Cartão virtual: o que é e como usar?

Cartão virtual: o que é e como usar?

Conhecer as vantagens e desvantagens do cartão virtual ajuda quem já tem o físico a saber se ele compensa ou não

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Conhecer as vantagens e desvantagens do cartão virtual ajuda quem já tem o físico a saber se ele compensa ou não A antiga discussão sobre o cartão de crédito ser amigo ou inimigo ganhou um novo tópico nos últimos anos: o cartão virtual. Enquanto muitas pessoas consideravam que as compras online eram inseguras, pois abriam espaço para golpes, a versão online desse meio de pagamento veio para mudar as coisas. Afinal, diferentemente da sua versão física, o virtual só existe online e pode ser dedicado, se assim você desejar, somente às compras digitais. "Mas, emDia, como isso afeta a segurança? É possível ter um cartão virtual temporário? Como ter um?" Se você também tem essas dúvidas, não se preocupe. Vamos responder a essas e muitas outras questões sobre o assunto a seguir. Acompanhe!

O que é cartão virtual?

O cartão virtual é um método de pagamento específico que existe apenas em ambiente online. Ou seja, não é possível obter uma versão física dele. Em um período de golpes cada vez mais frequentes, o cartão virtual pode ser um grande aliado. É por isso que ele se torna, cada vez mais, o assunto do momento! Mas é preciso entender exatamente como ele funciona para aproveitar seus benefícios.

Qual é a diferença entre cartão virtual e cartão físico?

A resposta parece simples, mas pode ser uma pegadinha. Atenção: o cartão virtual não é a versão digital de seu cartão de crédito físico, certo? Seus números são diferentes, bem como validades e CVV. Afinal, sua intenção é justamente ser o mais seguro possível para o usuário. Sendo assim, a maior diferença entre ambos é o fato de eles não se relacionarem de forma alguma — a não ser por pertencerem à mesma pessoa física ou jurídica, dona da conta. Além disso, o cartão virtual tem uma propriedade especial que torna ele super vantajoso para vendas online: ele pode ser temporário e substituído em minutos! Bem diferente do físico, certo? Vamos falar sobre isso a seguir!

Quais são as vantagens do cartão virtual?

Tá, mas se o cartão virtual não existe, tem seus próprios dados e pode ser substituído... Porque eu teria um, sendo que já posso fazer compras online com o meu físico? Ao conhecer as vantagens desse método de pagamento, você pode obter a resposta para essa pergunta. Confira!

Pode ser temporário

Fez uma compra em um site e está com medo de ter o cartão clonado? Use o cartão virtual e, assim que o pagamento for confirmado, exclua-o e crie um novo. Simples assim! É claro que não recomendamos que você faça compras em ambientes online pouco confiáveis. Afinal, é comum compartilhar outros dados além dos do cartão de crédito. Além disso, os golpes podem acontecer em questão de segundos. Também não recomendados emprestar seu cartão, mesmo que ele seja temporário. Porém, é certo que a prática traz muito mais flexibilidade para quem gosta de comprar online ou tem várias contas de streaming, por exemplo.

É mais seguro

O motivo acima já é suficiente para que você sinta um pouco mais de segurança. Mas o cartão virtual vai além, nesse sentido: ele é substituído de imediato. Isso significa que você pode apagar um e criar outro em questão de minutos. Mas atenção! É preciso avaliar as regras para cartões desse tipo junto ao seu banco. Alguns podem ter limites mensais envolvidos, sendo preciso se informar sobre as condições especiais do seu.

Acesso fácil

Seu cartão virtual fica no app do seu banco digital. Basta acessá-lo, captar os dados e usá-lo para as mais diferentes compras. Ele é útil até para quem está aprendendo a usar métodos de pagamento online, como pessoas idosas, pois traz uma maior sensação de controle e segurança, além de ser simples de usar.

Condições personalizadas

Sabia que, no caso de alguns cartões virtuais, você pode personalizar as práticas de segurança que melhor se aplicarem à sua realidade? Isto é, bloqueio após uma única compra, limitação da quantidade de transações que podem ser feitas: a ideia é realmente entregar o controle na mão do usuário.

QUER NEGOCIAR SUAS DÍVIDAS COM TRANQUILIDADE? A EMDIA OFERECE AS MELHORES CONDIÇÕES. ENTRE EM CONTATO!

Como ter um cartão virtual?

Você pode solicitar seu cartão junto ao seu banco digital. Mas, em geral, basta acessar o aplicativo e clicar em "Cartão Virtual" para saber se a opção está disponível e pedir o seu. Você também pode entrar em contato pelo chat do banco para fazer sua solicitação e já descobrir como apagar seu cartão virtual, se necessário, e solicitar um novo.

Como usar o cartão virtual?

Você já sabe tudo sobre o cartão virtual, certo? Então, falta apenas saber como usar o cartão de crédito virtual para aproveitar suas vantagens! Primeiro, é preciso saber que o modo de uso desse método de pagamento online é bem semelhante ao que você já faz com seu cartão físico. Ou seja, basta inserir o número do cartão, a data de vencimento e o CVV no site em que você fará a transação e confirmar a compra. A pegadinha, no caso, está em compras recorrentes com o cartão virtual. Caso você use ele para assinar uma plataforma de streaming, como a Netflix, por exemplo, e o apague por algum motivo, precisará reinserir os dados do novo cartão solicitado para manter a assinatura ativa. Sendo assim, fique de olho! Anote quais compras são cobradas todo mês em seu cartão virtual e, em caso de exclusão, adicione os novos dados válidos nas suas contas. Com exceção dessa diferença, o uso do cartão é bem intuitivo e não varia muito em relação ao que você, provavelmente, já tem costume de fazer.

Vale mesmo a pena?

A cada dia, os bancos digitais atuam para tentar melhorar falhas de segurança e tornar o dia a dia dos usuários mais simples. Disponibilizar um meio de pagamento temporário e online é só mais um passo no caminho. A ideia é tornar as compras online realmente à prova de golpes, o que ainda não aconteceu. Porém, já é um grande avanço, certo? Com isso em mente, fica mais fácil tomar sua decisão. O cartão virtual é simples de usar, mais seguro que outras versões, pode ser excluído e reposto a qualquer momento e cumpre a mesma função da versão física. Agora que você sabe tudo sobre ele, é hora de decidir se terá um para você ou manterá suas formas de pagamento como estão. A decisão é sempre sua! O que não pode é manter dinheiro embaixo do colchão como era feito antigamente, combinado? E se deseja ter ainda mais tranquilidade para usar esse e outros tipos de cartão, confira 6 dicas de como usar cartão de crédito com tranquilidade!
por Emdia