Veja um passo a passo de como quitar as suas dívidas na emDia!

16 de setembro / 2020 (atualizado)

Ter o nome negativado não é motivo de vergonha ou um problema raro. Na verdade, muita gente tem uma dívida em seu nome no momento. O importante, no entanto, é focar em estratégias para resolver a situação — e a emDia pode ajudar nisso.

Atualmente, dados oficiais mostram que quase 7 em cada 10 famílias brasileiras estão endividadas. O número é bem alto, não? Isso porque a taxa de desemprego segue em ascensão: no momento, são quase 13 milhões de pessoas desempregadas.

Por causa disso, é natural acumular dívidas. Afinal, mesmo com o auxílio emergencial, a renda diminuiu, mas as contas não. No entanto, caso você esteja com um débito em seu nome, pode usar a emDia para pagá-la e limpar seu nome.

Quer saber como a plataforma pode ajudar você a quitar as suas dívidas? Então veja um passo a passo abaixo!

Faça o cadastro na emDia

O primeiro passo para poder quitar as suas dívidas é se cadastrar na plataforma. A emDia não exige muitos dados para isso e o processo é totalmente gratuito (além de rápido e fácil!).

Para isso, basta:

  • entrar em nosso site;
  • clicar no botão amarelo “Cadastre-se” no menu superior;
  • inserir os seus dados (CPF, nome completo e e-mail);
  • fornecer um telefone celular válido;
  • criar sua senha e concordar com os termos de serviço.

Pronto, você estará cadastrado na plataforma e poderá usar a emDia para verificar quais são as suas dívidas. Veja como é simples:

Verifique as dívidas existentes

Uma vez feito login na plataforma, o próximo passo é clicar no botão “Minhas Dívidas”.

Quando você clicar no botão, será direcionado para uma tela onde estarão listadas as dívidas cadastradas na plataforma. A emDia tem alguns parceiros já cadastrados para oferecer descontos que podem chegar a 98% da dívida. Além disso, é possível que eles ofereçam parcelamento de até 120 meses, dependendo da dívida em questão.

Todas as dívidas cadastradas e propostas dos credores estarão listadas nessa página. Caso você tenha um débito que não aparece na lista, é porque a emDia ainda não trabalha com esse parceiro.

No entanto, existe um formulário para ser preenchido e, nesse caso, a equipe da emDia analisará a possibilidade de firmar uma parceria com a empresa credora.

Para fazer isso é bem fácil. Basta seguir os passos abaixo:

  • Selecione o segmento da empresa credora (plano de saúde, operadora de telefonia, cartão de crédito, financiamento, etc.);
  • Depois de selecionar o segmento, a plataforma fornecerá alguns nomes de empresas que podem ser suas credoras;
  • Clique em “Enviar”.

Depois de enviada, basta aguardar a análise da situação. Não esqueça de acompanhar nosso site e redes sociais para acompanhar as novas parcerias fechadas, ok? Talvez seu credor seja o próximo!

Avalie as propostas 

Depois que sua dívida aparecer na nossa plataforma, o próximo passo é avaliar as propostas feitas pela emDia. Clique nela para ver quais são as condições oferecidas para o seu caso. Ao clicar, abrirá uma página onde você verá o valor original da dívida, a porcentagem do desconto, a quantidade de parcelas e a opção de aceitar ou não o acordo.

Se você topar a proposta, não tem segredo: basta fechar acordo e emitir o boleto para o primeiro pagamento. Nós falaremos sobre isso no último tópico do artigo, ok?

Já se você não topar a proposta, saiba que não é obrigado a aceitá-la. Pois é, muita gente acha que há um compromisso em aceitar o acordo ao se cadastrar na plataforma. Isso não é verdade! Você tem total liberdade de avaliar a proposta e decidir se ela é ou não interessante para você.

Veja mais de perto como funciona essa etapa:

Simule um novo valor na negociação

Caso você não tenha as condições para pagar o valor oferecido na proposta feita pela emDia, você pode tentar simular um novo valor na plataforma.

Para isso, busque a opção de “Simular novo valor” e adicione quanto você tem condições de pagar por aquela dívida no momento. A plataforma verá o montante que você inseriu e apresentará as alternativas mais próximas daquilo dentro do que for possível.

Depois de simular por novas condições de pagamento, você pode decidir se topa a proposta inicial para quitar a sua dívida ou se aceita uma das alternativas feitas com base no valor inserido por você.

Feche o acordo e faça o pagamento

Pronto, você conseguiu um acordo para pagar as suas dívidas. Que ótimo, não é mesmo? Agora você está muito perto de tirar seu nome do cadastro de negativados. Parabéns!

O próximo passo é finalizar o acordo alcançado com a emDia e emitir o boleto para o pagamento da primeira parcela da dívida. Quando o boleto estiver pronto, basta pagá-lo no seu banco ou no Internet Banking dentro do prazo indicado no documento.

Se precisar, veja aqui como pagar o boleto do seu acordo:

Pronto! Isso não significa, no entanto, que seu nome está automaticamente fora do cadastro de negativados, ok? Em primeiro lugar, é importante ter em mente que leva até 5 dias úteis após a confirmação do pagamento da primeira parcela para que o seu nome fique limpo. Além disso, se existir outra dívida ou débito atrelado ao seu CPF, ele ainda continuará na lista de negativados. Você só conseguirá limpar o seu nome quando negociar e começar a pagar todas as dívidas, entendido?

Ufa! Agora você já aprendeu como quitar dívidas com a emDia e está um passo mais perto de limpar seu nome. Essa é uma sensação boa, né? Com um pouco de dedicação e controle financeiro, você conseguirá alcançar os seus objetivos.

Se você está pronto para dar esse passo, é só acessar o nosso site!

Ir para o site da emDia

Marcella Menasce

por Marcella Menasce