Quando pagar com cartão de crédito?

Quando pagar com cartão de crédito?

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
  Muitas vezes falamos dos riscos em usar o cartão de crédito de forma descontrolada, das altíssimas taxas de juros e da bola de neve que isso tudo pode virar. Mas, você sabe quando é uma boa ideia utilizar o cartão, à favor das suas finanças? Conhece todas vantagens que esse meio de pagamento tem para te oferecer? Aqui nos vamos te ensinar como e quando usar e você vai ver: a fatura vai fechar! Vamos lá?  

Organizando os pagamentos

homem com notas fiscais em mãos e calculadora Parece controverso, mas organização dos pagamentos em cartão de crédito pode ser mais fácil do que quando utilizamos dinheiro vivo ou a função débito. Isso porque, ao longo do mês você pode consultar o andamento da sua fatura todos os dias e colocar o pé no freio, caso veja que irá estourar nos gastos. Se você é do time que prefere utilizar planilhas para o seu orçamento mensal, o fato da fatura ser paga em um único dia, faz com que seja possível checar todos os gastos e lançar de uma só vez em seu controle, assim você já abate do valor que tinha previsto gastar naquele período.

Fôlego para o bolso

Comprar sem ter a grana exata em mãos (ou na conta) é outra grande vantagem. O cartão de crédito te ajuda a ganhar um respiro, de aproximadamente 30 dias, até a data do pagamento. A gente não recomenda que você se comprometa financeiramente com algo que não poderá arcar depois, mas quem sabe esse não seja o intervalo de tempo necessário para cair o próximo salário ou receber aquela tão esperada comissão?  

À vista ou parcelado?

cartão de crédito sendo emprestado Precisa comprar algo com o preço muito acima do que você pode gastar em um único mês Esse é outro momento em que o cartão de crédito se torna o seu aliado: diluir o valor em parcelas pode ser uma grande ajuda em casos como esse. Para que você fique ainda mais feliz e seguro com o seu parcelamento, separamos 3 dicas simples: - Sempre que for fechar uma compra parcelada, veja se nessa opção de pagamento não estão sendo cobrados juros. Para garantir isso, confira se o valor final da compra está batendo com o valor à vista; - Para não ter a sensação de que você está pagando por algo que não utiliza mais, evite um número enorme de parcelas: ninguém gosta de pagar por um curso ou uma viagem, muito tempo depois, certo? Nossa recomendação é a antecedência, assim até a data de início, você provavelmente já terá quitado ou estará bem próximo(a) disso. - Lembre-se que as parcelas também consomem o limite do seu cartão. Você pode precisar dele no futuro e ultrapassa-lo não é uma boa ideia, como falamos aqui. (link para o que eu pago na fatura)  

Segurança

Imagine precisar ir às compras com uma certa quantia de dinheiro vivo na carteira, pegando metrô ou ônibus? Nessas horas, levar o cartão pode ser uma grande vantagem para te manter seguro(a) e evitar dores de cabeça como os roubos ou furtos. Você deve estar pensando  também nas questões que envolvem segurança pelo uso do cartão, principalmente em compras virtuais, por isso, indicamos a leitura do nosso post completo sobre segurança e prevenção às fraudes (para acessar, basta clicar aqui).   Lembre-se de que para isso tudo dar certo e você passar bem longe das dívidas relacionadas ao seu cartão, vale tomar os seguintes cuidados: → Não tenha vários cartões de crédito, isso pode se tornar uma armadilha no momento de se organizar e conhecer as datas de cada um deles; → Evite sempre que possível optar pelo parcelamento de suas faturas, lembre-se dos juros mais altos do mercado e reconsidere as suas opções; → Conheça os seus gastos e ganhos atuais para determinar um valor máximo a ser gasto no cartão todos os meses.   Viu só? É possível ter uma relação mais leve com as suas finanças e também com o cartão de crédito! Conta para a gente se você já pensou em usar o cartão em alguma dessas situações e como ele já te salvou. Se quiser saber mais sobre esse e outros temas, visite o Blog da emDia Ir para o Blog  
por Emdia