9 melhores aplicativos para controle financeiro

9 melhores aplicativos para controle financeiro

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Ter um ou mais aplicativos para controle financeiro no celular ou tablet está longe de ser exagero, viu? Cada vez mais as pessoas têm adotado o hábito de utilizá-los devido aos recursos que eles oferecem e que tanto ajudam quem precisa de um empurrãozinho para melhorar as próprias finanças, reduzir os gastos, se ver livre das dívidas e poupar dinheiro para o futuro. Se você também se vê na mesma situação, não desanime! Neste post, reunimos indicações de apps para baixar e mostramos como eles podem te ajudar, efetivamente, no seu orçamento. Acompanhe!

1. Organizze

Começamos com o Organizze, um app gratuito que serve para você ter um panorama mais completo e atualizado de como anda a sua vida financeira e o que merece atenção nela.

Quais as funções do aplicativo?

O aplicativo permite que você monitore as suas contas correntes e respectivas linhas de crédito a partir de uma mesma tela. Para isso, é preciso registrar todas elas no programa para que fique disponível o saldo em conta, o saldo de cartões de crédito e demais recursos bancários ofertados.

Como usar?

A partir da inclusão dos seus dados, você pode gerar relatórios que indicam a evolução do crédito concedido a você, a sua média de gastos e o tipo de despesa mais comum envolvendo seus cartões e pagamentos automáticos liberados em conta. Dessa forma, dá para estabelecer limites e avaliar quais serviços são dispensáveis.

Quais os prós e contras?

Entre os prós, podemos listar a praticidade de uso da ferramenta, o detalhamento dos relatórios oferecidos e a funcionalidade de checar múltiplas contas a partir de uma mesma central de gerenciamento. Já na parte dos contras, é preciso pontuar o fato de que algumas pessoas podem preferir não fornecer dados pessoais bancários, por mais que o aplicativo não peça senha ou qualquer mecanismo de acesso e movimentação.

2. Minhas Economias

O Minhas Economias vai direto ao ponto: ajudar você a ficar por dentro de como o seu dinheiro está sendo gasto e o que pode ser feito para construir novos hábitos financeiros.

Quais as funções do aplicativo?

As funções do aplicativo giram em torno de apontar categorias de despesas e gerar indicadores de gastos elevados para cada uma delas, o que permite que você vá direto à raiz do problema do seu orçamento mensal, segmentando o problema.

Como usar?

O primeiro passo para utilizá-lo é registrar quais são os seus ganhos mensais e o quanto da sua renda deveria ser destinado a arcar com as despesas. A partir daí, você começa a anotar todos os gastos que vão ocorrendo durante a semana, tanto aqueles programados quanto os imprevistos. No fim de 30 dias, chega o momento de averiguar se foi possível manter as despesas sob controle ou se há excessos sendo cometidos, o que vai demandar novos hábitos de administração do seu dinheiro.

Quais os prós e contras?

A principal vantagem do app é ter um maior aprofundamento da sua realidade financeira, já que você registra todos os seus passos. Porém, infelizmente, isso também gera um ponto negativo. Afinal, as anotações precisam ser recorrentes no app, o que é incômodo inicialmente para quem não tem o costume de gerenciar as próprias contas.

3. Wallet

O Wallet é um painel de controle financeiro para gastos que ocorrem, por exemplo, em passeios, programas e atividade de lazer, justamente quando as pessoas estão mais propensas a gastar.

Quais as funções do aplicativo?

O aplicativo disponibiliza seções de receita, despesa e transferência para que você possa pontuar o orçamento que tem, quanto gastou e se fez contas conjuntas com amigos e familiares. Isso dá um panorama mais claro das entradas e saídas da sua conta.

Como usar?

Use o Wallet para estabelecer uma média de gastos para os seus momentos de lazer e conferir quanto você realmente paga para usufruir deles. A ideia é que isso sirva como base para você repensar seus locais de passeio e programas, eventualmente buscando alternativas mais econômicas ao sair sozinho ou acompanhado.

Quais os prós e contras?

