Planejamento financeiro pessoal: qual é a importância e como fazer?

03 de agosto / 2020 (atualizado)

O planejamento financeiro pessoal é uma ferramenta muito importante para sua vida. Você sabe como usá-lo para alcançar as suas metas? Se não, então é hora de aprender!

É verdade que a vida financeira é complicada. Especialmente aqui no Brasil, em que não aprendemos nada sobre o assunto na escola, não é mesmo? Para se ter uma ideia, um teste da OCDE mostrou que apenas 3 em cada 10 brasileiros conseguem responder uma pergunta sobre juros compostos.

No entanto, o planejamento financeiro pode ajudar a descomplicar essa situação. Com ele, fica mais fácil alcançar as suas metas, sejam elas quais forem.

Quer aprender como usar essa ferramenta na sua vida financeira? Então siga a leitura!

 

O que é planejamento financeiro pessoal e qual é a sua importância?

Como o nome já indica, o plano de finanças pessoais é o mapeamento de todas as etapas para atingir um objetivo. Com ele, você consegue ordenar e organizar o seu dinheiro para ser mais produtivo com ele. Assim, dá para evitar dívidas e ficar mais próximo das suas metas pessoais.

Saber como usar essa ferramenta é essencial para aumentar as suas chances de sucesso. Afinal, ajuda a colocar em prática tudo o que você sabe sobre educação financeira.

Por causa disso, planejar sua vida financeira ajuda a tirar um pouco a emoção de campo e limitar a possibilidade de erros. Dessa forma, nenhum problema com dinheiro será grande o suficiente. Sempre haverá uma maneira de resolver o problema em questão.

 

Como fazer um planejamento eficiente?

Agora que você já entendeu o que é um planejamento financeiro pessoal, é hora de dar o próximo passo e aprender a usá-lo. Afinal, como você pode montar um plano adequado para lidar com seu dinheiro?

Em primeiro lugar, tenha em mente que ninguém nasce sabendo essas coisas. Por isso, não tem problema errar nas primeiras vezes até aprender. No entanto, lembre-se de que, com esforço e dedicação, você conseguirá alcançar qualquer meta, ok?

Então vejamos a seguir como fazer um bom plano para seu dinheiro!

 

Defina as metas e objetivos

Você já assistiu ao filme Alice no País das Maravilhas? Se sim, você provavelmente se lembra de quando o gato Cheshire diz para a Alice que “Para quem não sabe o destino, qualquer caminho serve”.

Essa frase pode ajudar muito na nossa vida financeira, sabia? Isso porque ela fala da importância de definir as suas prioridades. Afinal, se você não sabe o destino, qualquer caminho serve.

Por isso, o primeiro passo no seu planejamento financeiro é definir suas metas. O que você quer alcançar? Pode ser:

Enfim, seja qual for seu objetivo, ele é o ponto central do planejamento financeiro pessoal. Nós começamos definindo para onde vamos e, só então, pensamos no caminho.

 

Escreva os seus gastos

O segundo passo para o seu planejamento financeiro é registrar todas as suas despesas. Isso é necessário pois eles cumprem o papel de obstáculos no caminho para o seu objetivo.

Pense assim: se você não tivesse gasto nenhum na sua vida, poderia guardar toda a sua renda para seus objetivos. No entanto, a vida não é assim, não é mesmo? Precisamos pagar o aluguel, fatura do cartão de crédito e outras coisas.

Assim, os nossos gastos mensais são pedras no caminho para chegar ao nosso objetivo. Eles têm a função de limitar a velocidade que podemos caminhar em direção a nossa meta.

Ao anotá-los, você passa a enxergar o tamanho real que eles têm. Além disso, pode analisar onde há desperdício de dinheiro e tentar cortar alguns gastos.

 

Invista com sabedoria

Realizar investimentos no mercado financeiro é importante para aumentar as suas fontes de renda. No geral, existem dois tipos de aplicações: as de Renda Fixa e as de Renda Variável.

As primeiras são mais seguras e têm rendimento atrelado a um indicador financeiro. O ganho é menor, mas é quase certeiro. Já as segundas são aplicações sem nenhuma garantia (como ações), mas com ganho potencial enorme.

Estude bastante sobre o assunto antes de investir. Além disso, comece aos poucos. Assim você conseguirá criar novas fontes de renda na sua vida.

 

Faça o acompanhamento das receitas e despesas

Depois de ter ajustado os seus gastos mensais e começado a investir, seu planejamento financeiro pessoal entra na fase de acompanhamento. O objetivo é monitorar a execução do seu plano para agir quando necessário.

Nem sempre você vai conseguir cumprir à risca o planejado. Em um mês você terá um gasto extra, por exemplo. Quando isso acontecer, no entanto, ajuste o plano para consertar o problema no mês seguinte.

 

Quais são os benefícios do planejamento financeiro pessoal?

Se você ainda não se convenceu de que precisa usar um plano financeiro na sua vida, os próximos parágrafos são feitos especialmente para você. Neles, veremos quais são as vantagens de usar essa ferramenta. Quer saber mais? Então leia!

 

Controle sobre suas finanças

Um dos principais objetivos do planejamento financeiro pessoal é fornecer controle sobre o seu dinheiro. Como você consegue definir os gastos (além de traçar estratégias para ganhar mais), sua vida financeira fica sob controle.

Isso diminui aquela sensação ruim de não saber como será esse mês. Caso você preveja um período mais complicado aqui ou ali, pode ajustar para consertar o rumo.

 

Alcance de metas e objetivos

O planejamento financeiro pessoal permite que você possa atingir metas e objetivos que tenha em sua vida. Afinal, é justamente para isso que ele serve: criar um caminho entre você e os seus sonhos.

Não existe meta grande demais para um planejamento. Com tempo o suficiente, você pode alcançar qualquer coisa que sonhar.

 

Tranquilidade financeira

O estresse de uma vida financeira conturbada pode ser bem desgastante. É por isso que o planejamento financeiro é uma ferramenta útil: com ela, você pode ter as suas contas sob controle. Assim, fica você fica mais próximo de atingir sua sonhada liberdade financeira.

Pronto! Agora que você já viu os benefícios de um bom planejamento financeiro pessoal, não tem mais desculpas. O próximo passo deve ser colocá-lo em prática para ficar mais próximo dos seus objetivos!

Se você gostou do assunto e está empolgado para realizar os seus sonhos, que tal contar com uma ajudinha profissional pelo caminho? Para isso, conheça mais sobre a emDia!

Ir para o site da emDia

Marcella Menasce

por Marcella Menasce