Como economizar na conta de luz

15 de fevereiro / 2019 (atualizado)

Buscando como diminuir a conta de luz no final do mês? Nesse conteúdo, vamos apresentar dez dicas simples de como economizar energia e diminuir os gastos em casa. Vem com a gente!

Você está percebendo que a  conta de luz está ficando cada dia mais cara, não é? ,E quando a faixa mais alta de preço entra em vigor, ou seja, a famosa bandeira vermelha, fica pior ainda, pois o valor aumenta bastante.

Então, como economizar na conta de luz? A solução é adotar  algumas medidas simples, que podem ser colocadas em prática dentro de casa. Poupando, você consegue diminuir os gastos, e ainda descobre como  diminuir a conta de luz. Assim, não fica pesado para o seu bolso e nem para o meio ambiente! 

Dicas de como economizar na conta de luz

Nos últimos anos, a conta só tende a crescer. Por isso, preparamos essas dez dicas para que você aprenda como economizar na conta de luz no final do mês. Confira!

1. Tudo fora da tomada

Você já deve ter reparado naquelas luzinhas que ficam acesas nos aparelhos eletrônicos mesmo quando eles estão desligados, não é? Pois é, você sabia que elas consomem energia? 

Por isso, nossa dica é: quando não estiver assistindo TV, usando o videogame ou o computador, por exemplo, tire tudo da tomada! Não custa nada perder alguns segundos para ligar de volta depois, e só essa atitude já é um exemplo de como economizar na conta de luz.  

2. Carregue na hora certa

Você costuma deixar o celular carregando o tempo todo? Esse comportamento pode estar sendo um dos responsáveis pelo alto valor da sua conta de energia.  

O melhor é carregar seu celular, notebook, vídeo game portátil, barbeador elétrico, e outros aparelhos recarregáveis somente quando a bateria estiver acabando. Além de essa ser uma maneira de diminuir a conta de luz, sua bateria vai durar mais. 

3. Troque as lâmpadas por outras mais econômicas

Uma das soluções mais eficientes para o problema de como economizar na conta de luz pode estar na sua frente. Sabia que as lâmpadas LED podem consumir até 70% menos energia do que as tradicionais?

Além disso, elas duram muitos anos, e a diferença fica clara no final do mês. Conforme os anos passam, essas lâmpadas se tornam cada vez mais acessíveis, assim, fica fácil encontrá-las por um preço camarada.

 4. Reduza o tempo de banho e regule o chuveiro

Sozinho, o chuveiro elétrico pode estar usando até 30% de toda a energia consumida durante um mês! 

Você já deve estar imaginando como diminuir a conta de luz nesse caso, não é?  Nossa dica é evitar banhos demorados e desligar o chuveiro para se ensaboar. Além da eletricidade, você ainda reduz a conta de água. No verão, regular a temperatura para morna ou fria também traz economia. 

5. Use a  geladeira do jeito certo

Em que local da cozinha está sua geladeira? Você sabia que ela deve ficar em um lugar l ventilado, onde não bata sol, e longe do fogão ou forno elétrico? Isso porque  quando ela não está bem posicionada, gasta mais energia. 

Essa despesa acontece também quando a porta não está muito bem vedada, e quando os alimentos são guardados ainda mornos ou até mesmo quentes. Descongelar a geladeira no período indicado pelo fabricante também é muito importante.

Além disso, se você está buscando como economizar na conta de luz, saiba que forrar as prateleiras com plástico para facilitar a limpeza não é uma boa, porque prejudica a ventilação dentro da geladeira, e ela usa mais energia para manter os alimentos refrigerados. 

6. Lave e passe com economia

Você é do tipo de lava e passa roupas diariamente? Nossa dica é evitar ligar a máquina de lavar roupas e o ferro de passar todos os dias. 

O ideal é juntar a roupa da semana e separá-la em duas lavadas: uma de roupa branca e outra de roupa colorida. A economia, nesse caso, é tripla! Você gasta menos energia, água e produtos de limpeza (sabão e amaciante). Ao usar o ferro, coloque-o na temperatura certa para cada tipo de tecido e desligue-o  sempre que parar o serviço. Essas atitudes são ótimos exemplos de como economizar na conta de luz.

7. Use e abuse da luz natural

Não é segredo para ninguém que uma casa clara e com boa circulação de ar gasta menos com iluminação e uso de ventiladores. Por isso, pense nisso quando for reformar ou pintar sua residência. 

Janelas de vidro, uma parte do telhado de vidro e paredes brancas são boas opções de como diminuir a conta de luz. A dica vale também para cortinas, móveis e tapetes. Quanto mais claros, mais economia. 

8. Cuide da instalação elétrica

Muitas vezes, a causa dos gastos exagerados  de energia pode estar nos fios e cabos elétricos. Quando eles estão desencapados ou com problemas no isolamento, a eletricidade é usada para aquecer a própria fiação. 

Além do prejuízo com a conta de luz mais alta, essa situação pode ser perigosa: alguém pode levar um choque e ainda há o risco de incêndio!

9. Esteja atento aos eletrodomésticos

Como você viu, precauções que envolvem desde o local no qual sua geladeira fica até o cuidado com fios desencapados são essenciais para uma economia de energia eficiente.

Outra dica importante para entender como diminuir a conta de luz é estar sempre alerta aos demais eletrodomésticos da casa, e isso envolve geladeira, fogão, máquina de lavar, ar condicionado e diversas outras coisas.

Reparar se eles exigem manutenção, especialmente aquelas peças mais antigas que podem apresentar um mau funcionamento, é fundamental para garantir economia na conta de energia no final do mês. O ideal é chamar um especialista para conferir se há problemas.

10. Vai viajar? Desligue tudo!

Se você for viajar por um período mais longo e não sabe como economizar na conta de luz é possível mesmo estando longe, nós te contamos!

Ao sair, o ideal é desligar as chaves de energia, especialmente aquelas que tendem a gastar mais. Se possível, deixe a geladeira vazia e desligue-a; o mesmo vale para o chuveiro e tomadas da casa. Assim, quando você voltar para casa, não terá uma surpresa na conta.

Agora que você entendeu um pouco sobre como economizar na conta de luz, que tal colocar nossas dicas em ação? Você vai sentir a diferença ao longo dos meses, acredite!

Se quiser conhecer mais dicas para economizar nas suas contas de casa e na rotina, acesse o blog da emDia!

Acessar o  blog

Marcella Menasce

por Marcella Menasce