Entenda o que é e como funciona a análise de crédito

Entenda o que é e como funciona a análise de crédito

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Se você usa cartão de crédito, solicitou algum empréstimo ou fez um financiamento, provavelmente, já vivenciou um processo chamado análise de crédito. Por meio dela, as instituições financeiras e as empresas em geral avaliam o perfil de risco e a capacidade financeira de pagamento do solicitante para comprovar se é seguro aprovar o pedido. Quando essa fase é desconsiderada, o risco de inadimplência e danos financeiros se torna maior, o que pode prejudicar o fluxo de caixa da empresa e o relacionamento com os clientes. No entanto, muitas pessoas desconhecem a importância desse processo e como ele é feito pelas instituições. Pensando nisso, criamos este conteúdo para que você entenda o conceito da análise de crédito e os principais aspectos que devem ser avaliados, além de saber como fazer uma avaliação mais precisa e eficaz no momento de ofertar crédito aos clientes. Confira!

O que é análise de crédito?

Análise de crédito é um processo no qual as instituições financeiras agregam várias informações importantes sobre um consumidor, a fim de verificar e validar os dados para saber se é seguro ou não oferecer crédito a ele. Em outras palavras, trata-se de uma ferramenta que tem como objetivo analisar o perfil do consumidor e aumentar o nível de segurança para as empresas na hora de oferecer a possibilidade de compras a prazo aos clientes. Além disso, a análise também ajuda a estabelecer as condições de pagamento e definir os valores que serão envolvidos na concessão do crédito. Isso inclui a taxa de juros, o prazo de pagamento e o limite do cartão de crédito, por exemplo. Vale destacar que o processo pode ser realizado tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Nos dois casos, é uma alternativa de formalizar a negociação e garantir um bom relacionamento entre os envolvidos.

Como funciona?

Basicamente, há duas formas em que a análise de crédito é aplicada: concessão de crédito (empréstimo ou cartão de crédito, por exemplo) e financiamento. Na primeira situação, uma organização disponibiliza um valor para o consumidor, através do pagamento de juros, podendo ou não existir parcelamento. O segundo também apresenta o mesmo mecanismo, mas o dinheiro é predeterminado. Isto é, ele deve ser usado para uma finalidade já definida em contrato. Nos dois casos, o que acontece é uma pesquisa preliminar a respeito do histórico e do comportamento do consumidor. Para isso, são avaliados alguns critérios importantes, como restrições no nome, score de crédito, dívidas em aberto e capacidade financeira de pagamento. Podemos dizer, dessa forma, que esse procedimento traz mais segurança para as partes envolvidas. Enquanto as empresas conseguem reduzir os riscos de inadimplência, o cliente terá acesso a um crédito com boas condições, que cabe no seu orçamento pessoal.

Como é feita a análise de crédito?

Como dito, a análise de crédito tenta identificar, mediante o cruzamento de vários tipos de dados, em qual nível de risco está a concessão, sobretudo quanto ao cumprimento das obrigações. Atualmente, esse processo é feito pela internet, em grandes bancos de dados disponíveis. Tudo em tempo real e de forma bastante detalhada. Ele é dividido em etapas, cada uma com determinados critérios que podem variar de uma instituição para outra. A seguir, confira os fatores levados em consideração ao realizar a análise de crédito!

Identificação do cliente

Para que a análise de crédito ocorra adequadamente, é preciso que a empresa faça o levantamento de alguns dados básicos do cliente. Afinal, por meio deles é mais fácil conhecer a pessoa que está solicitando o crédito. No caso de análise de crédito para pessoas físicas, as informações para pesquisa são os dados pessoais como nome completo, CPF, idade, escolaridade, endereço e estado civil.

Atualização dos dados residenciais

Os dados residenciais do cliente precisam estar completos e atualizados. Isso porque eles facilitam o contato direto da empresa caso ocorram complicações no pagamento. Por esse motivo, além de exigir o endereço da moradia, o ideal é conferir por meio de correspondências frequentes, como faturas de cartão de crédito. Lembre-se de solicitar comprovantes atuais, que sejam válidos para verificação dos dados fornecidos.

Comprovação da renda

O próximo passo é consultar a renda do cliente, a fim de avaliar o comprometimento da renda e, consequentemente, a capacidade de pagamento de acordo com os seus rendimentos mensais. É por isso que a comprovação é um forte indicador de risco de inadimplência para a empresa. Geralmente, a parcela das despesas não pode comprometer mais do que 30% da renda líquida mensal do contratante do crédito, já que, além dessa, haverá outras contas fixas para pagar.

Verificação de dados creditícios

Nessa etapa, as instituições avaliam se o cliente já tem um histórico de relacionamento com elas e como está o perfil financeiro. A situação cadastral pode ser verificada junto aos órgãos de proteção ao crédito — também conhecidos como birôs de crédito. Isso torna o processo muito mais prático ao utilizar um software, que oferece consulta integrada com o controle das vendas para obter informações mais valiosas.

Como fazer análises precisas?

Antes de mais nada, é importante ter em mente que, ao cruzar todos os dados mencionados, é possível compor um tipo de perfil de cada consumidor, o que ajuda na tomada de decisão da empresa. Portanto, ao conceder o crédito, é preciso avaliar cuidadosamente o potencial do cliente de realizar o pagamento das parcelas em dia. Isso pode ser feito, por exemplo, a partir de um processo estruturado para compreender melhor o perfil do cliente e com a adoção de boas práticas. Então, para realizar uma análise de crédito precisa no seu negócio, não deixe de seguir as dicas abaixo:
  • aperfeiçoe o seu cadastro constantemente;
  • determine limites de crédito;
  • elabore uma política de crédito;
  • analise o perfil e o histórico dos clientes;
  • conte com o uso dos dados nas recomendações de crédito;
  • utilize ferramentas para aprimorar o processo.
Vale lembrar que um bom pagador pode atrasar alguns pagamentos e acabar precisando negociar as dívidas, caso surja qualquer imprevisto. Da mesma maneira, quem estava com um score de crédito baixo pode reverter essa situação no futuro. Por esse motivo, a análise de crédito deve ser constante, já que o status do consumidor pode se modificar com o tempo. Se o seu negócio não levar isso em consideração, pode ter dificuldades na oferta de crédito. Todos estes critérios da análise de crédito ajudam a evitar o risco de pendências nos recebimentos e a cuidar das finanças com mais segurança e eficiência. Seguindo todas as dicas que apresentamos neste post, você manterá a sustentabilidade econômica e realizará uma análise de crédito mais precisa. E aí, gostou do nosso post? Então, aproveite a visita no blog para conferir outro conteúdo que preparamos para você: o que é o score de crédito e como melhorá-lo?
por Emdia