Páscoa 2020: mais conexão e dinheiro no bolso

03 de abril / 2020 (atualizado)

Esse ano, além dos altos preços dos ovos de chocolate e do bacalhau, vamos lidar com mais uma novidade nessa Páscoa: o isolamento.

Isso significa ter que passar essa data sem grana e sem sair de casa? Nós vamos te ajudar a enxergar uma oportunidade nisso tudo.

A Páscoa é uma data muito importante e especial para grande parte dos brasileiros. Segundo o CNDL/SPC, sete em cada dez pessoas em nosso país, fazem compras pensando nessa data e presenteiam a família ou amigos com ovos de chocolate de todos os tamanhos e marcas.

Ficar em casa na Páscoa para quê?

A pandemia do novo Coronavírus trouxe preocupações ligadas à saúde, principalmente de idosos e pessoas com doenças pré-existentes.  Daí vem a nossa missão de reduzir ao máximo o contato físico, enquanto não tivermos vacinas e remédios oficiais para tudo isso. Deu para perceber a importância de ficar em casa nesse momento?

O que fazer para economizar?

A gente falou apenas do impacto na saúde, mas é claro que com tudo isso acontecendo, a economia e os nossos bolsos também estão enfrentando dificuldades, principalmente os profissionais autônomos. Esse é o momento de conhecer melhor o seu orçamento e avaliar o que dá para segurar nos gastos. Incluindo aqueles que normalmente só temos na Páscoa. Por isso, aqui vão algumas dicas:

1- Não se prenda às tradições

Que o bacalhau é tradição no almoço da sexta-feira santa, a gente sabe. E justamente pelo aumento da procura, o preço pode aumentar. Mas a gente garante que dá para inventar outras receitas, muitas vezes sem nem precisar ir ao supermercado, apenas com o que tiver em sua dispensa! Essa é a hora de procurar vídeos no Youtube, colocar a criatividade para funcionar e #ficaremcasa

2- Pesquise os preço antes

Se não tiver jeito e você precisa dar uma saidinha para ir ao mercado, vale pesquisar antes os preços daquilo que você pretende comprar para não pagar mais caro. Em 2019, 86% das pessoas que foram às compras na Páscoa pesquisaram com antecedência os preços dos produtos e acharam que essa prática as ajudou a economizar dinheiro.

3- A eterna briga: ovo ou barra de chocolate?

Não é novidade que um ovo de chocolate pode ser bem mais caro do que a barra de mesma marca e mesmo peso. Os fabricantes alegam que isso acontece por conta das embalagens diferenciadas, os brindes que vêm dentro do ovo ou até mesmo pelo processo de produção em formato redondo ser mais caro. O fato é que dá para escapar de todos esses motivos de duas formas: Comprar a barra do chocolate e focar no gosto e não no formato, ou fazer o seu próprio ovo caseiro e quem sabe ainda, não descolar uma renda extra com isso!

Como fazer ovos caseiros?

Se você gosta de cozinhar essa pode ser a sua oportunidade! Aproveite o tempo em casa para testar receitas e levar para frente aquelas que mais gostar. Além disso… → Inove nos sabores e recheio dos ovos. Vale também pensar em linhas diferentes, como por exemplo doces para diabético, pois a procura por esse tipo de produto vem aumentando bastante. → Compre toda matéria prima que for utilizar em mercados de atacado para gastar menos possível. Isso inclui as embalagens. → Quando for estabelecer o preço de venda dos seus produtos, não pense apenas no dinheiro que gastou com os ingredientes, mas some também o tempo que foi necessário para a produção. Tempo é dinheiro! → Se doces não são a sua praia, tudo bem! Você pode pensar em refeições congeladas ou pratos principais para o almoço de Páscoa! Se nem cozinhar for o que você gosta, dá para apostar ainda nos artesanatos e cestas, como a dessa imagem, por exemplo:

→ Para fazer propaganda de seus produtos, use as melhores ferramentas que temos: Whatsapp, Facebook, Instagram e claro, o bom  e velho: boca a boca. → Em tempos de não poder sair de casa, combine de realizar as entregas de uma forma que fique bom para todo mundo! Horários alternativos, deixar na garagem do seu cliente ou contar com empresas que prestem esse tipo de serviço: Loggi e Rappi são bons exemplos delas! Mas, não se esqueça de incluir esse custo no preço final do seu produto, ok?

Bolso feliz, mas e o coração?

Estar fisicamente sozinho(a) em casa, não significa passar datas especiais longe de quem amamos. Essa é a hora de nos apoiarmos mais do que nunca na tecnologia! Pensando nisso, fizemos uma lista com alguns sites e aplicativos, para realizar ligações e chamadas de vídeos de forma gratuita e juntar toda a família na telinha da câmera: 1- O próprio Whatsapp nos permite ir além das mensagens de texto: é só clicar no ícone da câmera ou do telefone, dentro das conversas.  Dá para incluir até 4 pessoas no seu grupo 🙂 2- Facebook Messenger: se precisar de mais pessoas, o Facebook Messenger permite a conexão com várias em uma chamada de vídeo, desde que estejam todos em um mesmo grupo. 3- Instagram: permite que até quatro pessoas conversem em uma videoconferência pelo Direct, no aplicativo. 4- Hangouts: para usar o serviço de chamadas do Google, basta apenas ter uma conta gmail, criar um link para a conversa e compartilhar com todos aqueles que você deseja que participem da festa!

Gostou das dicas? Nós da emDia esperamos que elas te ajudem a tirar o melhor proveito possível dessa situação! Queremos que você conte com a gente muito além dos momentos em que precisa de uma central negociação de dívidas online, por isso, você encontra outros conteúdos para te ajudar a organiza as contas e cuidar melhor do seu rico dinheirinho!

Ir para o blog

Marcella Menasce

por Marcella Menasce