Cartão de crédito para negativado: como fazer? Veja aqui!

Cartão de crédito para negativado: como fazer? Veja aqui!

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Nem todo mundo sabe como fazer cartão de crédito para negativado ou mesmo se isso é possível. Afinal, uma das primeiras análises que os bancos fazem antes de aprovar o cartão para os clientes é a checagem referente à negativação e à inadimplência. Será que existem bancos que oferecem crédito mesmo para quem está com o CPF negativado? Como é feito esse processo de aprovação? E será que vale a pena investir nessas alternativas? Se você também tem essas dúvidas, continue lendo para conferir as respostas e descobrir como ter um cartão de crédito e, de quebra, ainda aumentar o seu score!

O que é estar negativado?

Quando se diz que o nome de uma pessoa está negativado, significa que ela está inadimplente. Ou seja, o CPF dessa pessoa foi utilizado para adquirir algum produto ou serviço e a conta não foi paga dentro do prazo. Assim, existe uma dívida atrasada. Se alguém deixa de pagar uma conta, a empresa para a qual está devendo pode entrar em contato com os órgãos de proteção ao crédito e informar a situação. O que acontece? O nome e o CPF dessa pessoa entram na lista dos negativados para que outras empresas, quando forem realizar uma análise, estejam cientes dos riscos existentes ao oferecer linhas de crédito para aquele cliente. Tem gente que acredita que demora muito tempo para que um CPF seja negativado, mas isso não é verdade. Até mesmo com um dia de atraso já existe o risco de isso acontecer.

Por que os bancos rejeitam os pedidos de cartão de crédito?

Você já deve ter usado um cartão de crédito ou tem vontade de ter um, certo? Essa é uma característica de muitos dos brasileiros. De acordo com dados do SPC, o cartão de crédito é uma das principais modalidades de pagamento usadas por aqui. No nosso país, já são quase 52 milhões de usuários. Se você quer saber como fazer cartão de crédito para negativado, entenda que isso pode ser um pouco difícil. Os bancos tendem a recusar pedidos do tipo para quem tem um histórico de inadimplência. Além disso, existem outros motivos para a rejeição de um pedido de cartão. Listamos a seguir os mais comuns.

Dados incorretos ou falta de documentação

Se você não está inadimplente, mas não consegue o cartão de crédito, o problema pode ser em relação aos dados pessoais que informou. É importante que todos eles estejam corretos, principalmente os relacionados à renda e ao seu CPF. Quando você envia uma solicitação ao banco, ele revisa todas essas informações e, se encontrar algum dado divergente, pode cancelar automaticamente o pedido.

CPF negativado

Estar negativado ainda é um dos principais problemas que faz com que as pessoas não consigam ter o cartão de crédito. Isso gera um grande número de buscas por métodos de conseguir um cartão, ainda que com esse empecilho. Conseguir crédito para negativados é complicado porque o cartão de crédito funciona quase como um empréstimo. O banco concede determinada quantia para você usar coimo quiser, mas, depois, é preciso pagar a fatura para devolver esse dinheiro. Por essa razão, fazer um cartão de crédito para negativado é tão difícil. Se o banco vê que a pessoa teve algum problema no passado, ele se sente menos motivado a aprovar o pedido. Essas informações são facilmente acessadas pelos bancos. Eles conseguem avaliar o histórico dos pagadores, conferindo quem costuma atrasar as contas e quem já tem dívidas em seu nome.

Histórico de dívidas

Aliás, é possível que, mesmo com as contas em dia, o banco não aceite o seu pedido de cartão de crédito. Isso porque você pode ter um histórico de dívidas apesar de, no momento, não estar devendo para ninguém. Ou ainda, a liberação é feita, mas com um baixo limite para uso.

