Saiba como usar os pontos de cartão de crédito

11 de maio / 2022 (atualizado)

Quer saber como usar os pontos de cartão de crédito da melhor forma? Confira neste post que preparamos para você!

Muitas vezes, o cartão de crédito é visto como um grande vilão por algumas pessoas. Mas você sabia que ele pode ser um ótimo aliado nas suas finanças pessoais? Claro que, como tudo na vida, é necessário ter equilíbrio.

Além de permitir postergar em alguns dias os pagamentos e organizar boa parte dos gastos em um só lugar, o cartão de crédito também possibilita o acúmulo de pontos. Basicamente, essa é uma maneira de gastar dinheiro recebendo algo em troca.

Assim, toda vez que você faz uma compra e acumula pontos, consegue trocar por diversos benefícios, como passagens aéreas, hotéis, jantares, produtos e muito mais.

Neste artigo, explicaremos como funcionam os pontos de cartão de crédito e como utilizá-los da melhor forma. Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!

Como funciona o sistema de pontos?

O primeiro passo para aproveitar os pontos do cartão de crédito é entender como o sistema funciona, principalmente porque grande parte das operadoras oferecem esse programa.

Os pontos no cartão de crédito são uma forma de compensar os consumidores com planos de fidelidade para receber algo em troca pelos gastos realizados ao longo do tempo.

Cada instituição apresenta sua própria conduta em relação aos custos do benefício. Em geral, elas oferecem pontos a cada dólar gasto. Por exemplo, se o seu cartão pagar 1 ponto a cada dólar gasto, quer dizer que, atualmente, você precisa gastar cerca de R$ 5,00 no cartão de crédito para conseguir um ponto de vantagem.

Uma dica importante para quem tem o seu programa de pontos é optar por fazer compras sempre no cartão de crédito — inclusive, permitindo nele o cadastro de despesas recorrentes. Nesse caso, é válido reconhecer quando pagar com o cartão de crédito, pois, assim, é mais fácil alcançar o valor mínimo para converter e você acumula mais vantagens ao longo do mês.

Mas fique atento! Não exceda os limites do seu planejamento financeiro, não faça compras por impulso e evite emprestar seu cartão para terceiros. Não é benéfico se endividar e perder o controle apenas para acumular pontos.

Como usar os pontos da melhor forma?

Depois de acumular os pontos, chegou a hora de finalmente resgatá-los. Lembre-se de que nem só de milhas aéreas vivem os pontos do cartão de crédito! Esse resgate pode ser realizado de diferentes maneiras, tudo depende do programa de fidelidade cadastrado.

Cabe ao cliente, nesse caso, pensar no que mais interessa. Afinal, alguns cartões dão pontos, mas não direcionam a nenhuma categoria, sendo necessário escolher um clube de fidelidade específico — os mais conhecidos são TudoAzul, Smiles, Dotz e Multiplus, por exemplo.

A seguir, listamos como você pode utilizar o cartão de crédito da melhor maneira para acumular pontos. Confira!

Trocar pontos por milhas

Muitas vezes, os pontos e milhas são usados como sinônimos pelos consumidores. Porém, diferentemente dos pontos, as milhas são disponibilizadas aos consumidores apenas pela sua participação em programas de companhias aéreas.

Nesse caso, para quem pretende começar a viajar aproveitando os pontos do cartão de crédito, é preciso, antes de mais nada, escolher um programa de fidelidade para se afiliar e realizar o cadastro para utilizar a pontuação.

Assim, depois de escolher qual programa de fidelidade será utilizado, está na hora de acumular suas milhas. Nesse caso, é relevante analisar os destinos disponíveis no programa e o preço das passagens, pois, dessa forma, você pode estabelecer uma meta de resgate e trocar sua passagem com antecedência.

Vale lembrar que, em algumas situações, é possível completar o valor. Ou seja, se as milhas não forem suficientes para uma determinada, você pode pagar o restante em dinheiro.

Trocar pontos por produtos e serviços

Quem acumula pontos no cartão de crédito também pode utilizá-los para trocar por diversos produtos e serviços, graças às parcerias entre operadoras e empresas de outros segmentos.

Sendo assim, você pode trocar os seus pontos por descontos, roupas, cosméticos, utensílios de casa, diárias em hotéis, aluguel de carros e mais uma série de objetos, eletrônicos e opções de lazer. Além disso, é possível usar o saldo para pagar contas de convênios, como água, luz, telefone e TV por assinatura.

Vender pontos

Em alguns programas de pontos também existe a possibilidade de vender o seu saldo disponível. Para isso, você pode transferi-los para outras pessoas que estejam cadastradas no mesmo programa. Depois disso, é só realizar o repasse.

A venda é feita de maneira automática, rápida e simples. Mas tenha muito cuidado! Essa prática não é regulamentada, podendo oferecer riscos de sofrer um golpe financeiro.

Em alguns casos, o aplicativo do programa de fidelidade disponibiliza uma opção de transformar pontos em dinheiro — também conhecido como cashback. Ou seja, é possível reembolsar parte do valor que você gastou nas compras, que cai diretamente em sua conta corrente.

Como escolher o melhor programa de pontos?

Até aqui vimos como funciona o sistema de pontos no cartão de crédito e como utilizá-los da melhor forma. No entanto, precisamos analisar alguns aspectos importantes para facilitar a escolha do melhor programa.

Vale lembrar que a escolha do melhor programa de pontos é realmente um desafio. Afinal, existem diversas opções disponíveis e cada uma delas conta com uma série de particularidades diferentes.

Além disso, as condições oferecidas não são gratuitas, normalmente existem taxas vinculadas à anuidade e com prazo de validade determinado. Por isso, é importante avaliar se a cobrança é vantajosa em relação aos seus gastos, porque você não quer ter problemas com restrição de crédito.

Por isso, o melhor programa de pontos será aquele que atende às suas necessidades e esteja de acordo com o seu perfil, considerando sempre as vantagens oferecidas. Afinal, de nada adianta ter um programa de milhas se você não viaja com frequência, certo?

E mais, o ideal é escolher somente um programa para acumular e não desperdiçar sua pontuação. Dessa forma, você centraliza seus gastos e quanto mais consome, maior a chance de acumular pontos e garantir benefícios.

Depois de pesquisar e escolher a alternativa mais adequada para o seu caso, é só se cadastrar no programa. Não se esqueça de ficar de olho nas regras, registrar alguns critérios importantes e, claro, colocar essas nossas dicas em prática. Assim, você aproveita todas as vantagens dos pontos do cartão de crédito e garante economia e satisfação!

Gostou do nosso conteúdo? Então aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais e ficar por dentro das novidades. Estamos no Instagram, no Twitter, no YouTube e no Facebook!

Gabriella Araujo

por Gabriella Araujo