Veja 8 dicas de como conseguir um emprego!

31 de maio / 2021

Conseguir emprego não é uma tarefa fácil. Ainda mais no contexto em que estamos vivenciando, com o desemprego atingindo 14 milhões de pessoas, e com a taxa de desocupação chegando a 14,2%.

Mas, embora o desemprego ainda esteja em taxas recordes, é importante saber que o mercado de trabalho deve retornar as contratações gradualmente. Esse retorno será impulsionado pela retomada — mesmo que a passos lentos — da economia e, claro, pela grande perspectiva da vacinação em massa contra o novo coronavírus.

Quer mais uma notícia boa? Existem algumas práticas que podem ser aplicadas para se destacar entre os concorrentes e conseguir uma vaga. Então respire fundo e veja as dicas que separamos para você estruturar sua busca e conquistar seu tão sonhado emprego.

1. Foque um objetivo

O passo inicial que você tem que dar ao começar sua busca pelo emprego tão desejado é ter um objetivo e focar nele. Muitos ficam desesperados quando estão sem trabalho. No entanto, para ter sucesso e sair dessa situação o mais rápido possível, é preciso manter a calma.

Em vez de se candidatar para diversas ofertas de trabalho, que podem nem ter relação com suas habilidades e talentos, é importante ter muito claro o seu objetivo. É bem simples fazer isso: basta pensar em um trabalho que você almeja, que exija habilidades para as quais você é bom e que realmente corresponda com o seu perfil acadêmico, por exemplo.

Tendo isso em mente, você vai poder começar a buscar um emprego e saber quais são as organizações para as quais você gostaria de trabalhar.

2. Liste as empresas onde deseja trabalhar

Muitos não se permitem querer trabalhar em algumas corporações. Mas é preciso entender que quem não arriscar, jamais vai saber se tem capacidade de assumir determinado cargo em determinada empresa.

Por isso, é indicado criar uma lista com as organizações que você admira, seja da área para a qual tem intenção de migrar, seja da sua própria área de atuação.

Anote seus projetos em destaque, desafios, valores e busque na Internet as vagas que a empresa está disponibilizando no momento. Fique de olho diariamente para conquistar seu lugar.

3. Cadastre o currículo

É importante manter seu currículo cadastrado e atualizado nos sites das empresas e em plataformas digitais, por exemplo. O ideal é se inscrever mesmo que no momento não haja uma vaga para a sua área. Isso porque, ao ter seu currículo no banco de dados, quando abrir uma oportunidade, você facilita muito o contato.

O currículo é a sua carta de apresentação, por isso ele tem que resumir todas as suas qualificações. Sendo assim, ele precisa mostrar à empresa que você é, sim, o melhor candidato para cobrir sua necessidade.

Para provar isso, procure destacar seus pontos fortes para que o recrutador, ao ler seu currículo, entenda que você é o profissional que ele está buscando.

Veja algumas dicas relevantes para elaborar seu currículo:

  • inclua somente os dados essenciais;
  • selecione as informações mais relevantes e deixe-as destacadas;
  • lembre-se de colocar seus dados de contato, como telefone e e-mail;
  • faça uma revisão ortográfica e gramatical cuidadosa;
  • cuide da formatação de seu currículo, deixando-o bem organizado.

4. Converse com pessoas da área

O ideal é manter contato com pessoas da sua área, para que elas possam se lembrar de você quando surgir alguma oportunidade de trabalho. O contato com elas pode ser via LinkedIn ou até mesmo via eventos, tanto online quanto presenciais.

É importante interagir nas postagens importantes da pessoa quando você notar que tem algo interessante para comentar sobre o assunto.

Uma ótima saída também é escrever artigos ou criar uma página sobre a sua área, mesmo que isso seja feito sem retorno financeiro. Fazendo isso, mais profissionais da sua área vão conhecer o seu trabalho.

5. Faça networking

Conhecer pessoas é muito bom para conquistar uma vaga, mas isso não quer dizer que você tem que pegar seus cartões de visita e entregar para todo mundo. É preciso focar as pessoas com as quais você acha possível construir um relacionamento. Para saber quais são elas, pense em quem você consegue ajudar e que também pode oferecer uma oportunidade de emprego para você.

Não se esqueça de que fazer networking é fazer colaborações, trocar conhecimentos e não somente entregar cartões ou adicionar em redes sociais. Tenha interesse em conhecer pessoas que já estão trabalhando na sua área de atuação e que, no futuro, possam indicar você no local onde trabalham.

6. Busque capacitação

Buscar um novo emprego não envolve somente encaminhar currículos. É necessário muito mais que isso. Aproveite esse momento de procura para dar continuidade ao seu processo de capacitação. Invista seu tempo em treinamentos, cursos, pós-graduações, palestras, workshops e em outros projetos que vão preparar você para conseguir emprego.

Ao buscar capacitação constantemente você vai se sentir preparado para encontrar uma vaga que deseja. E quando ocupar essa vaga, vai ter um excelente desempenho, podendo crescer na carreira rapidamente.

Siga essa dica, pois, mesmo com o Brasil passando por tempos de crise econômica, você dificilmente vai ficar desempregado.

7. Utilize as redes sociais e sites de busca de emprego

As redes sociais são usadas para diferentes tipos de interação, e a interação profissional é uma delas, já que elas são grandes aliadas para as pessoas que querem conseguir emprego de maneira rápida.

LinkedIn, Google+, Facebook, Instagram e Twitter são algumas das plataformas nas quais você pode interagir com as empresas, contatar outros profissionais, atualizar-se sobre o mercado e várias outras ações possíveis.

Além disso, existem sites de busca de emprego nos quais você pode cadastrar seu currículo e procurar por vagas realmente condizentes com sua experiência profissional e com o seu perfil. Sem contar que muitas empresas divulgam ofertas de emprego em seus próprios sites, ampliando sua pesquisa e as chances de encontrar a oportunidade tão desejada com mais rapidez.

8. Prepare-se para as entrevistas

Como estamos falando de um dos momentos mais relevantes, tanto para os recrutadores quanto para quem busca o emprego, é fundamental se preparar para as entrevistas. Afinal de contas, dependendo das suas atitudes e comportamentos, você pode demorar mais do que pensa para conseguir a oportunidade ou pode conquistá-la com mais rapidez.

Então, o ideal é sempre pesquisar tudo sobre a empresa, ser gentil, pontual, educado, humilde ao destacar os pontos de melhorias e os pontos fortes, e ficar atento ao vocabulário utilizado. Não se esqueça de que tudo isso é analisado e considerado pelos recrutadores no momento de escolher o candidato ideal para a vaga.

Mesmo em tempos de crise, existem áreas que acabam virando tendência com as mudanças ocorridas com frequência no mercado. Por isso, é necessário manter-se atualizado a respeito do que está em alta e, assim, aproveitar as oportunidades. Seguindo as dicas relevantes que destacamos aqui, você pode ter mais sucesso na sua busca e conseguir emprego!

E aí, gostou dessas dicas para conquistar um emprego? Então aproveite e compartilhe este texto nas suas redes sociais. Assim seus amigos também terão a oportunidade de aplicá-las para realizar seu objetivo!

Rodrigo

por Rodrigo