Aplicativo de organização financeira: conheça alguns e facilite sua vida

17 de outubro / 2019 (atualizado)

Com tantas coisas para cuidar no dia a dia fica difícil conseguir tempo para sentar e olhar com calma o orçamento e atualizar as planilhas.

Por isso, uma boa ideia é investir em um aplicativo de organização financeira! Essas ferramentas surgiram como uma forma de deixar a sua vida mais fácil e melhor sua relação com as finanças. 

Muitos desses aplicativos são gratuitos e oferecem a simplicidade necessária para quem está começando a acompanhar a vida financeira, além de ajudarem os que já entendem de controle de gastos mas querem uma organização melhor.

Neste artigo você conhecerá algumas opções de aplicativos para controle de gastos que poderão ser os seus aliados quando o assunto é se organizar financeiramente.

 

Por que ter um aplicativo de organização financeira? 

Cartão de crédito, cartão de débito, cartão de loja, dinheiro vivo, vales-transporte e alimentação. São várias as formas que temos hoje de consumir e pagar. Além disso, há contas no débito automático (ou seja, que pagas pela conta-corrente automaticamente todos os meses), contas que chegam por boleto e impostos anuais. Com tantas informações financeiras, mensurar os gastos mensais sem uma organização é difícil. É fácil se perder, esquecer a data de pagamento ou acabar gastando mais do que se deve quando não há planejamento e controle. 

Para que tudo isso fique mais simples e não se torne um problema, é preciso ter domínio sobre os gastos e os ganhos: é aí que entram os aplicativos para controle de gastos. Eles fazem o seu planejamento financeiro ficar mais fácil, pois é o lugar onde você colocará todas as suas informações financeiras. Isso, quando feito no celular, é ainda mais prático, pois está sempre à mão para ser consultado e atualizado.

 

10 dicas de aplicativos para controle de gastos

O aplicativo de organização financeira é uma forma simples e rápida de conferir como vão as suas contas, por isso tantas pessoas estão substituindo as planilhas no computador ou os papéis por apps nos smartphones. Isso por dois principais motivos: o primeiro, como já dito anteriormente, é estar o tempo todo acessível na palma da mão pelo celular; o segundo é que muitos aplicativos podem ser integrados com a conta-corrente, ou seja, não dependem de você atualizar os dados. 

Além disso, a maioria dos aplicativos atuais oferecem uma interface simples e amigável. Um dos recursos mais interessantes a ser explorado, quando disponível, é a possibilidade de ver os gráficos com os gastos separados por períodos e categorias, como por exemplo, ver quanto do dinheiro foi destinado à alimentação, ao transporte e ao lazer. Ou seja, vale a pena usar um espaço do seu celular para um aplicativo de controle de gastos. 

 

1. Coinkeeper 

O CoinKeeper é um aplicativo de organização financeira que apresenta as informações separadas em categorias, como: fonte de renda (origem do dinheiro e quantia), contas (saldo e crédito), gastos (no que você gasta o seu dinheiro, separado por categoria), além de objetivos financeiros. 

Vale enfatizar aqui que, além de usar o aplicativo para controlar os gastos, é muito interessante atualizar e conferir a parte de objetivos financeiros, que vai mostrar seu progresso em relação a esses objetivos. Outro ponto positivo do Coinkeeper é que o aplicativo envia lembretes sobre contas a pagar e transações recorrentes.

Disponível gratuitamente para os aparelhos com sistema Android e no sistema iOS.

 

2. GuiaBolso

O GuiaBolso permite que você sincronize as suas contas com o aplicativo – para isso você terá que autorizar que ele acesse os seus dados bancários -, e também permite cadastrar mais de um cartão ou conta-corrente.

Ele atua como intermediário entre clientes e empresas de crédito, ou seja, você pode receber ofertas de crédito pelo próprio aplicativo. Além disso, ele apresenta dicas de finanças e informações personalizadas.

O app está disponível para download gratuito nas lojas App Store e Google Play

 

3. Minhas Economias 

Esse aplicativo de organização financeira é gratuito e tem várias funcionalidades como verificar o saldo de todas as suas contas, analisar gráficos, programar repetição de transações (bom para quem não quer esquecer de pagar nenhum boleto recorrente), cadastrar lembretes e categorizar gastos e receitas. Além disso, você pode, pelo aplicativo, acompanhar notícias de finanças pessoais. 

Como o programa do Minhas Economias permite sincronizar os dados que ficam guardados em nuvem, suas informações ficam disponíveis também para acessar pelo computador ou outros dispositivos além do seu celular.

O aplicativo está disponível para celulares de sistema Android e IOS.

 

4. Mobills

O aplicativo de organização financeira Mobills tem a versão gratuita, que é mais simples, e também duas versões pagas, que você pode escolher conforme as suas necessidades de organização. A versão paga mais barata tem a cobrança anual de R$ 79,90, o que corresponderia a R$ 6,66 ao mês.