O Wallet dispõe de um painel otimizado de acesso às suas despesas. Isso evita um excesso de informações na tela do seu celular, o que é um ponto positivo. Por outro lado, ele utiliza muito as porcentagens e gráficos de estimativa de crescimento ou perda de dinheiro, o que pode ser um problema para quem prefere informações mais diretas ao ponto.

4. Orçamento Fácil

O Orçamento Fácil foi desenvolvido para quem deseja estipular um planejamento financeiro familiar, garantindo, assim, o bem-estar e a qualidade do cônjuge e dos filhos.

Quais as funções do aplicativo?

O app traz funções de planejamento de orçamento do seu lar, dividindo a renda combinada dos responsáveis financeiros para despesas como escola, plano de saúde, compras do mês de alimentação, custos com contas de água e energia, e por aí vai.

Como usar?

Ao abrir o painel geral, você deve estabelecer qual será o valor disponível para a manutenção do padrão de vida da sua família. A partir daí, deve filtrar todas as suas despesas e traçar uma média de custo de cada uma para quelas funcionem como parâmetros para os próximos meses. Com isso, você poderá acompanhar a evolução das suas contas, quais contratempos aparecem e como anda até mesmo a opção de reserva financeira.

Quais os prós e contras?

Esse é um dos apps mais completos para quem busca manter as finanças em dia, já que você pode planejar o seu futuro em detalhes. O contra do Orçamento Fácil é que ele também pede informações bancárias para dar previsões mais precisas de despesas.

5. Excel

Outra sugestão da nossa lista é o Excel, o conhecido programa da Microsoft Office que é utilizado para a organização de dados, principalmente financeiros. Tradicionalmente, ele é usado em computadores. Porém, já está disponível a versão em app para celulares e tablets.

Quais as funções do aplicativo?

O Excel fornece recursos de registro, análise e contabilidade de informações registradas pelo usuário. Na prática, isso significa que você consegue identificar situações estranhas que estão ocorrendo na sua renda, no seu orçamento familiar e, em especial, nos seus gastos corriqueiros. Além disso, ele permite compartilhamento de arquivos em nuvem e edição simultânea por múltiplos usuários, o que é muito útil quando você divide as despesas com mais pessoas.

Como usar?

Você pode aproveitar a ferramenta para criar diferentes planilhas de gastos. Por exemplo, de acompanhamento de investimentos, de controle de dívidas, de pagamentos efetuados por serviços no seu lar, orçamentos de compras no supermercado etc.

Quais os prós e contras?

Entre os pontos positivos do Excel, está o fato de que você pode customizar 100% as planilhas de despesas que quiser criar — algo que outros apps vão limitar. Já o ponto negativo é que ele requer um conhecimento prévio de fórmulas do programa, além de não ter uma interface tão intuitiva e simplificada como outras opções apresentadas aqui.

QUER NEGOCIAR SUAS DÍVIDAS COM TRANQUILIDADE? A EMDIA OFERECE AS MELHORES CONDIÇÕES. ENTRE EM CONTATO!

6. TravelSpend

O TravelSpend é outro aplicativo que não poderia faltar, já que ele é voltado para facilitar a sua programação financeira de viagens nacionais e internacionais.

Quais as funções do aplicativo?

O app traz como principais funções a listagem estimada de despesas em viagens (como transporte, acomodação, documentação, alimentação etc.). Além disso, você tem a possibilidade de compartilhar o seu levantamento com amigos e familiares, caso eles embarquem com você ou decidam fazer o mesmo percurso posteriormente.

Como usar?

Você utiliza o TravelSpend para identificar onde estão as principais despesas das suas viagens, manter a sua ida a outras cidades dentro do seu orçamento e pensar em formas de economizar enquanto viaja. Por exemplo, trocando o tipo de hospedagem, planejando refeições em locais mais em conta, dando preferência a passeios gratuitos etc.

Quais os prós e contras?

Entre os pontos favoráveis desse app, está o fato dele montar uma base de informações sobre os seus destinos, o que facilita futuras viagens, e a possibilidade de ajustá-lo para prestação de contas sobre temporadas fora do país. O ponto negativo se concentra, basicamente, no fato dele ser voltado para gestão de viagens. Logo, quem quer fazer um controle financeiro mais amplo e voltado para o cotidiano precisará de outro aplicativo.

