Como aumentar o score de crédito? Saiba o que influencia nele!

09 de outubro / 2020

Não é raro ver pessoas se perguntando “Como aumentar meu score de crédito?” — especialmente quando se pede por um financiamento ou aumento no limite do cartão de crédito.

Isso acontece por causa da importância que o score tem em nossa vida financeira. Ele é uma espécie de nota (de 0 a 1000 pontos) que traduz o seu histórico de pagador. Por isso, quanto melhor for esse histórico, mais alto tende a ser o score.

Por toda essa importância, os birôs de crédito, bancos e financeiras usam o score das pessoas para embasar uma série de decisões. Assim, se você está atrás de um financiamento ou empréstimo, é importante saber como consultar seu score e também como melhorá-lo.

Pensando nesse número mágico, nós montamos um guia rápido que vai ensinar como você pode contribuir para a saúde da sua pontuação.

Ficou interessado? Então siga a leitura conosco!

 

O que posso fazer para aumentar o score?

Se a sua nota de score está um pouco abaixo do que você gostaria, não se preocupe, existem algumas medidas que você pode se organizar para tomar agora mesmo e que influenciarão positivamente a sua nota:

1- Estar no Cadastro Positivo

grupo de pessoas com polegar levantado indicando sinal positivo

Ele consiste em um banco de dados preenchido por várias empresas. Lá estão as informações da sua operadora de cartão de crédito, da sua fornecedora de energia elétrica e muito mais.

Por isso, sempre que você pagar uma conta em dia, elas enviarão essas informações ao Cadastro Positivo e isso contará para aumentar o seu score. Afinal, ter uma dívida não é sinônimo de ser um mau pagador. Pode ser que o consumidor só tenha tido uma dificuldade momentânea, por exemplo. Por isso, estar no Cadastro Positivo ajuda a provar que você honra seus compromissos e isso aumenta o seu score.

2- Atualizar dados cadastrais

mulher com celular na mão representando passos para limpar o seu nome

Sim, é verdade! A razão disso é que o score de crédito é calculado com base em vários fatores. Por isso, quanto mais informação, mais preciso será o cálculo.

Dessa forma, muitos consumidores conseguem aumentar alguns pontos ao atualizar seus dados cadastrais nos birôs de crédito. Afinal, algumas das informações que reduzem seu score hoje podem estar desatualizadas ou certos elementos que aumentariam sua nota podem ser negligenciados.

3- Negociar dívidas na emDia

tablet demonstrando pontuação de 720 para score de crédito

Se você tiver uma dívida em seu nome, o seu score de crédito vai diminuir, já que a pontuação leva em consideração o seu histórico de pagador. Nesse caso, vale organizar o orçamento para quitar os débitos o quanto antes.

Além do score, outra vantagem da negociação é de que em até 5 dias úteis após o pagamento da primeira parcela, o seu nome é retirado da lista de negativados.

Se esse é um tema que ainda te soa assustador, não se preocupe: hoje já existem formas 100% online para negociar e a emDia é uma delas.

As vantagens são inúmeras. Além do fim das ligações de cobrança, você tem a liberdade para escolher a melhor condição para o seu momento financeiro: maior desconto à vista ou quantidade confortável de parcelas?

E por quê não poder fazer simulações de forma simples e totalmente gratuitas? Veja como é fácil encontrar o acordo que te ajudará no aumento do score:

Lembre-se de que a sua pontuação não vai aumentar da noite para o dia. No entanto, se você se dedicar, não há razão para que a sua nota não suba bastante e logo você esteja acessando as mais diversas formas de crédito oferecidas por  aí.

Dê o primeiro passo agora mesmo e consulte as ofertas disponíveis para você aqui na emDia.

Ir para o site da emDia

Marcella Menasce

por Marcella Menasce