Confira aqui os melhores podcasts de educação financeira!

16 de julho / 2021 (atualizado)

Você acha que educação financeira é um tema muito difícil? Mas já parou para pensar no quanto é importante saber mais sobre finanças para se organizar melhor e ter um bom planejamento financeiro pessoal?

Com o dia a dia cada vez mais corrido, é preciso encontrar formas rápidas de adquirir conhecimento. É por isso que existe o podcast de educação financeira, para que você possa aprender otimizando seu tempo.

A nossa rotina tão agitada acaba nos impedindo de ter um tempo para ler um livro ou para assistir a vídeos sobre assuntos relevantes. Porém, existem os formatos de conteúdos que facilitam essa tarefa, já que estão disponíveis em áudio. Esse é o caso do podcast.

Quer conhecer os melhores podcasts sobre educação financeira para poder parar de pensar nos tipos de crédito que você vai contratar para pagar dívidas? Então confira uma forma prática de aprender sobre finanças, economia e investimentos. Aproveite a leitura!

O que é educação financeira?

A educação financeira é um conjunto de conceitos e de conhecimentos que são úteis para ajudar as pessoas a compreender e a melhorar a relação que elas têm com o dinheiro. O objetivo é que a pessoa, após aprender, comece a passar os meses sem dificuldades financeiras, tendo uma noção real sobre como as despesas afetam o orçamento e o que pode ser feito para reduzir o impacto negativo que isso apresenta.

Um excelente exemplo é o planejamento do orçamento do mês. Depois de cada pagamento, é preciso reservar os recursos que serão destinados às despesas regulares, como aluguel, energia, água e gás.

Além disso, é necessário ter um acompanhamento atento em relação aos gastos menores feitos ao longo do tempo, como entretenimento, pequenas compras e afins. São valores que podem acumular-se muito rápido, caso você não tenha controle e cuidado.

Qual é a importância da educação financeira?

Na prática, a grande importância é oferecer condições para que as pessoas possam decidir melhor o que vão fazer com seus recursos financeiros.

É exatamente com a educação financeira que você consegue saber onde investir e quanto dinheiro poupar. Veja as principais vantagens da educação financeira!

Aproveitar melhor o orçamento

Quando se gasta o dinheiro de maneira correta, é possível tirar um proveito bem maior do orçamento com o mesmo valor de antes. Isso pode envolver algumas alterações nas suas escolhas de consumo. No entanto, a consequência disso vai ser muito vantajosa: uma melhora significativa nas despesas.

Evitar despesas inesperadas

O que prejudica muito os planejamentos financeiros são as despesas inesperadas, principalmente quando elas aparecem bem no final do mês, não é mesmo? Quando se tem uma educação financeira, você não precisa lidar com esse tipo de surpresa desagradável.

Ficar livre de dívidas

Não é segredo para ninguém que um grande pesadelo é ter dívidas abertas. Enquanto elas não são quitadas, acumulam juros e acabam dificultando o planejamento financeiro. Portanto, aprender a equilibrar as contas sempre vai ser muito importante no momento de lidar com o dinheiro. Assim, consegue-se evitar ter muitas dívidas.

Quais são os melhores podcasts de educação financeira?

Veja abaixo os melhores podcasts de educação financeira. Com eles, você vai entender que esse assunto não é tão complicado como imagina!

Dinheirama Cast

Você sabia que o Dinheirama é uma empresa especializada em educação financeira? Isso mesmo! Ela tem um blog que está sempre atualizando conteúdos sobre o assunto, para ajudar a melhorar a gestão das finanças das pessoas.

Um dos conteúdos da empresa é o DinheiramaCast, que é um podcast muito valioso sobre investimentos e finanças. Nele, são debatidos vários conceitos do mercado financeiro por meio da visão dos anfitriões: Ricardo Pereira, Conrado Navarro e Yago Barbosa. O programa se divide em temporadas, e toda semana tem conteúdo novo.

NerdCash

Você já conhece o NerdCast, o famoso podcast do Jovem Nerd? Então, o Jovem Nerd é um blog que produz conteúdo geek. No entanto, ele também aborda outros temas, e o mercado financeiro é um deles.

Como a maioria do público que consome esse conteúdo é formada por joven adultos e por adolescentes, a linguagem usada nos podcasts sobre educação financeira é bem divertida e informal. Sem dúvidas, essa é uma ótima sugestão para aqueles que não gostam muito de finanças, mas que desejam aprender de modo descontraído.

PoupeCast

Quem apresenta o PoupeCast é a Nathália Arcuri, jornalista referência na criação de conteúdos sobre finanças. Ela tem o maior canal do YouTube brasileiro sobre educação financeira. O PoupeCast é visto como um dos melhores podcasts de finanças pessoais, educação financeira e investimentos do país.

Nele, você vai encontrar temas com muita descontração. Nathália Arcuri dá dicas para que você possa “desfuder” (lembrando que esse é o termo que a apresentadora utiliza em seus conteúdos) a sua vida financeira. Tudo é produzido com foco na importância de gerenciar e dominar o seu dinheiro.

Primo Cast

O idealizador desse projeto é o Thiago Nigro, dono do canal no YouTube “Primo Rico”, que tem como foco educação financeira e investimentos. Thiago se apaixonou por esse tema depois de perder 5 mil Reais na bolsa de valores. Atualmente, ele é considerado uma das pessoas que têm mais influência quando o assunto é investimento e educação financeira.

O PrimoCast segue a linha do canal “Primo Rico”, abordando conteúdos sobre investimentos, educação financeira, análise de livros e empreendedorismo de uma maneira bastante descontraída.

Quais são as vantagens de aprender com podcasts

São muitas as vantagens de aprender ouvindo podcasts, mas os principais benefícios são o acesso fácil à informação e a comodidade, fazendo com que mais e mais pessoas optem por ouvir podcasts do que ler livros ou assistir a vídeos, por exemplo.

Separamos os principiais pontos positivos de aprender ouvindo esses conteúdos. Confira!

Você pode ouvir em qualquer situação

A maior parte das pessoas escuta podcasts pelo smartphone. Assim, basta colocar os fones de ouvido para ouvir um podcast onde desejar e no momento que quiser, como no trânsito, na academia, enquanto aguarda por alguém, na cama ou durante uma limpeza em casa, por exemplo.

Os podcasts estão disponíveis online e offline

Caso você queira ter acesso a conteúdos de qualidade sem ter que estar conectado à internet o tempo todo, uma opção incrível é o podcast. Isso porque, quando você assina seus podcasts favoritos, os episódios serão baixados automaticamente em seu aparelho quando ele estiver com conexão. Depois, é só ouvir de qualquer local sem acesso à internet.

Proporcionam entretenimento e descontração

Embora sejam editados, como acontece com os vídeos, esses conteúdos têm uma dinâmica muito mais natural e descontraída. Em determinados casos, é a mesma coisa de estar em uma mesa conversando com vários amigos. Dá muito mais vontade e prazer de prestar atenção no tema.

Bom, para que você tenha ainda mais poder sobre seu dinheiro, é importante ter muita vontade e foco para aprender. Então, além do podcast de educação financeira, leia livros e procure por cursos quando tiver tempo. Quanto mais você aprender melhor vai ser para conquistar seus sonhos e objetivos. Agora que você conheceu as vantagens e sabe quais são os melhores podcasts sobre o tema, é hora de experimentá-los e facilitar sua relação com o dinheiro!

E aí, gostou do texto? Ficou com alguma dúvida sobre os podcasts de educação financeira? Aproveite e deixe seu comentário aqui para que possamos ajudar você!

emDia

por emDia