Como economizar gasolina: dicas para render o combustível!

Como economizar gasolina: dicas para render o combustível!

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Se você tem carro, certamente, já se perguntou como economizar gasolina ao longo de 2022. Afinal, o preço dos combustíveis subiu em todo o país, atingindo altos patamares. O painel dinâmico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por exemplo, mostra que a evolução do preço da revenda da gasolina nos postos de combustíveis saltou de R$ 4,14 em julho de 2020 para R$ 7,28 em maio de 2022. Um acréscimo de 43,13% — o maior valor já cobrado desde janeiro de 2004, período inicial do banco de dados do órgão. Tudo bem que recentemente tivemos uma redução destes valores, mas pensando nesse cenário e nos desafios que ele traz para o bolso dos brasileiros, preparamos um post com várias dicas que vão ajudar você a melhorar sua gestão financeira no que diz respeito aos gastos com abastecimento do veículo. Acompanhe!

Não freie bruscamente

A primeira dica sobre como economizar gasolina dirigindo é não frear bruscamente, seja por conta de obstáculos, seja por conta da mudança dos sinais de trânsito. Quando você utilizar o mecanismo de freio dessa maneira, provoca um desgaste maior dele, o que coloca não só a sua vida, mas a dos seus passageiros em risco. De quebra, faz com que haja uma maior queima do combustível para que o sistema do carro possa operar corretamente e interromper a velocidade atingida até então. O ideal é que, ao dirigir, você mantenha uma velocidade média contínua em todo o trajeto. Por exemplo, 30 ou 40 km/h. Isso faz com que o veículo trabalhe de forma estável, sem consumo excessivo de gasolina.

Não acelere muito

É importante que você atente ao pedal do acelerador. Se a cada oportunidade você o utiliza com empenho, principalmente em estradas e áreas sem muita movimentação, será inevitável: haverá um maior consumo de gasolina para que o carro atinja uma maior potência de velocidade. O pior de tudo é que o uso desgovernado do acelerador, muitas vezes, faz com que você também precise pisar no freio para evitar potenciais colisões e acidentes. Ou seja, essa combinação "forçada" só faz com que o gasto de combustível se torne ainda mais alto. Diante disso, fica a mesma dica dada no tópico anterior: opte sempre por manter uma velocidade média padrão enquanto dirige. Isso evita diversos problemas — inclusive, em relação ao risco de multas.

Use as marchas corretamente

Fora o acelerador e o freio, há também o cuidado com o uso das marchas. É preciso recordar que uma grande parcela dos veículos no Brasil não tem câmbio automático. Ao contrário, a troca de marcha é manual, o que requer um sistema de transmissão específico para o funcionamento desse mecanismo e a conexão dele com o motor. Ou seja, é mais uma estrutura que vai consumir combustível para operar. Portanto, a forma como você o utiliza e o adequa à troca ou manutenção da velocidade do carro pode ser um fator tanto de controle do gasto de combustível quanto de aumento dessa queima de gasolina.

Calibre os pneus

Calibrar os pneus é uma tarefa simples e rápida que contribui para melhorar a sua direção, facilitar os movimentos do carros e evitar problemas de estabilidade. Ainda mais em estradas com muitos declives, curvas e caminhos estreitos. De quebra, ela ainda ajuda você a poupar combustível. O motivo? É que a falta de calibragem faz com que o sistema do carro opere de maneira irregular, afetando principalmente a parte de frenagem, aceleração e marcha. Tudo isso leva o motor a ter uma sobrecarga expressiva para operar comandos básicos. Para tanto, ele passa a gastar uma alta quantidade da gasolina, esvaziando mais rápido o seu tanque. Por isso, não fique protelando a essa atividade, ok?

Atente ao excesso de peso no veículo

Além do que já foi falado, aqui vai uma dica bem útil para o seu dia a dia: cuidado com o excesso de peso no seu veículo. Às vezes, você transporta itens porque realmente precisa e está levando de um local para o outro. Não há problema. Porém, em muitas outras situações, você acaba carregando consigo um monte de coisas supérfluas. Criando, assim, um hábito que vai se repetindo ao longo do tempo. Aqui entra, por exemplo, bicicletas, malas, compras de supermercado, equipamento de trabalho e por aí vai. Tudo isso representa peso extra para o automóvel para além do peso gerado pelos passageiros, o que vai impactar o desempenho do motor e, consequentemente, o gasto de combustível. Portanto, faça uma "faxina" no seu veículo — em especial, no porta-malas —, retirando tudo aquilo que não é necessário.

