Como manter o objetivo financeiro e quitar as dívidas?

29 de outubro / 2020

Se você sente que tem problemas com relação ao planejamento financeiro, saiba que não está sozinho nessa. Essa é uma realidade de grande parte do país, já que a inadimplência cresce a cada dia. A dificuldade de cuidar do orçamento faz com que haja um maior acesso a créditos com altas taxas de juros. Por isso, é necessário ter um objetivo financeiro em mente, para não se endividar mais ainda.

Porém, para alcançar o controle de suas finanças, é fundamental mudar seus hábitos e investir em boas práticas de gestão financeira, principalmente em uma época de incertezas e dúvidas como se vivencia hoje. Seja pessoa física ou jurídica, é preciso lidar com o seu orçamento de maneira saudável para realizar seus sonhos.

Pensando nisso, preparamos este texto com o objetivo de demonstrar como manter suas finanças em dia e quitar todas as suas dívidas. Confira agora!

Lembre-se sempre do seu propósito

Ter um propósito em mente é o primeiro passo que você deve tomar. A organização das metas ajuda para que você se concentre e mantenha o foco naquilo que precisa ser resolvido. Nesse sentido, considere eliminar e reorganizar processos que são descartáveis.

Retirar e livrar-se de determinadas barreiras que dificultam você atingir seu objetivo financeiro é fundamental para se alinhar à realidade e manter o foco, uma vez que, dessa forma, você não estará com sua mente sobrecarregada.

Muitas pessoas traçam metas que não podem ser cumpridas. Por isso, é importante direcionar suas forças para aquilo que realmente será um diferencial e que ajudará você a alcançar o controle financeiro desejado.

Faça um diagnóstico com base na sua situação atual

Outro ponto essencial para que você comece a pagar ou negociar dívidas online é realizar um diagnóstico financeiro. Assim como um profissional da saúde, é preciso investigar aquilo que deu causa aos seus sintomas. Na área financeira, isso se refere ao que provocou o desequilíbrio de caixa e o endividamento.

A melhor maneira de fazer isso é realizando um levantamento de todas as receitas e despesas. Para isso, é fundamental detalhar todos seus gastos, de maneira minuciosa, no decorrer de pelo menos um mês.

Somente colocar isso em uma planilha não é o suficiente. É preciso detalhar quais itens e serviços foram comprados, tudo de forma individual. Em seguida, acrescente os gastos mensais, eventuais ou sazonais, ou seja, os imprevistos e os custos que acontecem todos os anos.

Com isso em mãos, você terá um mapa demonstrativo daquilo que está gastando. Esse é o momento de contabilizar as receitas pessoais. Some todas as rendas recebidas ao longo do ano, como aluguéis, salário, participações em lucros, bônus, renda extra, entre outros.

Crie uma relação saudável com o consumo

pessoa cortando cartões para fugir do ciclo de endividamento brasileiro

Uma forma de conseguir alcançar o seu objetivo financeiro é ter uma boa relação com o consumismo. É normal as pessoas comprarem mais do que necessitam. Porém, dependendo da situação, isso pode ocasionar um maior endividamento.

Por isso, a melhor ação a se tomar é estabelecer critérios reais e obedecê-los antes de comprar mercadorias e serviços. Um exemplo: suponha que você tenha uma coleção de 50 livros, mas leu apenas a metade deles. Você pode estabelecer como meta de que apenas comprará um novo livro quando terminar de ler todos os que já tem.

Assim, realize uma análise e procure entender quais são as suas reais necessidades. Quando você faz uma compra impulsiva, o risco de ultrapassar o seu limite financeiro é muito grande.

Vale ressaltar que o descontrole com relação ao consumo acaba provocando dificuldades para realizar objetivos pessoais, como economizar para realizar a viagem dos seus sonhos, uma vez que isso gera um sentimento de culpa sempre que há um novo endividamento.

Crie hábitos econômicos para não perder seu objetivo financeiro

dois carrinhos de supermercado e sifrão entre eles, representado economia

Ser flexível e mudar os hábitos também é fundamental para quem deseja alcançar as suas metas financeiras. Imagine que uma determinada pessoa tenha a rotina de jantar todos os dias fora de casa.

Quando ela estipular o alcance de um objetivo, será preciso realizar algumas adaptações no seu dia a dia. Ou seja, nesse caso, será preciso deixar de jantar na rua e comer em casa, a fim de economizar mais. Isso deve ser levado em consideração como uma nova postura de vida.

Revise seu objetivo financeiro periodicamente

É comum que, ao longo do tempo, nossas metas se modifiquem. Por isso, é essencial ter certeza de que você ainda está empregando esforços a fim de alcançar aquilo que se deseja, considerando tudo que for necessário mudar para melhor.

Outro ponto a analisar é que um objetivo que foi estabelecido antes pode acabar se tornando inviável. Isso pode acontecer por diversas razões, como falta de recursos para alcançá-lo ou por que suas metas mudaram.

Portanto, você deve rever suas metas financeiras periodicamente, para entender se elas ainda são alcançáveis e se estão dentro daquilo que for melhor para a sua saúde financeira. Após fazer essa análise, você pode desistir daquilo que não for mais viável, alocando espaço para novos objetivos que se encaixam na sua estratégia financeira.

No entanto, preste atenção no decorrer dessa revisão para não acabar desistindo de algum objetivo que poderia ser alcançado, combinado? Em algumas situações, pode ser que o seu plano de ação é que precise ser reestruturado, e não exatamente as suas metas financeiras.

Siga exemplo de pessoas que já passaram pelo mesmo momento

Uma forma de entender como alcançar seus objetivos financeiros é conhecer casos de sucesso. São pessoas e empresas que, por meio de estratégias financeiras, conseguiram alcançar a estabilidade financeira.

Um exemplo é a empresa Tupi Capas. Mesmo em tempos de pandemia, a companhia conseguiu se reinventar e manter um controle financeiro do seu negócio. Sua atuação é na produção de capas protetoras para dispositivos móveis.

Com o avanço do COVID-19 em todo o país, eles perceberam que poderiam fazer algo a mais e desenvolveram novos produtos, como a produção de máscaras de proteção a partir da mesma tecnologia utilizada na criação de capas para celular. Com isso, eles tiveram a aceitação do público e estão a cada dia se expandindo mais no mercado.

Enfim, manter o foco e buscar alcançar seu objetivo financeiro para sair das dívidas é possível, mas exige esforços para isso. Com algumas mudanças de hábitos e, principalmente, cuidados relacionados aos seus gastos, certamente você vai conseguir se reestruturar e alcançar sua tão sonhada saúde financeira.

E aí, gostou deste texto? Para ajudar você a cuidar da sua saúde financeira, conte com as nossas soluções. Acesse a central digital de negociação de dívidas da emDia agora mesmo!

Ir para o site da emDia

Marcella Menasce

por Marcella Menasce