Consumo sustentável: o que é, vantagens e como adotá-lo

Consumo sustentável: o que é, vantagens e como adotá-lo

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Consumo sustentável é um conceito atual que envolve o uso adequado dos recursos naturais e dos produtos de maneira responsável. O principal objetivo de adotar as suas práticas é possibilitar que as necessidades da sociedade sejam atendidas no presente e no futuro, sem criar um impacto negativo ao meio ambiente. Mas não existe apenas uma definição para esse termo. Definir consumo consciente requer uma ampliação da visão para compreender todos os seus aspectos e, inclusive, as questões de desenvolvimento sustentável. Ele se aplica às empresas, economias, governos e consumidores em geral e envolve o estilo de vida de todas as pessoas. Para um melhor entendimento sobre o assunto, neste artigo vamos explicar o conceito de consumo sustentável, sua importância e benefícios para a sociedade. Ao final, veja quais são as melhores práticas em sustentabilidade.

O que é consumo sustentável?

O consumo sustentável diz respeito à utilização de serviços, bens e produtos de modo que os impactos ambientais sejam minimizados enquanto se atende as demandas sociais. Ele se tornou necessário para preservar o planeta e a natureza para as futuras gerações, portanto, inclui produção sustentável, mudanças no uso e descarte de materiais, reciclagem, entre outros aspectos. Consumir de maneira sustentável depende da produção e do desenvolvimento com base em sustentabilidade, já que o consumo também se refere ao modo como utilizamos e descartamos aquilo que consideramos inútil ou lixo. Dessa forma, o consumo sustentável é o resultado das decisões coletivas e individuais sobre adoção de práticas na satisfação de necessidades. Confira algumas das suas premissas:
  • equidade intergeracional e intrageracional;
  • uso de recursos renováveis ​​dentro de sua capacidade de renovação;
  • utilização eficaz de recursos;
  • minimização de resíduos e poluição;
  • ciclo de vida do produto, que envolve desde a escolha da matéria prima até a reciclagem e destinação final.
Portanto, o conceito se relaciona com a criação de um estilo de vida que seja capaz de diminuir os danos ecológicos e de permitir uma vida próspera para todos. Com o consumo sustentável, as decisões humanas são facilitadas, condicionadas e limitadas pelas instituições e políticas públicas, normas sociais, cultura, mercados e infraestruturas. O consumo sustentável requer a realização de análises de eficiência, desperdícios e estruturas físicas, criação de empregos verdes, serviços básicos que ofereçam melhor qualidade de vida para todos. O conceito compartilha várias características comuns com os desafios da sustentabilidade que já se tornou uma luta mundial em função da poluição ambiental, fome, esgotamento de recursos e mudanças climáticas.

Qual a importância do consumo sustentável?

O consumo sustentável é muito importante porque leva as pessoas a se preocuparem com a manutenção da vida, ou seja, com a sobrevivência humana. Quanto mais a humanidade consome, mais polui os oceanos, os rios, a água e o ar. Os ecossistemas sofrem danos e todos os sistemas da Terra acabam interagindo entre si e causando mudanças perigosas. O aquecimento global está deixando muito clara a importância do consumo sustentável para que o planeta subsista nos próximos séculos. As alterações sem precedentes nos mares, como o derretimento das geleiras em várias regiões, são suficientes para mostrar a relevância desse tema para todos os países, inclusive o Brasil. Desse modo, o consumo sustentável é fundamental para prevenir desastres naturais, como enchentes, furacões, desabamentos e outros fenômenos que causam a morte de pessoas e animais. Com base nesse conceito, a sociedade passou a entender que é necessário proteger a vida selvagem, restaurar os sistemas e espécies ameaçadas de extinção. Além disso, sem investir em desenvolvimento sustentável e consumo consciente, não há como prever prosperidade e sucesso nas finanças. A seguir, veja no vídeo da emDia e saiba como podemos te ajudar para alcançar o equilíbrio financeiro.