Valor da renda abaixo do mínimo exigido

Quando você solicita um cartão de crédito, o banco faz uma análise detalhada sobre a sua vida financeira, inclusive avaliando o quanto você ganha. Os limites do cartão solicitado podem variar bastante de acordo com vários fatores, como se o cartão é nacional ou internacional. Normalmente, quanto maior for a taxa cobrada, maior será também a renda exigida. Aqui fica a dica: cartões de uso internacional normalmente exigem rendas mais elevadas. Por isso, prefira aqueles de uso local.

Perfil de risco alto

Por fim, o banco poderá negar o pedido de cartão de crédito porque considera o seu perfil de risco elevado. Nessa conta, entram outros pontos além do seu histórico de pagador, como:
  • idade;
  • estado civil;
  • emprego;
  • renda mensal;
  • histórico de dívidas;
  • se já teve o CPF negativado;
  • análise da documentação;
  • histórico de crédito e de contas.
Tudo isso é analisado em diversas instituições financeiras.

Como fazer cartão de crédito para negativado?

A resposta é: depende da situação de cada um. A verdade é que não é tão simples assim saber como fazer cartão de crédito para negativado, pois os bancos vão considerar essa ação como arriscada. Apesar disso, ainda é possível tentar opções no mercado que possam se aproximar mais da sua realidade. O Santander, por exemplo, disponibiliza um cartão chamado Santander SX, que antes era chamado de Santander Free, mas mudou de nome com a chegada do PIX. Esse cartão está disponível para correntistas e não correntistas. Tenha em mente que o banco avaliará não apenas a sua renda, mas também os outros quesitos que citamos, além do seu score de crédito. Por meio dele, será possível entender o motivo de sua negativação e, a partir daí, descobrir se a aprovação é viável.

Outras opções

Se você não conseguiu a aprovação para o cartão Santander SX, não tem problema. Existem outras possibilidades, como os cartões pré-pagos. Eles funcionam da seguinte maneira: você adiciona uma quantidade de crédito no cartão e poderá usá-lo de acordo com o valor incluído. Mas é preciso conferir certinho as taxas de adesão, recarga, saque e mensalidade, porque, em alguns casos, esses cartões podem sair mais caro do que os de débito. Contudo, são boas opções para a sua vida financeira, incluindo pequenas compras ou assinaturas que exigem cartão de crédito.

Vale a pena investir em um cartão de crédito estando negativado?

Apesar de todas essas facilidades, muitas pessoas se questionam se realmente vale a pena fazer um cartão de crédito para negativado. Infelizmente, é preciso considerar que nem todos sabem controlar bem o cartão. Se você já está com dívidas, existe uma chance maior de contrair outras, tornando a sua vida financeira bem complicada. A melhor ideia é buscar, em primeiro lugar, pagar as suas dívidas e depois pensar em ter um cartão de crédito. Mesmo porque, com seu nome em dia, você conseguirá melhores condições, com mais opções de cartões e taxas de juros menores para empréstimos e financiamentos. Portanto, em vez de tentar fazer um cartão de crédito para negativado, pode valer mais a pena focar o seu esforço em duas frentes. A primeira delas é em colocar o seu nome em dia e a segunda é em conseguir um bom score de crédito. Não precisa se preocupar se você não souber como fazer isso, porque a gente ajuda! Veja a seguir algumas dicas para vencer esses dois desafios.

Quais são as melhores práticas para aumentar o seu score de crédito?

O score de crédito é uma avaliação que cada pessoa recebe em relação ao seu histórico com empréstimos, financiamentos e outras operações do tipo. Normalmente, o score vai de 0 a 1000, sendo que 1000 é a melhor pontuação e 0 é a pior. Você pode até não saber que o score de crédito existe ou sequer qual é a sua pontuação, mas entenda que ele afeta a sua vida todos os dias. Pois é! Diariamente, bancos e empresas precisam decidir se aprovam ou não operações de crédito com os clientes. Sabe aquele carnê que você quer para comprar um eletrodoméstico? Ele é uma operação de crédito. Por isso, a loja vai ver o seu score antes de aprová-lo ou não. O mesmo vale para cartão de crédito e muitas outras coisas no seu dia a dia. Portanto, é importante ter uma boa pontuação de score para poder conseguir um cartão de crédito mais facilmente, além de receber juros menores e outras vantagens. Quer aprender como fazer isso? Veja as nossas dicas a seguir!

