5 dicas para você aproveitar bem seu décimo terceiro salário

5 dicas para você aproveitar bem seu décimo terceiro salário

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
O 13º é aquele dinheirinho a mais que sempre chega no final do ano, um direito de todo trabalhador empregado sob o regime da CLT. Ele é equivalente a 1/12 do salário do profissional e normalmente é pago integralmente (até 30 de novembro) ou em duas parcelas (a 1º até 30 de novembro, a 2º até 20 de dezembro). Acontece que muita gente acaba torrando-o todo nas compras de final de ano e não tira o melhor proveito dele. Então, se liga nas nossas dicas para dar um destino legal para o seu décimo terceiro salário!

1. Ano novo, despesas novas!

Não esqueça que, com a virada do ano, novas responsabilidades surgem já de cara. São aqueles gastos típicos dessa época, como:
  • IPTU;
  • IPVA;
  • matrícula de escola;
  • materiais escolares;
  • viagem de fim de ano.
Muitas pessoas não pensam nisso e começam a se endividar já no começo do ano. Então, se você não quer passar por isso, guarde o décimo terceiro salário para cobrir tais custos sem ter de mexer no seu capital nem precisar restringir o seu consumo normal do mês. E se você é do tipo que adora comprar a prazo, é em janeiro que as parcelas das compras de final de ano voltam a dar as caras. Então, você deve se preparar financeiramente para cobrir tudo isso e não começar o ano com várias dívidas, combinado?

2. Tchau, dívidas!

Caso você tenha economizado nos gastos de fim de ano, mas já estava com dívidas de longa data, o décimo terceiro salário pode ser uma ótima oportunidade de negociar e quitar tais pendências, ou antecipar algumas contas (especialmente as que oferecem desconto para isso). Com um planejamento eficiente, é possível elencar suas dívidas das maiores (como cartões e cheque especial, por exemplo) para as menores e contatar os credores. Estude bem as propostas apresentadas por cada um deles e decida quais oferecem mais vantagens para quitar de uma vez. Assim, será muito mais tranquilo cumprir com as responsabilidades do novo ano e aliviar o peso nas costas por gastos feitos no passado.

3. Olá, saúde financeira!

Você também pode encarar o décimo terceiro salário como um dinheiro extra que pode fazer a diferença na sua vida financeira. Como? Aproveitando para organizar tudo e conquistar finanças mais saudáveis. É possível utilizar essa grana para:
  • começar a sua reserva de emergência;
  • investir em um curso para impulsionar sua carreira;
  • antecipar as contas;
  • realizar uma viagem de intercâmbio;
  • iniciar um novo negócio.
Essas são apenas algumas formas de fazer com que o seu dinheiro renda bem mais. Aliás, se você ainda não tem uma reserva de emergência, é importante pensar em uma. A reserva é um dinheiro guardado no qual você não mexe, a menos que haja um imprevisto como:
  • doença na família;
  • perda de emprego;
  • batida de carro;
  • necessidade de reformar a casa.
Ela serve justamente para cobrir essas despesas inesperadas e muito altas. Por isso, o interessante é que a sua reserva cubra pelo menos alguns meses do seu orçamento mensal e que você vá engordando ela com o tempo. Uma estratégia interessante para fazer o dinheiro crescer enquanto não precisa dele é investir em alguma aplicação financeira da qual seja fácil e rápido sacar o dinheiro. Assim, você poderá resgatá-lo com agilidade, caso precise, mas permitindo que se multiplique enquanto está parado.

4. Torne-se um investidor!

Se sempre quis uma oportunidade para investir, porém não conseguia fazer o dito dinheiro sobrar no fim do mês, o seu décimo terceiro salário pode ser uma boa chance de realizar isso. Então, que tal valorizá-lo de forma contínua? Estudando um pouco sobre educação financeira e investimentos, você consegue encontrar as informações e a motivação necessárias para dar um up definitivo na sua vida financeira, colocando o dinheiro para trabalhar a seu favor. Ninguém quer viver para pagar contas, certo? Então, é preciso buscar formas inteligentes de o seu dinheiro trabalhar sozinho. Você pode aplicar em:
  • Tesouro Direto;
  • CDBs;
  • Fundos de Investimentos;
  • Ações;
  • Câmbio;
  • entre outros.

5. Aprenda a comprar à vista!

Sim, aprenda. Nós vivemos em uma cultura que valoriza até demais a compra a prazo, seja no cartão de crédito, seja nos crediários de loja. Mas a verdade é que esse é um modo de gastar um dinheiro que não é seu, e ainda por cima ficar com a renda comprometida. Então, que tal usar o seu décimo terceiro salário para girar essa chave e começar a pagar as suas contas à vista? Você vai sentir o alívio de não ter de arcar com uma fatura enorme no mês seguinte e ver seu salário escoando assim que chega na conta. Uma boa estratégia para isso é inverter a lógica do parcelamento. Então, em vez de ir até a loja e comprar um produto parcelado, informe-se sobre quanto ele custa e comece a "pagar as parcelas" para você, ou melhor, para a sua reserva. Assim, quando todo o montante do valor tiver sido economizado, é possível ir até a loja e negociar o produto com um bom desconto, já que tem o valor todo em mãos para pagar à vista. Essa é uma maneira inteligente de não comprometer seu orçamento, evitar dívidas e ainda conseguir bons descontos. Cuidar do seu dinheiro é uma responsabilidade sua. Portanto, busque manter as finanças em dia e evite fazer compras a prazo e comprometer seu orçamento. Assim, vai experimentar uma liberdade financeira muito maior, além de não ter dores de cabeça de diversas naturezas. Quem já se endividou sabe o quanto um problema financeiro afeta a saúde e o bem-estar. Por isso, não esqueça que o bem mais precioso que você tem é a sua vida e que, para desfrutar dela com qualidade, é importante ter o dinheiro como um aliado e não um inimigo, certo? Por isso, usar o décimo terceiro salário, para te ajudar financeiramente, pode reduzir muito suas preocupações em relação a dinheiro. Experimente! Agora que já sabe como utilizar seu décimo terceiro salário de forma inteligente, lembre-se da diversão! Confira como viajar gastando pouco.
por Emdia