Crescimento profissional e finanças: como impulsionar sua carreira?

31 de agosto / 2020

O crescimento profissional depende de vários fatores. Se é verdade que crises econômicas e até mesmo uma certa dose de azar podem atrapalhar os planos, a verdade é que boa parte da nossa carreira somos nós mesmos que construímos. Ter clareza de quais são as nossas possibilidades e o que podemos fazer para chegar lá são fatores determinantes para o sucesso.

Podemos encarar nossa carreira como um grande plano, que vai durar toda a nossa vida profissional. Todo esse esforço, no entanto, traz muitas recompensas, sejam elas materiais, sejam emocionais. Ser bem-sucedido profissionalmente eleva a autoestima e, no limite, nossa bem-estar geral.

Preparamos este artigo especialmente para ajudar você a saber como planejar seu crescimento profissional e colher todos os benefícios que mencionamos acima. Confira!

 

Por que impulsionar a carreira?

Quando falamos da vida profissional, muitas pessoas vivem “da mão para a boca”, ou seja, vivem dia após dia sem planejar o futuro. Quando muito, aproveitam alguma oportunidade que surja. O problema é que contar apenas com a sorte nunca é uma boa ideia, não é mesmo? Por isso, veja abaixo quais são os principais motivos para planejar seu crescimento profissional.

Ganhar mais

Dinheiro é bom e todo mundo gosta, como diz o ditado. É claro que ninguém ama dinheiro por si mesmo, mas porque ele permite tirar os nossos projetos do papel. Quer fazer uma pós, trocar de carro, comprar uma casa, dar uma boa educação para os filhos? Para tudo isso, você precisa de uma boa soma de dinheiro.

E se você, como a maioria dos brasileiros, não nasceu em berço esplêndido e precisa ganhar o pão de cada dia com o suor do seu rosto, é o crescimento profissional que vai trazer os recursos necessários para pagar as contas, ter uma vida confortável e alcançar seus objetivos.

Ter novos desafios

Já viu um filme chamado “Feitiço do Tempo”? Nele, o protagonista acorda e todo dia é o mesmo dia, o “dia da marmota”. Quem não cresce na carreira vive um eterno dia da marmota, fazendo sempre as mesmas atividades. Que tédio, não é? É uma delícia fazer coisas novas, adquirir novos conhecimentos e ter realmente desafios.

Quando a gente é promovido ou assume uma nova função, temos que aprender tudo sobre aquilo. Temos que ler sobre o assunto, pesquisar como é aquele mercado, conhecemos novas pessoas. Nosso cérebro agradece essa oportunidade de expandir os horizontes.

Como impulsionar sua carreira?

Tudo bem, já sabemos que investir no crescimento profissional é importante, mas como fazer isso? Veja abaixo!

Invista em qualificação

Vamos imaginar que você tenha algum problema de saúde sério. Por quem você preferiria ser tratado? Por um médico que só fez a faculdade e nunca mais se atualizou com novos cursos? Ou por um profissional que buscou conhecimentos mais profundos na área dele e está sempre fazendo cursos, participando de congressos e a par das últimas descobertas científicas da área?

O exemplo acima é um pouco dramático, mas ele vale para todas as áreas do mercado de trabalho. O mundo está cada vez mais complexo. Ao mesmo tempo, as tarefas operacionais e que não exigem muita qualificação estão sendo cada vez mais automatizadas.

Não é que as empresas vão precisar de menos pessoas, mas a verdade é que vão demandar profissionais mais qualificados. Por isso, nunca é demais reforçar: não existe substituto para o conhecimento. Invista na sua qualificação, mantenha-se atualizado, entenda quais são as tendências para o mercado no qual você atua.

Cuide da saúde financeira

Como já dissemos, colocar nossos planos em prática pode não ser nada barato. Fazer aquela pós-graduação que vai ajudar a conseguir a sonhada promoção requer dinheiro. Por isso, cuide da sua vida financeira. Mantendo uma boa organização, é possível poupar e juntar dinheiro para fazer o que você quiser.

Além disso, dívidas tiram o nosso foco. Em vez de pensar no nosso desenvolvimento profissional, temos que pensar em como sair do vermelho. Muitas pessoas negligenciam a importância da saúde financeira, mas ela é uma dimensão da nossa vida tão essencial quanto a saúde do nosso corpo e da nossa mente.

Defina metas e objetivos

Se você não sabe aonde quer chegar, fica difícil traçar um rumo, não é mesmo? Por isso, defina quais são suas metas e objetivos. Quer ocupar uma posição de gerência antes dos 30 anos? Um cargo de diretoria antes dos 40? Abrir uma empresa e faturar R$ 1 milhão em até 3 anos? Ter objetivos nos dá ânimo e um senso de propósito.

Trace um plano de ação

Estabelecidos os objetivos, chegou a hora de traçar um plano de ação para chegar lá. O que você precisa fazer para alcançar suas metas? Juntar dinheiro? Fazer uma especialização? Liderar um projeto com grande visibilidade na sua empresa? Se possível, divida as grandes etapas em tarefas menores, com prazo para cada uma delas. Assim, fica mais fácil não perder o rumo.

Cultive relacionamentos profissionais

Sim, conhecimento técnico é essencial, mas você vai notar, conforme cresce na carreira, que os relacionamentos são tão ou mais importantes. Muitas vagas são preenchidas por indicação e, se você constrói uma boa rede de relacionamentos, as chances de faltar trabalho são muito menores.

Agora, não procure as pessoas apenas quando precisar delas. Lembre-se de que relacionamento é uma via de mão dupla. Ajude os outros quando eles precisarem e mantenha contato com alguma regularidade. Todos saem ganhando.

Qual é a importância do planejamento financeiro para o sucesso profissional?

Como vimos, cuidar do orçamento colabora também para o nosso crescimento profissional. Veja alguns motivos para investir em educação financeira.

Ter a possibilidade de tirar períodos sabáticos

Já passou pela sua cabeça a possibilidade de parar um pouco de trabalhar para se dedicar a outros projetos? Quem sabe trabalhar para uma ONG em outro país, escrever um livro, aprender a tocar um instrumento ou simplesmente ter mais tempo para si? Se você tem liberdade financeira, é perfeitamente possível passar alguns períodos sem renda para desenvolver projetos pessoais.

Poder investir em qualificação

Uma mulher de frente para um homem que está com uma caneta sobre a boca, com expressão de quem está pensando em como lidar com o nome sujo

Falamos bastante sobre a importância do conhecimento mais acima. Embora existam formas de conseguir qualificação profissional barata, a verdade é que boa parte dos cursos mais reconhecidos no mercado custam caro. No entanto, as pessoas que você vai conhecer lá, o conhecimento que vai adquirir e o nome da instituição no seu currículo compensam o investimento.

Ter experiências em outros países

Nada como passar um tempo fora para abrir a mente. Conhecer outras culturas e outras maneiras de enxergar a vida nos transforma e amplia nossos horizontes. Mas, de novo, isso também requer algum dinheiro. Portanto, o planejamento financeiro é fundamental para transformar esse sonho em realidade.

Agora é colocar mãos à obra. O crescimento profissional será uma consequência natural dos seus esforços. Cuide bem da sua carreira e você será bem recompensado por isso. E não se esqueça: planejamento financeiro vai ajudar a tirar seus projetos do papel.

Para mais conteúdos e informações, fique por dentro de nosso blog!

Ir para o Blog

Marcella Menasce

por Marcella Menasce