Entre as ferramentas disponíveis no app Mobills está a organização de metas: você pode definir metas de gastos e criar orçamentos que te ajudarão a ter um maior controle sobre as suas finanças. Ideal para quem sabe que precisa cortar um pouco os gastos.

O aplicativo funciona em nos sistemas Android e IOS.

 

5. Finance

O Finance é um dos aplicativos para controle de gastos que promete facilitar a gestão financeira de contas correntes e cartão de crédito. Ele tem como diferencial o controle de contas em quatro moedas: real (Brasil), dólar (Estados Unidos), libra (Inglaterra) e euro (Alemanha e Portugal).

Entre as funcionalidades estão o controle de contas correntes e cartão de crédito. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS, com pequenas diferenças entre eles. O aplicativo para IOS, por exemplo, tem a função lista de compras, que permite cadastrar o planejamento de compras como padaria, medicamentos e supermercado, além de colocar metas de consumo para o futuro. 

O aplicativo tem uma versão gratuita e também oferece a versão paga, que fica sem anúncios. Pode ser baixado em Android e IOS por esses links.

 

6. Organizze 

O Organizze tem como objetivo ser o seu único local de organização financeira, reunindo nele as informações de cartão de crédito, da sua conta corrente e também da poupança de forma simples e intuitiva. Oferece versão gratuita e também uma versão paga, com mais recursos e possibilidade de cadastrar várias contas. A versão para pode ser contratada por meio de assinatura mensal ou anual.

Oferece como funcionalidades: relatórios de gastos; categorização de gastos/receitas; alertas de contas a pagar e a receber e controle da fatura do cartão de crédito.

Disponível para Android e IOS

 

7. Money Manager

O Money Manager se propõe a ser um facilitador para que você entenda e controle melhor os seus gastos. Com os seus dados financeiros, o aplicativo de organização financeira pode mostrar o seu orçamento e despesas por meio de um gráfico, para que você veja a comparação das suas despesas com o seu orçamento de forma rápida.

Em relação aos outros aplicativos para controle de gastos, tem como vantagem a possibilidade de fazer backups em formato planilha de excel, que podem ser exportadas para outros dispositivos.

O aplicativo está disponível gratuitamente para Android, com possibilidade de contratar também a versão paga sem anúncios. Disponível para iOS apenas na versão paga. 

 

8. Monefy

Mais um aplicativo que tem uma versão gratuita, com anúncios, e que também oferece uma versão paga é o Monefy. Este aplicativo de organização financeira tem entre as funcionalidades o suporte a várias moedas, a possibilidade de sincronizar dados com a sua própria conta do Google Drive ou Dropbox, backup e exportação de dados e, assim como o anterior, a proteção de seus dados por senha.

O Monefy está disponível para Android e iOS

 

9 . Toshl Finance

O aplicativo tem como diferencial a gamificação, ou seja, o uso de dinâmicas de jogos, que são desenvolvidas para tornar o controle financeiro simples e divertido. 

O Toshl sincroniza os gastos e entradas automaticamente com seu banco, cartão de crédito, PayPal, entre outros. De acordo com o aplicativo, a sincronização funciona com mais de 13 mil instituições e serviços financeiros em todo o mundo. O aplicativo tem download gratuito e também oferece versões pagas. 

O Toshl Finance está disponível para Android e iOS.

10. Meu Dinheiro – Controle financeiro e investimentos

O app Meu Dinheiro – Controle Financeiro e Investimentos tem em suas funções o controle de orçamento com contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa, além de gastos em cartões de crédito. O aplicativo de organização financeira também permite estabelecer metas, criar projetos e ainda fornece relatórios e gráficos claros e detalhados. 

O diferencial do aplicativo é o módulo de investimentos, por isso, essa pode ser uma opção interessante para quem já tem as finanças emDia e está começando a investir. O Meu Dinheiro oferece uma versão gratuita e também uma versão paga com mais funcionalidades. 

Disponível nas plataformas Android e iOS.

 

O que mais você deve saber sobre um aplicativo de organização financeira

Como dissemos no início, os aplicativos para controle de gastos são ótimos aliados para manter as contas emDia, além de facilitarem a visualização de como está a sua saúde financeira.

O mais importante ao optar por um desses apps é sempre lembrar de mantê-los atualizados com todos os seus gastos, não importa quais sejam eles. 

Outro ponto positivo de ter uma forma de controlar as finanças, como um aplicativo de organização financeira, é a possibilidade de evitar gastos excessivos e, assim, se manter longe das dívidas. Mas, se você está endividado, não hesite em baixar um desses aplicativos, eles podem ser uma forma de conhecer os seus gastos, eliminar o que é supérfluo e, assim, conseguir se organizar para realizar uma renegociação e começar a pagar as parcelas de forma bem sucedida.

Além disso, conte com a emDia para te ajudar a se livrar das dívidas e manter suas finanças organizadas e saudáveis. Clique abaixo e saiba mais sobre nós!

 

Saber mais sobre a emDia

Marcella Menasce

por Marcella Menasce