Compra mensal ou semanal no supermercado: qual vale mais a pena?

08 de julho / 2021 (atualizado)

Boa parte do orçamento da casa é destinado ao supermercado. Mas, o que é melhor: compra mensal ou semanal? Cada pessoa tem seus hábitos. Porém, muitos cometem alguns erros nesse momento e, assim, comprometem a economia doméstica.

Tanto a compra por mês, quanto a por semana têm prós e contras. E é preciso refletir sobre cada uma para escolher a melhor maneira de acordo com seu estilo de vida.

Você também quer acertar na escolha? Neste post, falamos melhor sobre cada uma das opções. Acompanhe e descubra como comprar todos os itens necessários sem pesar no bolso!

Qual é a diferença entre as compras mensal e semanal no supermercado?

Normalmente, o hábito de fazer uma compra grande para o mês todo é reflexo da época da hiperinflação, na década de 80 até meados dos anos 90. Nesse período, os preços oscilavam muito. Alguns chegavam a ser atualizados mais de uma vez por dia. Desse modo, assim que as pessoas recebiam o salário, iam logo para supermercado e faziam uma grande compra para garantir uma certa estabilidade nas finanças pessoais.

Caso contrário, corriam o risco de serem surpresos com preços mais altos. Felizmente, a época da hiperinflação chegou ao fim. Contudo, muitas famílias continuam com esse hábito.

Outro motivo que faz com que as pessoas optem pela compra mensal é falta de tempo. Com o dia a dia corrido, ou mesmo pela falta de planejamento, não sobra muito tempo para ir mais vezes ao supermercado. Por sua vez, quem tem o costume de fazer compras semanais geralmente reserva um dia da semana para isso.

O que vale mais a pena?

A verdade é que não há uma opção melhor que sirva para todas as pessoas. Afinal, os estilos e ritmos de vida variam para cada um. De todo modo, ter um planejamento e manter uma periodicidade nas compras é muito importante. Isso permite ter um controle maior e, ainda, ajuda a evitar gastos desnecessários que podem comprometer o orçamento doméstico.

Da mesma forma, é bom procurar manter o mesmo tipo de pagamento todas as vezes. Se em um momento você paga com um cartão de crédito, em outro momento com um segundo cartão e, em outro, no débito ou faz o pagamento via Pix, por exemplo, pode bagunçar suas finanças. Manter o mesmo meio de pagamento é uma forma eficiente de controlar seu bolso e evitar cobranças indevidas.

Mas, voltando sobre o que é melhor, se a compra mensal ou semanal, é preciso levar em consideração uma série de fatores, como estilo de vida da família, tempo disponível, rotina, entre outros.

O ideal é avaliar os prós e contras de cada opção e, dessa maneira, decidir o que é melhor para você. Por isso, separamos os pontos positivos e negativos das duas alternativas. Confira a seguir!

Quais são as vantagens e desvantagens de fazer a compra mensalmente?

Grande parte dos produtos é usada em quantidades maiores durante todo o mês, como sabonetes, itens de limpeza e higiene pessoal, alimentos não perecíveis, entre outros. Ao fazer a compra mensal, é possível conseguir bons descontos ao comprar várias unidades do mesmo produto — o famoso “compre 3 e pague 2”.

Outro ponto positivo é a economia de tempo. Ao ir apenas uma vez ao mês ao supermercado, você terá mais tempo disponível para realizar outras atividades. Do mesmo modo, você sempre terá tudo em boa quantidade. Assim, não será preciso checar se algo está em falta toda vez que precisar, evitando ir ao supermercado apenas para comprar um produto.

Além do mais, ao fazer compras com menos frequência, significa uma probabilidade menor de comprar coisas por impulso e sem necessidade. Em contrapartida, um dos pontos negativos é a perda de ofertas que os estabelecimentos fazem durante os dias da semana.

Também pode haver desperdício se as quantidades não forem calculadas da forma correta. Como não é possível armazenar produtos perecíveis por um longo tempo, como os vegetais, sua alimentação não será tão saudável.

E quais são os prós e contras da compra semanal?

Sem dúvida, a maior vantagem de fazer compras semanalmente é sempre ter alimentos frescos em casa, como carnes, frutas, legumes e verduras. Também, como as idas são mais frequentes, é mais fácil focar o que realmente está em falta, evitando comprar em excesso.

Outro benefício é poder aproveitar as ofertas semanais. É bastante comum que os supermercados tenham um dia de promoção para cada tipo de produto, a exemplo da “segunda-feira do hortifruti” ou “terça das carnes”. Por outro lado, ir mais vezes ao supermercado pode significar mais facilidade em cair nas tentações dos itens supérfluos, como comprar aquele chocolate ou um doce diferente toda semana.

Também, será preciso gastar mais tempo e enfrentar mais vezes o trânsito e a fila do caixa. Dependendo do lugar onde você mora, também é essencial levar em consideração a cobrança de estacionamento ou o preço do transporte.

Como escolher a melhor opção?

Como você viu, as duas alternativas podem ser boas, dependendo do que você prioriza. Para escolher a melhor opção, você pode refletir sobre alguns pontos.

  • Com que frequência os itens comprados acabam em sua casa?
  • Quais são os hábitos alimentares da sua família? Todos costumam fazer todas as refeições em casa?
  • Para você, é vantajoso comprar alguns produtos em quantidade maior ou isso seria exagero já que o consumo é menor?
  • Há bastante consumo de alimentos que precisam ser comprados com frequência, como é o caso de frutas, legumes e verduras?
  • Qual o seu tempo disponível para fazer as compras da casa?

Ou seja, pense sobre como é a dinâmica da sua família. Caso prefira, você pode mesclar as duas opções. Isto é, fazer a compra de produtos não perecíveis uma vez ao mês e comprar carnes e vegetais semanalmente.

E então? Conseguiu decidir entre a compra mensal ou semanal? Seja qual for a escolha, o ideal é manter uma rotina. Além de ajudar a organizar seu tempo, isso é imprescindível para ter um bom controle sobre suas finanças. Aliás, um bom planejamento nas compras do supermercado é uma forma bastante eficaz de economizar e manter em dia as contas da casa.

Quer mais dicas sobre como ter mais controle financeiro? Então, siga nossas páginas nas redes sociais e fique de olho nas publicações! Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.

Rodrigo

por Rodrigo