Como saber se meu nome está sujo?
Se você já ficou com o nome sujo ou conhece alguém que ficou, sabe que pode ser uma situação nada agradável. Aqui nós te contaremos como evitá-la e outras coisinhas mais!
Nome sujo, ter nome sujo na praça, estar com o CPF negativado… São muitas variações para uma mesma situação. Nesse post vamos te ajudar a identificar o quanto antes se o seu nome está sujo e o que fazer para reverter tudo isso!
Aqui você vai entender:
- Como o nome fica sujo?
- Qual é o problema de ficar com o nome sujo?
- Como saber se o seu nome está sujo?
- O que fazer para limpar o nome?
- O que fazer para não voltar a ter o nome sujo?
Vamos lá?
Como o nome fica sujo?
Primeiramente, ter o nome sujo significa que pela falta de algum pagamento, seja ele de produto ou serviço, você foi cadastrado em algum dos órgãos de proteção ao crédito, sendo os mais conhecidos: SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), Serasa e Boa Vista.
Normalmente, as empresas tentam negociar o débito antes de negativar o seu CPF, mas a partir do primeiro dia de atraso, a empresa credora já pode inserir o seu nome no cadastro de inadimplentes. Quando isso acontece, os birôs de crédito que citamos, entram em contato com o consumidor para avisar que o nome será negativado, caso a dívida não seja paga, em até 10 dias.
Vale lembrar que esse pagamento inexistente pode vir das mais diversas origens e algumas vezes acabam nos pegando de surpresa.
Alguns exemplos mais comuns são:
-
Cheques sem fundos que são devolvido pela segunda vez por algum banco
-
Não pagamento de parcelas e boletos de compras feitas no varejo
-
Não pagamento das faturas do cartão de crédito
-
Não pagamento de parcelas de um financiamento, (seja ele de veículo, imobiliário, máquinas, entre outros)
- Atraso em contas da casa (luz, água, telefone etc…)
Se aconteceu com você, saiba que isso pode ser mais comum do que imaginamos: as últimas pesquisas apontam mais de 62 milhões de brasileiros negativados, ou seja, com o famoso nome sujo.
Qual é o problema de ficar com o nome sujo?
Na prática, estar com o nome sujo é contar para o mercado que você é um mau pagador.
Com isso, você provavelmente você terá a credibilidade reduzida e menor chance de ter acesso aos mais diversos produtos de crédito oferecidos por aí:
→ Empréstimos
→ Mais limite no cartão de crédito
→ Financiamentos
Afinal, Como saber se meu nome está sujo?
Alguns sites disponibilizam a consulta de CPF de forma gratuita. Outras empresas contam ainda com postos de atendimento presenciais, como é o caso da Boa Vista.
Lembre-se sempre de procurar empresas que sejam conhecidas para fazer essa consulta e evitar cair em algum tipo de fraude.
No caso de plataformas digitais como a emDia, é possível verificar se existem dívidas em seu nome dentro de carteiras de nossas empresas parceiras.
O que fazer para limpar o nome?
Negociar suas dívidas!
Sabemos que isso nem sempre é tão simples quanto parece e que o sucesso dessa tarefa depende de uma baita organização do orçamento.
Por isso, recomendamos sempre a busca por uma empresa parceira, em que a sua negociação além de clara e segura, seja também com condições que caibam de verdade no seu bolso.
Busque por percentuais de descontos maiores, condições de pagamento flexíveis e um prazo que atenda às suas necessidades. Caso você queira conhecer as condições de negociação na emDia, é só clicar aqui.
Assim que você fechar um acordo e a primeira parcela for paga, o seu nome ficará limpo em até 5 dias úteis. Mas atenção: caso as próximas não sejam quitadas, o nome voltará a aparecer na lista de negativação.
O que fazer para não voltar a ter o nome sujo?
Organização e educação financeira serão as suas melhores amigas para isso!
Organizando o seu orçamento e os seus pagamentos mensais ou pontuais, dificilmente você deixará alguma parcela ou conta escapar. Você pode até contar com a ajuda de aplicativos para isso.
Outra estratégia bem interessante para ser adotada é o consumo consciente, no lugar de simples compras por impulso, caso lojas e shoppings sejam o seu ponto fraco.
A educação financeira te ajudará a conhecer mais sobre as finanças, para não ser pego(a) de surpresa. Conhecer sobre taxas de juros, impostos menos comuns e formas de poupar para alcançar seus objetivos é fundamental para a saúde de suas finanças!
Outra dica importante: não “empreste” o seu nome ou CPF para alguém. Por mais próxima que essa pessoa seja de você, se ela se enrolar com o pagamento da dívida que gerou usando o seu nome, as consequências e restrições ficaram todas contigo. Não vale a pena correr o risco, certo?
Caso queira consultar o seu CPF, é só acessar o site da emDia!