Quais os benefícios do consumo sustentável?

O consumo sustentável não trata somente de se esforçar para corrigir problemas ambientais. As evidências revelam que esse conceito pode trazer impactos positivos para indústrias, empresas e outros setores. Ele oferece grandes oportunidades de crescimento para os negócios, organizações da sociedade e governos.

Melhor uso dos recursos

As análises realizadas por profissionais que trabalham em prol do consumo sustentável são capazes de incentivar indústrias dos setores têxteis, plásticos, eletrônicos, equipamentos, alimentos, máquinas, ferramentas e infraestrutura a adotarem uma cultura sustentável. Por meio delas, gestores e consumidores aprendem a fazer melhor uso dos recursos naturais como florestas, metais, minerais, solo ou produtos industriais.

Adoção de materiais recicláveis

O consumo sustentável faz com que consumidores conscientes comecem a adotar materiais recicláveis e reciclados, diminuam as compras de produtos novos e modifiquem seus padrões de comportamento. O conceito está modificando inclusive a cultura da moda, promovendo o uso das roupas por mais tempo, o aluguel de peças ou o seu reaproveitamento.

Redução das emissões

O incentivo à adoção de práticas sustentáveis diminui a emissão de gases nocivos na atmosfera para minimizar o efeito estufa. Uma das maneiras que o público encontrou para diminuir a poluição do ar foi escolher novos meios de transporte, como bicicleta, ônibus e caronas. Com isso, reduz o trânsito de automóveis nas vias.

Criação de novos empregos

O entendimento sobre consumo sustentável abriu novas oportunidades para quem tem foco na justiça ambiental e social. Enquanto os negócios tradicionais estão perdendo espaço, os empreendimentos que apostam na sustentabilidade estão criando novos postos de trabalho em áreas de reparação, reciclagem, recuperação e uso inovador de materiais provenientes das indústrias. O desenvolvimento sustentável cria novas formas de trabalho formal, bem como melhores condições de vida para trabalhadores que vivem na informalidade. Esses colaboradores informais, que geralmente coletam ou reciclam materiais, podem ter uma chance de obter empregos protegidos e seguros nos próximos tempos.

Quais são as melhores práticas do consumo sustentável

Consumo sustentável tem relação com itens físicos, como roupas, livros, calçados, TVs, entre outros. Mas também inclui o uso responsável de comida, energia, serviços, empregos, espaços e muito mais. Sendo assim, o conceito é aplicável às pessoas físicas e jurídicas. A seguir, confira algumas das melhores práticas do consumo sustentável:
  • aquisição de produtos locais e sazonais;
  • uso de painéis solares ou fontes de energia limpa para geração de eletricidade;
  • adoção do princípio de "desperdício zero";
  • troca de experiências comerciais por passatempos significativos;
  • opção por transporte com baixa emissão de carbono;
  • consumo consciente, com a compra de somente de itens indispensáveis;
  • redução no consumo de carne;
  • economia colaborativa,
  • mudança dos hábitos de consumo em geral.
Os consumidores já estão mais proativos na busca pela adoção de estilos de vida sustentáveis. Muitos preferem marcas que praticam o desenvolvimento sustentável, valores éticos e ambientalmente corretos, evitando comprar produtos de empresas que não estão comprometidas com a sustentabilidade. Agora que você entendeu o que é consumo sustentável, exemplos, sua importância e benefícios, comece hoje mesmo a colocá-lo em prática. Nós da emDia estamos sempre prontos a te ajudar nessa jornada para equilibrar as suas finanças.

QUER NEGOCIAR SUAS DÍVIDAS COM TRANQUILIDADE? A EMDIA OFERECE AS MELHORES CONDIÇÕES. ENTRE EM CONTATO!

Gostou deste conteúdo? Que tal aprofundar o seu conhecimento no assunto? Assine nossa newsletter gratuita agora mesmo e receba mais informações diretamente em seu e-mail!
por Emdia