7. Controle de Contas a Pagar

O Controle de Contas a Pagar, como o nome sugere, é voltado para quem tem dificuldade em recordar a data de pagamento de serviços cobrados em boletos e faturas.

Quais as funções do aplicativo?

Ele disponibiliza alertas, lembretes e avisos que ficam aparecendo no seu dispositivo durante horas ou mesmo dias, conforme programado, até que você marque na ferramenta que as contas foram pagas. Eles também podem ser personalizados para serem enviados por e-mail, caso prefira.

Como usar?

Você lista todas as contas mensais fixas e variáveis que tem, sinalizando as datas de cobrança para cada um e os respectivos valores. Quando os dias informados estiverem próximos, você receberá alertas e avisos personalizados para não esquecer mais nada.

Quais os prós e contras?

O principal benefício desse aplicativo de controle financeiro é evitar atrasos nos boletos, faturas e demais contas mensais. Afinal, isso gera mais gastos para o seu bolso por conta das multas e taxas de atraso. O ponto negativo é que ele não permite planejamento de gastos ou gestão de finanças.

8. 52 Semanas

O aplicativo 52 Semanas funciona como um facilitador de reservas financeiras. É ideal para quem tem problemas em manter a consistência do hábito de guardar dinheiro.

Quais as funções do aplicativo?

O 52 Semanas traz uma função específica: a de ajudar você a montar um calendário de 52 semanas consecutivas nas quais vai juntar dinheiro. Você pode usar o simulador do programa para projetar qual quantia inicial é a melhor conforme a sua realidade financeira e os seus objetivos pessoais.

Como usar?

O app é bastante intuitivo. Ao acessá-lo, você confere o plano ideal para te ajudar a montar um pé de meia sazonal com valores abaixo do estimado para poupanças ou reservas financeiras que, geralmente, falam em 10% ou 20% da renda. A ideia é simples: habituar o usuário a poupar com pouco para que isso vire algo corriqueiro na sua vida mais à frente.

Quais os prós e contras?

A vantagem dele é mostrar que você pode, sim, economizar e que dá para fazer isso sem comprometer a sua renda. O ponto negativo é que o app é voltado unicamente para esse tema. Portanto, outros assuntos vão demandar outros aplicativos complementares.

9. Gastos Diários 3

Por fim, o Gastos Diários 3 está disponível para quem quer ter um controle rigoroso e e rico em detalhes das despesas do dia a dia para parar de perder dinheiro.

Quais as funções do aplicativo?

O Gastos Diários 3 traz uma lista de movimentações completas do seu dinheiro. A ideia é que você faça um registro otimizado de destino dado a cada centavo a partir do recebimento do salário ou dos seus ganhos mensais. Você pode acessar as categorias de gastos por comida, vestuário, passeios, educação, saúde, exames, taxas bancárias etc.

Como usar?

O processo de uso do aplicativo é bem simples: você deve subir para o programa todas as despesas que tem, independentemente delas serem feitas em estabelecimentos, na rua ou de forma automática nas suas contas. Ao fazer isso, é preciso categorizar o gasto conforme os ícones disponíveis para que você consiga monitorar suas fontes de maiores custos.

Quais os prós e contras?

O ponto alto desse app é o fornecimento de um extrato aprofundado dos seu gastos, desde aqueles mais simples até os mais acentuados. Na contramão, o Gastos Diários 3 requer uma maior dedicação para alimentá-lo com todas as informações necessárias. Para quem tem um dia corrido, isso, inevitavelmente, pode se tornar uma pedra no sapato. Gostou das nossas sugestões de aplicativo para controle financeiro? Faça o teste das sugestões listadas para conferir, no dia a dia, como eles podem ajudar você a fazer melhor uso da sua renda, gerir adequadamente as suas linhas de crédito e reduzir despesas desnecessárias. Aproveitando este assunto, não deixe de conferir o nosso artigo com dicas para você melhorar o controle do cartão de crédito e não se endividar!
por Emdia