Qual é a importância de apoiar pequenas empresas? Entenda

04 de dezembro / 2020 (atualizado)

Empreendedores de diversos setores tiveram que lidar com os desafios impostos no ano de 2020, especialmente as empresas de pequeno porte e os trabalhadores informais. Dessa forma, apoiar pequenos negócios, principalmente os locais, tornou-se imprescindível.

Muitas pessoas não reconhecem as dificuldades dos trabalhadores informais, que geralmente estão limitados a uma fonte renda. Com o crescente número de demissões em todo país, milhares de brasileiros tiveram que se reinventar para conseguir novos clientes, continuar lucrando e sustentando suas famílias.

O impacto da crise segue afetando a vida de todos nós, tornando a busca por alternativas cada vez mais constante. E foi a partir desta necessidade que diversos projetos inovadores foram desenvolvidos, justamente com o objetivo de apoiar pequenos negócios. São projetos assim que apresentamos no Vida que Segue, focado em apoiar pequenas empresas e o trabalhador informal.

Continue lendo para saber mais sobre a situação dos trabalhadores informais durante a pandemia, além de uma breve apresentação sobre o Vida que Segue. Confira!

Qual é o impacto da crise nos pequenos negócios?

casal com contas e notas fiscais na mão

Quando paramos para pensar no nosso cotidiano, fica evidente que as pequenas empresas contribuem de forma muito significativa para as nossas vidas e que foram brutalmente afetadas pela crise do novo coronavírus. Mas qual é a real dimensão desse problema? Vamos entender melhor?

Falando em números

Em dados numéricos, vemos que 31% das pequenas empresas tiveram seu funcionamento afetado pela crise e 58,9% decidiram cessar suas atividades temporariamente. Essas informações nos mostram que grande parte do setor sofreu diretamente com as mudanças econômicas provocadas pela pandemia.

Os Estados mais afetados

Entre os locais menos afetados economicamente pela crise do novo coronavírus temos Sergipe e Mato Grosso, com quedas respectivas de -18,9% e -27,5%. Em contraponto, Piauí (-88,7%), Paraíba (-83,8%) e Rio Grande do Norte (-81,9%) apresentaram queda bastante significativa e alarmante.

Como pequenas empresas podem se manter nesse momento?

Como manter um pequeno negócio diante de um cenário com tantas incertezas? O que fazer para avaliar a viabilidade da minha empresa em um momento de crise? Quais alternativas o mercado tem para oferecer agora?

Essas são algumas das dúvidas que atordoam a mente de um pequeno empreendedor em momentos como este. Em 2020, algumas grandes empresas resolveram dar um empurrãozinho para ajudar os negócios menores. Confira abaixo alguns deles e o que fizeram!

iFood

A empresa teve um papel importante em auxiliar restaurantes durante a crise. Dentre as oportunidades oferecidas, o Ifood criou um fundo de R$ 50 milhões com possibilidade de antecipação de recebimento por vendas.

Uber

A plataforma Uber Eats, serviço de delivery da empresa, priorizou em seu aplicativo restaurantes locais, além da realização de campanhas em prol dos pequenos negócios em suas redes sociais. E foi além: não reteve a comissão sobre venda dos estabelecimentos menores.

Facebook

O Facebook, queridinho das redes sociais, não ficou de fora: criou um fundo de U$ 100 milhões destinado ao apoio de negócios em diversos países, incluindo o Brasil.

Como eu posso apoiar pequenas empresas no dia a dia?

mulher com celular na mão representando passos para limpar o seu nome

Para funcionarem e crescerem, as empresas (especialmente os pequenos negócios) precisam de grande apoio das pessoas ao redor. Por isso, a importância de conquistar a confiança do cliente. Mas não somente dos consumidores. Há toda uma rede de relacionamentos para que qualquer negócio se mantenha firme: fornecedores, funcionários diretos e indiretos, entre outros.

Mas como eu posso apoiar pequenas empresas sem fazer parte dessa rede de relacionamentos? Veja!

Siga nas redes sociais

Seguir as pequenas empresas nas redes sociais é uma forma bem prática e eficiente de apoiar uma marca. Além disso, vale curtir e compartilhar os posts que achar mais legal, para gerar engajamento e ajudar na divulgação.

Compre online

Em tempos de pandemia, o recomendado é respeitar o isolamento social. Então, quando surgir a necessidade de comprar algo, você pode fazer isso diretamente da sua casa, respeitando as medidas de segurança sem deixar de apoiar pequenas empresas.

Avalie pequenas empresas

Em plataformas online, como Ifood ou mesmo nas redes sociais, há sempre um espaço direcionado à avaliação da empresa. Que tal fazer uma avaliação bem bacana e ajudar um pequeno negócio?

Divulgue “boca a boca”

Todos nós sabemos que nenhuma divulgação equivale à boa e velha “boca a boca”. Em tempos de pandemia, uma ótima alternativa para isso é dar aquela elogiada em uma pequena empresa no grupo da família ou dos amigos. Parece uma ótima alternativa, não é mesmo?

O que é o Vida que Segue?

O Vida que Segue: Empreendedores do Mundo Real é um projeto criado pela emDia para contar as histórias de superação de pequenos empreendedores que se reinventaram durante a crise. Por meio de uma websérie de 6 vídeos que apresenta diferentes situações e como cada uma delas foi solucionada.

Veja abaixo um dos episódios da série:

Como surgiu?

O pontapé inicial do projeto surgiu com as notícias sobre a curva econômica diante da situação de pandemia no país. O principal objetivo é apresentar personalidades que tiveram a capacidade de manter suas forças mesmo em meio ao caos, e de reinventar seus sonhos e projetos em plena crise econômica mundial.

Qual é o objetivo?

O intuito é fazer com que mais pessoas se sintam encorajadas diante dos desafios que um empreendimento oferece. A principal lição oferecida pelo projeto é para que não percamos nossa capacidade de continuar.

É preciso estar ciente de que as pequenas empresas exercem um papel crucial no desenvolvimento da economia nacional. Por isso, quando esse setor é afetado, toda a sociedade acaba sofrendo as consequências da queda desse nicho de mercado, de forma direta ou indireta.

Crises econômicas sempre existiram e sempre existirão. No entanto, a população sobreviveu a todas elas até agora, graças à sua capacidade e disposição de se reinventar sempre. Que esse seja mais um capítulo de nossa história transformado em tempos melhores e mais acolhedores!

Neste contexto em que vivemos hoje, o apoio é fundamental, além de oferecer ganhos a todos os envolvidos. Apoiar trabalhadores informais é uma boa alternativa em qualquer momento e não apenas em situações de crise.

Gostou do texto e de saber mais sobre a importância dos pequenos negócios? Acompanhe as nossas redes sociais para entender mais sobre projetos como o Vida que Segue!

Marcella Menasce

por Marcella Menasce