Será que pedir cartão de credito diminui o score?

15 de abril / 2022 (atualizado)

Tem dúvida se pedir cartão de crédito diminui score? Acompanhe nosso post e descubra se pode ou não afetar sua pontuação!

O score é uma ferramenta imprescindível para as instituições que concedem crédito no mercado. Isso porque funciona como um reflexo da vida financeira dos consumidores. É por meio dele que as empresas analisam o perfil do cliente e garantem o acesso aos serviços de crédito.

No entanto, existem determinadas práticas que podem prejudicar essa pontuação. Por isso, uma dúvida muito frequente entre os consumidores é se o fato de pedir cartão de crédito diminui score.

Quer saber se isso realmente acontece? Continue a leitura e confira!

Como funciona o score de crédito?

O score de crédito é um sistema de pontuação que determina o seu comprometimento no mercado. Ele classifica os consumidores em categorias que representam a capacidade de pagamento das contas. Essa classificação é feita por meio de uma avaliação das principais informações do seu histórico financeiro.

A pontuação do score pode variar de 0 a 1000 pontos. Quanto mais alto for o valor do índice, melhor. Afinal, isso demonstra que as instituições consideram você um bom pagador e que honra com seus compromissos.

Ou seja, a forma como você lida com suas obrigações financeiras determinam se seu score será positivo ou negativo. Assim, sempre que solicitar um cartão de crédito ou tentar um financiamento, por exemplo, seu perfil será analisado pela empresa.

Afinal, pedir cartão de crédito diminui score?

Apesar de muita gente acreditar que sim, pedir um cartão de crédito não necessariamente leva a uma redução nos pontos do score.

Isso acontece porque ter o cartão em si não afeta o score, mas sim a maneira como ele será usado por você. Portanto, quanto mais utilizá-lo corretamente, maior será a chance de aumentar o score de crédito. Dessa forma, você precisa pagar as faturas em dia e gastar de forma consciente.

Na verdade, o que realmente pode impactar negativamente o seu score é o atraso do pagamento da fatura. Além disso, as solicitações constantes de novos cartões e de limite de crédito também afetam.

Afinal, quando você faz diversas tentativas, o mercado entende que você precisa desesperadamente de dinheiro. Também pode pensar que está com dívidas e não tem condições de comprar à vista, refletindo, assim, no seu score.

O que faz o score cair?

Como você já sabe, o score é uma pontuação baseada nos hábitos financeiros da vida do consumidor. Isso quer dizer que, dificilmente, apenas uma ação fará o seu score cair. Em geral, são considerados diversos critérios para chegar à pontuação, e não simplesmente a solicitação de novos cartões de crédito.

Veja alguns pontos que podem fazer seu score diminuir:

  • contas atrasadas;
  • muitas compras parceladas;
  • pedidos de empréstimo ou financiamento;
  • solicitação de crédito em várias instituições;
  • perda de renda.

Vale lembrar que o perfil muda com o tempo e a pontuação pode variar conforme os hábitos financeiros se alteram. Mas, pode ficar tranquilo! Uma variação de 100 pontos, na maioria das vezes, é considerada irrelevante para as instituições que consultam o score.

Como é possível subir o score?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que não existe uma fórmula mágica que fará seu score subir imediatamente. É preciso pensar em boas práticas financeiras e comportamentos que você pode aplicar no seu dia a dia para aumentar essa pontuação.

A seguir, separamos algumas dicas importantes. Veja:

  • pague as contas em dia;
  • mantenha o seu nome limpo;
  • negocie suas dívidas com os credores;
  • tenha contas no seu nome;
  • acompanhe a pontuação nas plataformas, até mesmo para evitar golpes no score de crédito;
  • mantenha seu cadastro atualizado nos serviços de proteção de crédito.

Colocando todas essas dicas em prática, é possível manter o seu score alto e desfrutar de uma vida financeira organizada. E mais, facilitar a obtenção de crédito. Inclusive, se você deseja voltar a ter crédito no mercado, assista 3 dicas simples no vídeo abaixo!

Conseguimos responder se pedir cartão de crédito diminui score? Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para seguir nossas páginas nas redes sociais e ficar por dentro das novidades. Estamos no Instagram, Twitter, YouTube e Facebook!

Gabriella Araujo

por Gabriella Araujo