Evite o ar-condicionado

No verão, lidar com o calor não é fácil. Ainda mais para quem dirige todos os dias e, frequentemente, pega os horários de pico para se locomover pela cidade (em especial, entre 12h e 14h). Porém, muitos brasileiros enfrentam as altas temperaturas na maior parte do ano, pois moram em cidades muito ensolaradas e com pouca mudança de uma estação para a outra. Como resultado, muita gente recorre ao ar-condicionado para se refrescar. A questão é que utilizá-lo recorrentemente aumenta o consumo de combustível do seu carro. Afinal, o sistema de refrigeração utiliza o motor do veículo como base para funcionar. Este, por sua vez, acaba usando mais a gasolina para dar conta dessas funções extras. Portanto, é interessante repensar o tempo de uso do ar-condicionado, limitando-o a 30 minutos por dia ou adotando alternativas mais econômicas do que ele. Por exemplo, um ventilador e/ou umidificador portáteis que funcionam por pilha ou bateria. O primeiro ajuda a melhorar a circulação de ar dentro do veículo. Já o segundo ajusta a umidade do ar, o que melhora a sensação térmica na parte interna do carro e ainda contribui com a sua saúde respiratória.

APRENDEU COMO ECONOMIZAR GASOLINA? QUER ECONOMIZAR AINDA MAIS? VEJA A PROPOSTA QUE A EMDIA TEM PARA VOCÊ!

Faça manutenção preventiva

Outra dica de como economizar gasolina no carro é fixar datas no seu calendário para fazer a manutenção preventiva do veículo. Preferencialmente, uma vez a cada semestre e em uma oficina mecânica de confiança e com bom custo-benefício para o serviço. Esse procedimento verifica, entre muitas coisas, a frenagem, o estado dos pneus, os níveis de óleo e água, o sistema de refrigeração, o filtro de combustível, o motor do carro etc. Ou seja, aspectos cruciais não só para evitar acidentes e problemas com reposição de peças danificadas, mas, principalmente, porque impactam o desempenho do veículo e o consumo de combustível dele. Afinal de contas, falhas na estrutura do automóvel podem contribuir com o desperdício de gasolina, a contaminação do combustível ou mesmo o aumento da queima de combustível. Portanto, se você ainda não realizou nenhuma manutenção, comece a cotar o preço em oficinas da sua região e peça indicações de amigos e familiares para começar a se planejar.

Reduza o carregamento do celular no carro

Como passamos muito tempo fora de casa no dia a dia e o celular é um dispositivo que usamos constantemente, é normal que vez ou outra a gente precise conectar o aparelho ao automóvel para recuperar a carga gasta. Porém, se isso se torna um hábito na sua rotina — o que acontece, por exemplo, quando você trabalha como motorista de aplicativos de corrida — é bom repensar esse costume. Isso porque o carregamento de eletrônicos (o que inclui não só o celular, mas também tablets e monitores para carro) eleva o gasto de bateria e traz sobrecarga de função ao veículo, fazendo com que o motor precise de mais combustível. Para driblar esse problema, uma boa ideia é contar com carregadores portáteis que você completa a carga em casa, antes de sair para os seus compromissos, e deixa-os disponíveis no seu automóvel para quando precisar usar.

Use programas de fidelidade

Para encerrar, aqui vai uma dica que ajuda o seu planejamento financeiro: inscreva-se em programas de fidelidade dos postos onde você mais abastece o seu carro. Muitas redes trabalham com programas próprios, enquanto outras têm parcerias com instituições bancárias para o acúmulo de pontos em determinados cartões de crédito. Dessa forma, a cada nova ida ao posto, você aumenta o seu saldo e pode usá-lo futuramente para obter descontos nos abastecimentos ou mesmo ganhar vale-combustível. Ou seja, é uma forma inteligente de usar os seus gastos da rotina ao seu favor. Vale ainda mencionar que alguns programas dão benefícios extras que você pode aproveitar por meio do modelo SMART de organização financeira. É o caso de:
  • vale-compras nas lojas de conveniência associadas aos postos;
  • abatimento nos preços dos serviços realizados nesses locais (como troca de óleo);
  • vale-higienização automotiva em lava-rápido parceiro da rede;
  • troca de pontos por ingressos para cinema ou pacotes de serviços de streaming;
  • troca de pontos por milhas para viagens nacionais e internacionais;
  • troca de pontos por acessórios e equipamentos para o veículo.
Anotou as dicas de como economizar gasolina? Então, agora é o momento de você praticá-las religiosamente ao longo do mês. Assim, tem a possibilidade de fazer um comparativo do quanto gastava com combustível e quanto foi a sua despesa total após a adoção dessas medidas a fim de ter um panorama da economia para o seu bolso. Aproveitando que o assunto do post é como reduzir custos, veja também o nosso artigo com os melhores truques para poupar dentro do seu lar!
por Emdia