Acordo de pagamento de dívida: como funciona e quais são as principais vantagens?

Acordo de pagamento de dívida: como funciona e quais são as principais vantagens?

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
O acúmulo de dívidas pode se tornar uma grande dor de cabeça para os consumidores e dificultar o acesso a diferentes modalidades de crédito, como empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e outros. A melhor alternativa para manter o seu planejamento financeiro em dia é fazendo um acordo de pagamento de dívida. Por meio desse recurso, é possível obter melhores condições para quitar débitos, como redução da taxa de juros, parcelamentos e prazos maiores de pagamento. Como a quebra do contrato pode trazer alguns problemas, o ideal é saber como funciona essa estratégia e avaliá-la cuidadosamente antes de estabelecer qualquer negociação. Neste post, explicamos como funciona o acordo de pagamento de dívida, destacando as principais vantagens dessa negociação. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é o acordo de pagamento de dívida?

Como o próprio nome sugere, o acordo de dívida consiste em uma negociação entre o devedor e o credor para a quitação de pendências financeiras. É um documento que demonstra todos os critérios em que as partes entraram em consenso. Por meio do documento, a instituição e o consumidor assumem o compromisso de seguir o que foi mencionado no acordo corretamente. O recurso pode ser interessante para quem deseja regularizar a situação financeira, ficar com o nome em dia e, consequentemente, aumentar a credibilidade no mercado. Em geral, o procedimento é simples e conta com alguns benefícios, como a retirada ou a redução de juros para facilitar a quitação do débito, além de evitar cobranças indevidas, restrições de crédito, acúmulo de juros e outros transtornos que afetam a sua tranquilidade. Vale lembrar que quebrar o acordo de renegociação de dívida pode trazer diversas consequências. Depois de firmar o acordo, é preciso se comprometer com o pagamento do débito, por isso, lembre-se de manter o planejamento e evite ao máximo entrar em novas dívidas, para não colocar em risco o cumprimento do acordo.

Como funciona o acordo de pagamento de dívidas?

Todo acordo de dívida começa com o levantamento do valor original e atual da inadimplência, e isso pode ser feito por meio da consulta do CPF. Com o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), você consegue identificar todas as dívidas legais que constam no seu nome. Basicamente, existem duas formas mais comuns de realizar um acordo de pagamento de dívidas: entrando em contato com a empresa credora ou utilizando plataformas online de negociação. No primeiro caso, o consumidor entra em contato com a empresa credora e busca informações sobre o débito, para chegar a um acordo para o pagamento dos valores devidos. No uso de uma plataforma, o consumidor conta com a ajuda de um intermediário. Nessa opção, basta acessar o site de uma empresa desse segmento, como a emDia — uma plataforma online de negociação de dívidas que disponibiliza consulta do CPF e simulação gratuita de negociação. O processo é realizado de forma rápida e 100% online. Depois de conseguir todos os registros da dívida, a próxima etapa é escolher o tipo de negociação que melhor se encaixa na sua situação financeira e definir a forma de pagamento. Tudo é feito de maneira intuitiva e sem qualquer complicação.

Quais são as principais vantagens desse acordo?

Muita gente não sabe se realmente vale a pena negociar uma dívida, principalmente de forma online. Separamos as principais vantagens de realizar um acordo de pagamento de dívidas. Não deixe de conferir!

Redução ou eliminação dos juros

A possibilidade de conseguir descontos exclusivos e eliminar as taxas de juros é a principal vantagem do acordo, afinal, isso permite que os débitos não cresçam e se transformem em uma bola de neve. Em geral, a retirada ou a redução dos juros no acordo de dívida é oferecida pelos credores para facilitar a quitação do débito, de modo que eles também não fiquem sem receber. Dessa forma, os dois são beneficiados com o acordo.

CPF sem negativações

Retirar o nome do cadastro de restrição ao crédito também é um dos benefícios de negociar uma dívida. Não tem nada melhor do que dormir com a certeza de que está tudo em dia, não é mesmo? A negociação também permite o acesso a novos créditos e a obtenção de um bom score — fundamental para os consumidores, pois a maioria das empresas procura saber se o cliente tem um histórico de bom pagador.

Parcelamento maior

Outra prática comum é permitir o parcelamento do débito em prazos maiores conforme a realidade do cliente, a fim de que o devedor consiga pagar com mais facilidade. Inclusive, muitas empresas disponibilizam uma simulação ao cliente, para que ele conheça as condições de pagamento e avalie a melhor maneira de resolver o problema.

Melhor experiência do cliente

Melhorar a experiência do cliente é uma preocupação cada vez maior das empresas. Em um momento delicado, em que o cliente está endividado, a empresa deve ser cautelosa, pois qualquer abordagem inadequada pode dificultar a recuperação do valor devido. Com uma negociação, a experiência do cliente é mais positiva, afinal, a cobrança será objetiva, simples e direta. Isso faz com que o cliente não se sinta ainda mais pressionado por causa da dívida.

Como realizar o acordo de pagamento de dívida?

Como mencionamos, o acordo de pagamento de dívida é uma negociação, um consenso entre as partes interessadas. Antes de realmente determinar o acordo, é interessante se organizar financeiramente, estabelecer limites para o acordo, priorizar as suas contas e buscar uma proposta que seja compatível com as suas necessidades e condições. Graças à tecnologia, o procedimento pode ser realizado por meio de plataformas online, automatizadas e totalmente seguras. O melhor de tudo é que você não precisa passar horas no telefone tentando uma negociação. Ao realizar um acordo que caiba no seu bolso, tome cuidado para não perder o controle do orçamento novamente e cair na inadimplência. Aproveite essa facilidade para organizar suas finanças e quitar todos os seus débitos. Agora que você já sabe como funciona o acordo de pagamento de dívida e as principais vantagens que ele oferece, chegou a hora de resolver esse problema com a ajuda da emDia! Está esperando o quê para sair do vermelho? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre o assunto. Esperamos por você!
por Emdia