Limpe as suas dívidas

Se o score de crédito traduz o seu histórico de bom pagador, então, o ideal é não ter dívidas atrasadas em seu nome. Afinal, quem atrasa um pagamento quebra um compromisso, por isso, o score diminui. Mas também não precisa desanimar, porque as coisas não ficam assim para sempre. Pelo contrário: se você renegociar as dívidas e conseguir pagá-las, o seu score volta a subir. Não acontece imediatamente, mas, aos poucos, a pontuação sobe. É como recuperar a confiança de um amigo, entende? Portanto, se o seu CPF está negativado, acompanhe as dicas que daremos no fim deste artigo. Elas ajudarão a quitar as dívidas e aumentar o seu score.

Mantenha seu nome no Cadastro Positivo

Em 2019, entrou em vigor a Lei Complementar 166/2019, que criou o Cadastro Positivo. Ele é o contrário do cadastro negativo: em vez de mostrar o que a pessoa não pagou, ele mostra o que a pessoa pagou. Assim, a avaliação pode ficar mais justa. Até a pessoa mais organizada do mundo pode não conseguir pagar uma conta. É um pouco injusto que esse único erro prejudique o seu score de crédito e os outros 99% de acertos não contribuam para melhorá-lo, certo? No entanto, ficar ou não no Cadastro Positivo é uma opção dos consumidores. Se você tirar o seu nome de lá, essas informações se perderão. Dessa forma, é importante que não só você mantenha seu nome nele, como garanta que todas as informações de contas pagas sejam direcionadas para lá para melhorar o seu histórico.

Tenha contas em seu nome

Muitas famílias têm o hábito de acumular as contas de casa no nome de apenas uma pessoa. Por exemplo, fica a conta de luz, água, gás e telefone no nome do pai ou no nome da mãe. O problema disso é que as outras pessoas da família, que não têm uma conta em seu nome, não conseguem provar que são boas pagadoras. Lembra que dissemos que o Cadastro Positivo conta todos os compromissos que você paga em dia? Pois, então! Se você não tem contas em seu nome, mas sim no nome de outra pessoa, esse esforço não contará para a sua pontuação. Então, passe algumas contas para o seu nome e mantenha o pagamento sempre em dia. Isso ajudará o mercado a ter confiança de que você é um bom pagador.

Como pagar as dívidas para ter um novo cartão?

Tanto para conseguir melhorar o seu score, quanto para ter um cartão de crédito aprovado, você precisará quitar as suas dívidas. Se você não sabe como fazer isso, não se preocupe: nós temos uma série de dicas que vão ajudar. Veja só!

Priorize suas dívidas do jeito certo

Se você tem muitas dívidas em seu nome, é normal se perder no meio delas, mas não se desespere. Tem um jeito de resolver essa situação com um pouco de organização. Você só precisa aprender como priorizar os seus credores da maneira certa. Existem dois fatores para decidir o que pagar primeiro: um deles é o quão essencial é aquele serviço ou pagamento. O outro é a taxa de juros cobrada, caso você não pague. Leve em consideração esses aspectos para decidir o que é prioridade na hora de pagar.

Use ganhos extras para limpar seu nome

Não é raro que apareça um dinheiro extra em nossa vida. Por exemplo, existe o 13º salário ou um saque do FGTS. Quando essas oportunidades aparecerem, direcione esse dinheiro para pagar suas dívidas. Isso dará um respiro muito importante para você, viu?

Saiba negociar com os credores

A melhor maneira de limpar o seu nome é sentar e negociar com os seus credores. Ao fazer uma negociação, é possível conseguir descontos e condições especiais para o pagamento. E o melhor: depois de pagar a primeira parcela, seu nome já deve ser removido da lista de negativados. Claro que, se você tiver mais de uma dívida, precisará negociar e começar a pagar todas para sair da lista de vez.

