Graduação barata: onde encontrar e como ela pode te ajudar no futuro

21 de outubro / 2021 (atualizado)

Para alavancar a carreira e a vida financeira, muitas pessoas ainda se perguntam se ainda vale a pena investir no ensino superior. Sabemos que uma graduação não depende somente de um investimento financeiro, como também de tempo e energia.

Mas, ainda compensa entrar num curso superior? Quais são os benefícios? E como encontrar uma graduação barata e de qualidade? Respondemos a essas questões no artigo abaixo.

Benefícios de um curso superior

O curso superior continua sendo extremamente benéfico, já que a educação é o único investimento que apresenta retorno garantido. As empresas ainda consideram o profissional que tem ensino superior mais qualificado para determinadas funções, em diversos segmentos de mercado. E aqui podemos incluir cargos de liderança e gerência.

Leia também: Aprenda a poupar dinheiro para investir em projetos pessoais.

Em situações de crise, em que a disputa por vagas de emprego fica mais acirrada, possuir um curso superior no currículo pode ser um grande diferencial. Veremos abaixo outros benefícios:

Maiores salários

Investir em uma graduação também é uma das melhores maneiras de garantir um salário acima da média e maior poder aquisitivo. Segundo um relatório da OCDE, brasileiros formados no ensino superior ganham, em média, mais do que o dobro de quem só cursou o ensino médio. Com uma pós-graduação, o salário fica 4 vezes maior.

Concurso público

Quem deseja ingressar no serviço público, por exemplo, encontra melhores opções em concursos de nível superior, em detrimento dos concursos de nível médio. Os salários, de forma geral, são maiores e a concorrência diminui.

Networking

Por fim, ao longo do curso superior, você vai conhecer pessoas diversas e ter a possibilidade de fazer networking, dentro e fora da universidade. Essa é uma grande vantagem para se desenvolver na carreira e encontrar boas oportunidades de emprego.

Graduação barata: como e onde encontrar?

Se você decidiu que investir em um curso superior é a opção mais adequada para você, ótimo! Agora, como encontrar uma graduação barata que seja verdadeiramente boa?

Abaixo, vamos dar alguns exemplos de como investir no futuro, sem que isso pese no seu bolso.

ProUni

O ProUni, Programa Universidade para Todos, distribui bolsas de estudo para pessoas que desejam ingressar em um curso superior, mas não podem pagar as mensalidades. É possível concorrer a bolsas integrais (100% de desconto) ou parciais (50% de desconto).

Para participar, o aluno precisa ter realizado a última prova do Enem, tendo conseguido mais do que 450 pontos nas provas e uma nota superior a 0 na redação. Além disso, deve comprovar renda de acordo com os requisitos do programa.

Bolsas de estudo

Algumas instituições de ensino e empresas oferecem bolsas de estudo para estudantes de baixa renda. Há faculdades que aceitam a nota do ENEM para o ingresso (sem a necessidade fazer o vestibular da instituição), desde que o aluno não tenha zerado nenhuma das provas, nem a redação.

Existem também algumas universidades que possuem parcerias com instituições sem fins lucrativos, para custear bolsas de estudo para alunos. Em adição, alguns governos estaduais também promovem programas de incentivo educacional.

FIES

O Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (FIES) é um programa do governo federal que permite que o estudante financie toda a graduação, pagando o curso somente após a conclusão. É válido apenas para graduações presenciais.

Assim como o ProUni, o aluno precisa ter realizado a última prova do Enem, tendo conseguido mais do que 450 pontos nas provas e uma nota superior a 0 na redação, além de comprovar renda.

Ensino a distância

Atualmente, uma das melhores maneiras de conseguir encontrar uma graduação barata é através de cursos EAD, uma modalidade que está democratizando o acesso à educação no país.

A Ampli é um exemplo excelente de faculdade EAD barata, oferecendo mais de 60 cursos de graduação e mais de 200 cursos de pós-graduação 100% online, em diferentes campos do conhecimento, com mensalidades fixas que cabem no seu bolso. Outro fator interessante oferecido pela instituição é o período de teste, em que os alunos matriculados recebem o primeiro mês grátis para testar a adaptação ao curso, aulas e metodologia de aprendizagem.

É possível concluir uma graduação a partir de 1 ano e meio, dependendo do curso escolhido. Os estudantes possuem a flexibilidade de trancar o curso sem custos, caso seja necessário. Confira agora todas as opções disponíveis e garanta sua vaga em uma faculdade EAD barata e de qualidade.

Gabriella Araujo

por Gabriella Araujo