras necessidades. Vendo que a fonte de renda do local não conseguia mais se manter, o garoto constrói esse sistema de bombeamento de água utilizando os conhecimentos que aprendeu nos livros.

 

5. O Lobo de Wall Street

Mais uma produção de Hollywood baseada em uma história real. Depois de ser demitido de seu emprego na bolsa de valores de Wall Street, o personagem principal constrói seu próprio negócio e, contando com a ajuda de amigos, cria um império no qual todos enriquecem rapidamente e vivem em função de uma vida de exageros.

 

6. Enron: os mais espertos da sala

Um documentário que conta a história por trás da sétima maior empresa dos EUA. Um esquema milionário e ilegal é revelado. O documentário mostra a perspectiva de analistas econômicos e de ex-empregados da empresa que, após a falência, deixou milhares de pessoas desempregadas.

 

7. Steve Jobs

Uma biografia sobre a vida pessoal e a carreira do fundador da Apple. Conta a história do primeiro Macintosh até o famoso iMac. Um dos filmes sobre empreendedorismo que pode servir de inspiração para as grandes corporações.

 

8. Fome de poder

A obra cinematográfica que mostra a ascensão da rede de fast food McDonald’s. É interessante para quem está à procura de filmes sobre empreendedorismo que apresentem situações reais de negócios que começaram com muito pouco e se expandiram até serem reconhecidos mundialmente.

 

9. Living on One Dollar

Esse é um documentário sobre estudantes de economia que decidem viver com apenas 1 dólar por dia, como sugere o título do longa. Essa, na verdade, é a realidade de milhões de pessoas ao redor do mundo, e a partir da proposta dos jovens, é possível refletir acerca de nossas relações com o dinheiro e com as pessoas ao nosso redor.

 

10. As loucuras de Dick e Jane

Dick e Jane são um casal e ambos perdem o emprego. Sem esperanças e precisando quitar as dívidas, resolvem realizar assaltos. Esse filme faz uma alusão ao episódio de Enron: Dick seria um dos funcionários da empresa.

 

Séries

Agora que você conhece alguns filmes sobre empreendedorismo, que tal conhecer algumas séries que podem ajudar a organizar sua vida financeira?

1. O Sócio

Essa é um reality show de sucesso quando falamos de investimento, empreendedorismo e de olhar para os negócios. O protagonista bilionário Marcus Lemonis ressalta a importância de trabalhar com foco em pessoas, produtos e processos.

 

2. Suits

Essa série conta a história de Mike, que possui memória fotográfica e é contratado pelo advogado Harvey. Juntos, eles são imbatíveis e aprendem a lidar com os clientes de maneira diferenciada.

 

3. Girlboss

A história de uma jovem que começou vendendo roupas online e, depois de algum tempo, se torna referência na área com uma marca multimilionária. É uma série para se inspirar quando se trata de investimentos e administração.

 

4. Eu errei

Diz o ditado que: “aprender com o erro dos outros nos torna sábios”. Nessa série você confere as histórias de empreendedores sociais que aprenderam errando e transformaram o contexto de suas comunidades com novas ideias.

 

5. Silicon Valley

A série conta a história de dois programadores que trabalham no famoso Vale do Silício, um dos principais polos tecnológicos do mundo. Eles moram na casa de um bilionário, que impõe a condição de receber 10% dos lucros de projetos que os jovens criam. Nesse cenário, as mais diversas situações envolvendo investimentos e empreendedorismo se desenrolam.

 

E então, curtiu? Tem mais alguma série ou filmes sobre empreendedorismo que você conheça? Conta para a gente em nossas redes sociais!

 

Quero saber mais sobre a emDia

Marcella Menasce

por Marcella Menasce