Como juntar dinheiro ganhando pouco: 4 dicas infalíveis

06 de dezembro / 2021 (atualizado)

Se você é do time dos que já jogaram ‘como juntar dinheiro rápido ganhando pouco’ no Google e não aguenta mais receber ‘faça bicos’ como resposta, este post é para você!

Abençoados são aqueles que nunca passaram por aquela pindaíba que praticamente obriga a gente a mendigar para o Google uma solução milagrosa para os nossos problemas financeiros. E mais ainda: quem consegue aprender estratégias que não envolvam ganhar mais — o que nem é economizar, falando a verdade.

E, não, não estamos vendendo nenhum milagre aqui também. Na verdade, queremos ajudar você a organizar as suas finanças, tim-tim por tim-tim, para sobrar aquela raspinha no final do mês e, finalmente, juntar o dinheiro que você precisa.

E aí, topa? Então vem com a gente!

É possível juntar dinheiro ganhando pouco?

Primeiro de tudo, precisamos esclarecer uma coisa: sim, é possível juntar dinheiro ganhando pouco. No entanto, você precisa estar ciente de algumas coisas:

  • primeiro: você não vai conseguir juntar uma grande quantidade rápido;
  • segundo: não existe juntar dinheiro ganhando pouco sem um tanto de esforço;
  • e terceiro: assim como tudo que envolve dinheiro, isso exige disciplina.

Já que nós estamos de acordo com essas três premissas, podemos garantir que se você seguir direitinho as dicas que preparamos, será possível conseguir juntar o dinheiro que tanto quer, seja para fazer a sua viagem dos sonhos, para comprar algo que quer muito ou até mesmo para ter uma reserva de emergência.

Como guardar dinheiro assim?

Se você chegou até aqui, acredito que já concordou em fazer alguns esforços, certo? Então agora chegou a hora de pegar lápis e papel e tomar nota. Sigam-me os bons!

1. Separar os gastos por categoria

O primeiro item da nossa lista é um hábito de organização financeira que você já se acostumou a ver por aqui: separar os seus gastos por categoria. É praticamente impossível controlar o seu dinheiro e fazer sobrar no fim do mês sem saber ao certo no que você está gastando.

2. Reveja seus hábitos

E olha que você pode ser bem criativo nessa etapa. Crie categorias que chamem a sua atenção, por exemplo:

  • não vivo sem — para aquelas despesas fixas como aluguel e supermercado;
  • vivo sem, mas não quero — para aquele rolê que você não abre mão ou para aquele lanche do fim de semana;
  • vivo sem e aceito — para gastos supérfluos que podem esperar (roupas, acessórios, assinaturas).

Nesse caso, mantenha os da primeira categoria e veja no que pode economizar; puxe o freio na segunda; e elimine a terceira.

3. Eliminar gastos desnecessários

Esse item merece até uma descrição mais detalhada. Sabe aqueles gastos que você pode cortar fora ou substituir? Faça sem dó, nem que seja temporariamente. Aqui vai uma lista de sugestões:

  • comece a fazer suas unhas em casa;
  • cancele a assinatura do streaming e explore os conteúdos gratuitos;
  • escolha apenas um final de semana no mês para comer fora;
  • convide o crush ou os amigos para um passeio no parque em vez de cinema;
  • zere suas compras de roupas e calçados por alguns meses (você não vai morrer, a gente promete).

É claro que ainda existem outros gastos para cortar do orçamento.

4. Estabelecer metas

Por fim, mas não menos importante: tenha metas claras e objetivas. Não adianta você colocar viajar para a praia no topo das suas prioridades se você não souber:

  • quanto custam as passagens;
  • onde você vai ficar hospedado (casa, hostel, hotel…) e quanto vai custar;
  • qual é a média do valor das refeições que você vai fazer;
  • quais são as compras que você vai precisar para a viagem.

Tenha os valores em mãos, em especial o total. E, depois disso, defina uma data limite para juntar o dinheiro com base em quanto você conseguiria economizar por mês.

Por que é importante guardar dinheiro mesmo ganhando pouco?

Você não precisa ter um super objetivo para fazer algo pelas suas finanças, como poupar dinheiro ganhando pouco. Na verdade, você pode simplesmente guardar para ter uma reserva de emergência ou mesmo para investir o seu dinheiro e deixar ele rendendo.

É claro que se você quiser comprar algo de valor maior, essa é uma estratégia indispensável. Você se lembra de quando era criança e ganhava dinheiro dos adultos? Se quisesse comprar algo legal, precisava ter autocontrole e guardar aos poucos, para só então comprar.

Quando a gente é criança não existe parcelamento. E esse é um exemplo que você pode levar para a vida adulta. Portanto, se você quiser comprar coisas sem se endividar, vai precisar aprender a guardar o seu dinheiro, ainda que você ganhe pouco.

Quais são os benefícios que isso pode trazer?

Não é muito difícil prever os benefícios que dinheiro sobrando no bolso podem trazer, né? Mesmo assim, resolvemos elencar alguns para você. Espia só!

Realizar seus sonhos

Se você tem o sonho de viajar ou de comprar uma coisa que custa muita grana, sabe bem que só de imaginar realizar isso o coração já se enche de alegria, né? Então, ao economizar seu dinheiro você pode finalmente realizar seus sonhos sem precisar se endividar para isso.

Ter uma reserva de emergência

Uma reserva de emergência chega a ser quase uma necessidade básica. Mesmo assim, pouca gente tem porque não sobra dinheiro no final do mês para isso. Mas, com as dicas que você conferiu, a sua reserva pode acontecer, livrando você de ficar apertado se ficar ser emprego ou tiver algum problema de saúde, talvez.

Investir o seu dinheiro

Ser investidor não é só coisa de peixe grande, não. Dá para começar a investir com pouco, bem pouco para falar a verdade. Então, se você quer ganhar experiência e explorar o mercado, a sua poupança pode ser um bom começo para isso, além de ser uma forma de ganhar dinheiro na internet.

Aproveitar oportunidades

Sabe aquele convite de um amigo para ir embora para uma cidade com mais oportunidades de emprego? Aquele cursinho ou graduação que você quer fazer e apareceu com um preço especial por conta de uma promoção? Você pode aproveitar essas e outras oportunidades se tiver um dinheirinho sobrando.

Viu só como não é coisa de outro mundo ter dinheiro, mesmo ganhando pouco? Na verdade, existe uma premissa que diz que se você manter o seu padrão de vida sempre um nível abaixo daquilo que ganha fica ainda mais fácil.

É normal que, desde o primeiro salário, a gente queira comprar coisas que sempre viu as pessoas terem, mas que a gente não podia e agora dá. Mas, às vezes, esperar um pouquinho mais pode ser uma estratégia mais inteligente e que vai ajudar você a ter uma vida financeira mais tranquila ali na frente.

Então, se você curtiu as nossas dicas e aprendeu como juntar dinheiro ganhando pouco, que tal fazer a sua parte e ajudar outras pessoas? Compartilhe este conteúdo!

Gabriella Araujo

por Gabriella Araujo