Como renegociar dívidas online?

Se você deseja esquecer essa história de cartão de crédito para negativado, precisa limpar o seu nome. Só assim você conseguirá um cartão com uma boa taxa de juros no mercado. Para isso, é importante saber como escolher uma empresa parceira que seja de confiança. Ela ajudará a conseguir reduções nas dívidas que você tem com seus credores. A melhor maneira de encontrar uma parceira de confiança para essa negociação online é olhar o histórico da empresa. Veja qual é o seu gabarito e quais são as condições que ela oferece para o pagamento das dívidas. Se você realmente quer se livrar das suas para não precisar de um cartão de crédito para negativado, veja a nossa dica a seguir!

Renegocie com a emDia

Uma maneira de limpar seu nome é com a renegociação online da emDia. Com ela é possível parcelar o débito em aberto e conseguir ótimos descontos e condições especiais, além de poder escolher parcelas que cabem no seu bolso. A emDia é uma plataforma online de renegociação de dívidas. Com poucos cliques e pela tela do seu celular ou computador você conseguirá criar um plano específico para quitar seus débitos e deixar a sua vida financeira no azul. Com a emDia, os descontos obtidos nas dívidas pode chegar a 98%! Além disso, você pode parcelar o pagamento em até 120 dias. Também é possível usar um cartão de crédito como forma de pagamento, se conseguir um. Se não tiver, basta gerar os boletos para pagar as parcelas conforme combinado. Para terminar, você ainda não corre o risco de esquecer de pagar uma parcela e ver o seu nome voltar para a lista de negativados. Isso porque a gente lembra você quando a data de vencimento estiver chegando. Ótimo, não é? A partir daí, será mais fácil ter controle financeiro para solicitar o seu cartão de crédito, e o Santander, com certeza, será uma opção viável e muito interessante para você.

Como fazer um cartão do Santander?

Você lembra que a gente falou do cartão Santander SX? Ele é uma boa opção porque é disponibilizado também para quem não tem conta corrente no banco, e se você usar com frequência, não precisa pagar anuidade. Para fazer o pedido do cartão Santander SX é preciso ter mais de 18 anos e um CPF válido. Quem tem conta corrente no banco precisa de uma renda mínima de R$ 500, e quem não tem conta corrente deve comprovar, no mínimo, R$ 1.045 de renda. Para pedir o cartão é muito fácil. Você só precisa acessar o site do Santander e informar o seu CPF para iniciar o pedido pela internet. Se preferir, pode procurar a agência Santander mais próxima e fazer a solicitação pessoalmente.

É possível fazer estando negativado?

Quando o cartão Santander Free foi criado, a intenção era justamente atender aos clientes com uma renda mais baixa e aqueles que estavam com o CPF negativado. O nome do cartão mudou, mas o foco continua sendo o mesmo. Por isso, é possível ter um cartão de crédito para negativado com o Santander. Apesar de ele fazer análises, os critérios de aprovação utilizados pelo banco são menos burocráticos. Assim, quem tem dificuldade para obter uma linha de crédito no mercado encontra maiores chances no Santander. É verdade que, no começo, os limites são mais baixos, porém, como a gente explicou, se você usar o seu cartão e manter as contas em dia, aos poucos, o score vai aumentando e você ganha confiança do banco. A tendência é de que, com o passar do tempo, o limite de crédito fique cada vez maior. Gostou de aprender mais sobre educação financeira e sobre como fazer cartão de crédito para negativado? O ideal, como você viu, é traçar um plano para limpar seu nome e melhorar seu score, pois, assim, conseguirá mais opções de cartão, com boas condições e limites interessantes. Ainda tem dúvidas? Tudo bem, a gente está aqui para ajudar! Entre em contato com a nossa equipe e veja como fazer o seu cartão Santander.
por Emdia