Confira 6 dicas de como usar cartão de crédito com tranquilidade

05 de novembro / 2020

Um recurso que facilita a vida das pessoas é o cartão de crédito. Hoje, ele é um dos meios de pagamento mais importantes e o responsável pela maioria das compras online, que não param de crescer. Só que, infelizmente, é algo que acaba sendo muito visado para fraudes e golpes. Por isso, precisamos saber como usar cartão de crédito de um jeito seguro.

E pensando nas finanças pessoais, pagar no cartão pode ser bastante simples e prático, mas exige cuidados para que as compras sejam não só seguras, mas bem planejadas. Tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais, algumas boas práticas ajudam a diminuir a chance de prejuízos.

Que tal aprender sobre como se proteger usando o cartão? Este conteúdo traz boas dicas que preparamos para você tirar o melhor proveito desse tipo de pagamento. Anote aí e coloque em prática!

1. Não compre de sites desconhecidos

tela de celular representando recebimento de chamada de numero desconhecido

É preciso ter muito cuidado falamos das transações com o cartão de crédito pela internet. Desconfie de sites desconhecidos, principalmente quando a compra for de alto valor. Suas informações pessoais poderão ser compartilhadas e disponíveis para usos de má fé se o site não for de total confiança.

O melhor caminho é analisar postagens de outros usuários sobre compras realizadas no site ou pesquisar no Google se a loja de e-commerce é confiável. Procure por comércios online que sejam reconhecidos no mercado e que sejam bem avaliados pelos clientes. Cheque a veracidade da plataforma e nunca compre só por impulso, pois isso pode se tornar um grande problema no futuro.

Saber como usar cartão de crédito é uma forma de sempre evitar anúncios chamativos que possam ser maliciosos na internet. Nem tudo que parece ser bom é seguro e confiável. Antes de arriscar realizar uma compra e enviar suas informações pessoais e financeiras, estude tudo muito bem e, assim, fuja de armadilhas.

Além disso, utilize uma conexão HTTPS na URL. Ou seja, acesse endereços com um ícone de cadeado ou outro modelo de certificado de segurança digital.

2. Tenha apenas um cartão de crédito

cartão santander vermelho

Para saber como usar cartão de crédito, você deve centralizar seus gastos em apenas um. Contar com diferentes opções dá uma sensação de que você tem mais dinheiro, e isso pode dificultar o seu controle financeiro ao longo do tempo.

Imagine que, em um cartão, o seu limite é de 1 mil reais e que, em outro, esse limite chega a 4 mil reais. A soma de tudo isso pode ultrapassar os seus ganhos mensais, o que não é nada saudável para a saúde financeira.

Se for necessário ter um cartão de crédito extra ou solicitar outro, opte por um que não cobre anuidade e centralize seus gastos. Por exemplo, você poderia utilizar um deles para pagar boletos e outro somente para as compras do dia a dia.

3. Não clique em links remetidos por fontes desconhecidas

Um método muito usado em golpes é enviar e-mails exigindo que o usuário clique em links para ser redirecionado para um determinado site. geralmente, pessoas maliciosas utilizam simulações de e-mail para se passar por instituições bancárias, empresas populares e órgãos governamentais a fim de conseguir a confiança do usuário.

Sendo assim, somente clique em links enviados por e-mails quando você tiver solicitado na plataforma oficial determinado suporte. Além disso, dê preferência em entrar na plataforma oficial e sane suas dúvidas relacionadas ao funcionamento de como se deve proceder com a solicitação ou procedimento.

4. Evite pagar somente o mínimo

Uma das grandes dicas de como usar cartão de crédito é evitar ao máximo pagar apenas o valor mínimo da fatura. Em longo prazo, é uma prática que pode se tornar um pesadelo para as finanças. Afinal, o cartão é uma das categorias mais custosas de financiamento, ficando atrás somente das financeiras, sabia?

Dessa forma, não faça pagamento de valor mínimo do seu cartão. Para quem já se encontra em dívidas, o melhor mesmo é procurar por formas mais baratas de sair do ciclo de endividamento. Se você tiver problemas para lidar com o valor total de sua fatura, é mais aconselhável tomar um empréstimo no crédito pessoal, pagar sua dívida à vista e parcelar essa nova conta, uma vez que os juros são, em tese, bem menores.

Tenha mente que, na verdade, a melhor forma de evitar tudo isso é montar um planejamento financeiro antes de sair comprando produtos ou serviços com cartão de crédito, ok?

5. Cancele seu cartão sempre que desconfiar

Caso houver alguma desconfiança de que alguém possa ter acesso aos seus dados bancários, a melhor ação a se tomar é entrar em contato com o seu banco rapidamente. Essa é uma situação de quem perdeu seu cartão, clicou em links duvidosos ou respondeu e-mails que pediam informações pessoais, por exemplo.

Mesmo que você tenha sito vítima desse tipo de situação, é possível evitar maiores contratempos ao falar com um atendente responsável pelo cancelamento do cartão. Feito isso, é preciso apenas solicitar um novo cartão e ter a cautela de não repetir esse mesmo erro novamente.

6. Faça um planejamento financeiro

homem com caneca e papel em mãos para organizar a vida financeira

Um dos meios mais recomendados para evitar problemas com o seu cartão de crédito é colocar em prática um planejamento financeiro eficiente. E o recomendado é fazer isso antes mesmo de utilizar o cartão.

Agindo assim, dá para se programar e saber qual será o momento certo de gastar no cartão. Principalmente para ter certeza de que o seu capital é suficiente e garantirá que você conseguirá pagar o valor total da fatura na data do vencimento.

Um bom planejamento financeiro também dribla o uso desnecessário do cartão. E o resultado disso? Menos gasto de dinheiro com produtos ou serviços supérfluos. Para as despesas do cotidiano, opte por comprar sempre com dinheiro: ver o valor saindo do bolso ajuda a refletir sobre se é mesmo preciso realizar uma compra ou não.

Saber como usar cartão de crédito faz toda a diferença para manter a sua saúde financeira. Siga as orientações que a gente mostrou aqui e elabore um planejamento financeiro que permita que você esteja preparado para qualquer imprevisto e fique com as contas no azul!

 

E aí, gostou das dicas? Então, acompanhe nossas redes sociais — estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube — e fique por dentro de mais conteúdos interessantes!

Marcella Menasce

por Marcella Menasce