Como consultar CPF pela internet? Entenda aqui o passo a passo

08 de outubro / 2020

O CPF é a sigla para Cadastro de Pessoa Física. Trata-se de um documento elaborado pela Receita Federal, que é extremamente útil na identificação dos contribuintes. Por isso, se mostra importante para assegurar direitos (obter carteira de trabalho e passaporte), ter benefícios (prestar um concurso público) e acesso à qualidade de vida (abrir uma conta em banco ou pegar empréstimo). Além, é claro, de ajudar a manter a saúde financeira organizada.

Nesse cenário, é muito conveniente não ter restrição em seu CPF ou pendência em seu nome. A boa notícia é que já é possível fazer algumas coisas pela internet. E consultar CPF é uma delas! Essa providência tão simples pode ajudar, inclusive, a evitar fraudes em seu nome.

Não sabe como iniciar esse processo e quais outros benefícios estão envolvidos na consulta? Continue a leitura deste artigo e descubra tudo sobre o assunto!

Para que serve a consulta do CPF?

mulher com celular na mão consultando score de crédito

O CPF é o registro único que cada cidadão tem. Por esse motivo, inúmeras informações estão associadas a ele. Consultá-las com frequência é importante para verificar quais foram os últimos dados cadastrados sobre você.

Caso alguma anormalidade seja identificada, fica mais fácil iniciar uma resolução antes que o problema se agrave. Conferir dívidas, visualizar o score, ter opções de negociação e verificar se há alguma restrição em seu nome são algumas das funções que você acessa com essa providência.

Lembre-se de que quanto mais pendências você tiver, mais perto da negativação você estará. Consumidores inadimplentes, por exemplo, têm esse registro no CPF e, logo, podem ter restrição de acesso ao crédito.

Essa é uma forma de proteger o mercado, e não há como fugir dela. Portanto, nada melhor do que estar com tudo resolvido para continuar a fazer o que precisa, sem dor de cabeça e empecilhos desagradáveis.

Como consultar CPF pela internet?

mão segurando um documento tipo CPF

É simples consultar CPF online. Você precisa apenas de um dispositivo móvel ou computador conectado à rede e ter o número do documento em mãos. Veja as opções!

Pela Receita Federal

A consulta oferecida pelo site da Receita Federal é bem simples. Ao acessar a página, você precisa apenas colocar o número do seu CPF para verificar a situação cadastral. Ela pode aparecer de algumas maneiras diferentes.

A primeira é “regular”, quando não existem pendências no cadastro do contribuinte. Em seguida, há também “pendente de regularização”, que significa que você deixou de entregar algum tipo de declaração nos últimos anos, como, por exemplo, do Imposto de Renda.

As mais graves, no entanto, são a “suspensa”, quando seu cadastro está incorreto ou incompleto, “cancelada”, quando o CPF foi cancelado por determinação administrativa ou judicial ou ainda por falecimento. A informação “nula”, por fim, avisa que pode ter acontecido alguma fraude em sua inscrição.

Na emDia

Sabia que você consegue visualizar todas essas classificações de graça na plataforma emDia? Contudo, é possível ter uma visualização ainda mais completa de sua situação, principalmente com relação às suas condições financeiras.

O grande diferencial, neste caso, é que você consegue acessar suas dívidas. E, a partir disso, fazer renegociações, parcelar valores, obter descontos diferenciados para facilitar o pagamento e propor alternativas que estejam ao seu alcance no momento.

Dessa maneira, pode quitar suas dívidas em aberto com conforto e ainda decidir o que pagar primeiro. Ou seja, há uma possibilidade muito maior de deixar suas finanças em ordem e evitar o incômodo de ter o nome sujo.

Para conseguir o acesso, é só entrar no site e digitar seu CPF. Aí, você precisará fazer um cadastro rápido, de menos de 1 minuto. Isso garantirá o acesso a todos os detalhes relacionados ao seu documento.  Veja como é simples:

Quem pode consultar meu CPF?

mulher com cpf em mãos consultando nome sujo pelo computador

Desde que tenha acesso ao número, qualquer pessoa pode consultar um CPF online, seja o seu, seja o de terceiros. Essa é uma prática comum no comércio, para assegurar vendas e entender qual é o perfil do cliente.

Mas não é só nesse momento que a análise pode ser feita. Uma empresa que vai contratar você para ocupar uma vaga de emprego pode fazer essa verificação. É importante que fique claro que, em qualquer um dos casos, essa prática não é considerada como ato discriminatório.

Toda e qualquer empresa assume riscos em sua atividade econômica. Por isso, tem o direito de fazer a verificação, conforme atribuições exigidas para ambas as ações. Uma pessoa física também pode acessar o seu CPF, por isso, é importante ter cuidado com quem tem seu número e se informar sobre a finalidade do procedimento.

O que é preciso cuidar ao consultar CPF online?

homem segurando celular para quitar dívidas online na emdia

Há alguns cuidados importantes que você deve tomar ao consultar seu CPF pela internet. Para começar, acesse apenas sites e plataformas seguros. Evite colocar seu número em páginas que você não conhece ou que apareceram por meio de links estranhos, que fogem do usual.

Conte sempre com um parceiro sério, como é o caso do emDia. Assim, você tem mais tranquilidade para resolver suas questões particulares e financeiras com rapidez e confiança.

Desconfie também de testes online que solicitem o preenchimento de dados. Muitas vezes, eles servem apenas como isca para que você cadastre seus dados. E, provavelmente, eles não serão usados com fins positivos.

Por fim, monitore sempre seu CPF. Ainda que a quitação de dívidas esteja confirmada e você não tenha feito compras recentes, dê uma olhada nos dados. Desconfie de movimentações estranhas e lembre-se de que não custa nada confirmar seu status.

Afinal, todo o processo é gratuito. Diante de qualquer situação anormal, é bom falar com seu banco e, se necessário, procurar ajuda judicial para solucionar a questão com urgência. Tenha em mente que fraudes e roubos acontecem no ambiente online, então, seja atento ao escolher os sites em que você compra.

Viu só como não é difícil consultar CPF online? Agora que já sabe como fazer isso e qual é a importância de manter a documentação em dia, não perca mais tempo e deixe sua vida financeira mais organizada e em dia! Assim, você conseguirá aproveitar todos os benefícios e direitos ao máximo.

Caso ainda precise de ajuda, conte com a gente! Basta entrar em contato com a equipe da emDia para entender melhor nossas soluções e receber as orientações que vão ser úteis para o seu caso!

Ir para o site da emDia

Marcella Menasce

por Marcella Menasce