Como consultar o score de crédito?

08 de dezembro / 2020

Você sabia que antigamente, a análise de crédito costumava ser subjetiva, baseada em critérios que nem sempre padronizados ou bem explicados? Para reverter essa situação, o score de crédito foi implementado pelos birôs e empresas como bancos ou financeiras. Hoje, além de ficar mais fácil consultar o seu score, as informações também são mais claras e precisas.

O ideal é que você entenda como usá-lo a seu favor — por isso, você precisa conhecê-lo. Com o número em mãos, inclusive, é possível usar estratégias para aumentá-lo, sabia?

Para auxiliá-lo na consulta e em todos os outros fatores que influenciam nesse conceito, preparamos esse texto completo para você. Continue conosco para descobrir tudo sobre o seu score!

O que é o score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que serve para classificar os consumidores, em relação ao risco de crédito. Ele varia de 0 a 1000. Quanto maior ele for, melhor!

Basicamente, esse número é muito usado por empresas que concedem crédito. Quando você solicita um cartão ou faz um crediário, esse número é considerado para definir quais são os riscos de você ser inadimplente. Trata-se, portanto, de uma medida objetiva sobre o perfil financeiro de alguém.

Para entender de uma forma mais simples, veja o nosso vídeo:

Como ele é calculado?

O cálculo do score varia de acordo com cada birô de crédito. Então, o ideal é conhecer a forma de cada serviço para entender o que significa o seu número, de fato. Cada birô tem uma metodologia, então é possível que o número seja diferente em cada serviço, graças à variação de metodologia.

No entanto, algumas opções conhecidas se repetem em vários deles. Entre os principais, estão:

●    histórico de pagamentos, com comportamento atual e dos últimos 5 anos;

●    número de dívidas;

●    data desde a última dívida;

●    valor total pago nos cartões de crédito,

●    busca de crédito no mercado;

●    atualização das informações cadastrais.

●    adimplência;

●    idade;

●    uso dos serviços financeiros, entre outros aspectos.

Cada fator tem um peso diferente, com o objetivo de ter maior previsibilidade sobre a capacidade de pagamento de cada indivíduo. É por isso que se trata de uma ferramenta tão importante para a análise de perfil do consumidor.

Como saber qual é o seu score?

Consultar o score de crédito aqui na emDia é simples, ainda mais se você já possui cadastro em nosso site! Basta realizar o seu login e na parte superior da tela, perto do seu nome, clicar na opção Meu Score.

Caso você ainda não seja cadastrado na emDia, não se preocupe! Será fácil também, veja só:

Por que conhecer o score?

A realidade é que o score de crédito tem grande relevância na sua vida financeira. Trata-se de uma alternativa importante para que você possa realizar diversas tarefas que mexem com o seu orçamento — e conhecê-lo é o primeiro passo para aproveitá-lo corretamente.

Pensando nisso, veja quais são as vantagens de saber qual é o score de crédito e por que você deve ficar de olho!

Facilita a obtenção de crédito

Ter uma classificação alta não significa que, automaticamente, você terá crédito liberado. No entanto, as empresas costumam dar preferências a quem apresenta resultados melhores.

Com um número mais elevado, portanto, aumentam as suas chances de conseguir o valor ou produto de crédito desejado.

Gera condições diferenciadas

Mais que obter crédito, um bom score pode garantir condições diferenciadas. Afinal, quanto menor for o risco de inadimplência, menores podem ser as taxas de juros e os demais encargos, certo?

Desse modo, quando você conhece a sua classificação, é possível usar tal característica a seu favor.

Permite realizar melhorias

Saber qual é o seu número também é uma forma de acompanhar a evolução da classificação. Se você notar que o número está abaixo do que é desejável, por exemplo, há como tomar medidas para reverter a situação.

Com melhorias estratégicas, você conseguirá subir na classificação e, então, terá a chance de conquistar crédito facilmente.

Como melhorar o score de crédito?

homem com notas fiscais em mãos e calculadora

Você já sabe como e por que consultar a sua classificação. Agora, é preciso entender como levá-la para o mais próximo possível de 1000. Com algumas medidas simples, os resultados serão surpreendentes. Confira o que fazer!

Mantenha as contas em dia

A regra número 1 para melhorar o seu score é manter as contas sempre em dia. Pague faturas do cartão, contas básicas e outras despesas até o vencimento ou mesmo antes. Isso indicará que você tem uma boa capacidade de controlar suas finanças.

Renegocie dívidas anteriores

Se você estiver com o nome sujo, é hora de mudar essa situação. Renegocie as dívidas e consiga condições atraentes. Pague o acordo sempre em dia para limpar seu nome e subir a sua classificação.

Use mais produtos financeiros

Também é interessante deixar “rastros” positivos sobre as suas finanças. É o caso de recorrer ao cartão de crédito, pagando a fatura inteira, como forma de demonstrar a capacidade de se manter em dia. Quanto mais informações sobre você, melhor é o score!

Tenha contas no seu nome

Seguindo essa ideia de deixar “pistas” sobre o uso do dinheiro, é interessante ter mais contas em seu nome. Elas servem como comprovantes da sua capacidade de pagamento — desde que você quite tudo em dia.

O score de crédito é uma medida importante e que auxilia a conseguir crédito com as melhores condições. Com a consulta adequada e as ações para aumentá-lo, é possível aproveitá-lo ao máximo.

Agora que você aprendeu mais sobre o score de crédito, que tal consultar o seu agora mesmo?

Quero consultar meu score

Marcella Menasce

por Marcella Menasce