Golpes no score de crédito? Saiba como evitar essa cilada!

22 de julho / 2021

Você já ouviu histórias de pessoas que caíram em golpes no score de crédito, certo? Esse tipo de infração está se tornando cada vez comum e afetando a vida de várias pessoas que enfrentam tal situação.

Esses crimes são sofisticados, o que dificulta a identificação da fraude e, consequentemente, aumenta o número de alvos. Por isso, além de adotar medidas para aumentar o seu score de crédito, ainda é preciso ficar atento à ação de criminosos.

O nosso objetivo é ajudar a aumentar sua proteção e garantir que você consiga reconhecer potenciais situações de risco. Confira, a seguir, como evitar esse golpe!

O que é o score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que serve para classificar os consumidores conforme seu risco de crédito. Ele é calculado a partir dos hábitos de pagamento e do relacionamento dos usuários com o mercado de crédito.

Você pode consultar o score de crédito online e descobrir qual é a sua pontuação, que varia de 0 até 1000 pontos. Portanto, quanto mais alto ela for, maior é o seu potencial de pagar as suas contas em dia.

Isso faz com que as instituições financeiras conheçam o seu comportamento e utilizem o seu histórico para facilitar o acesso a crédito, quando necessário. Estamos falando de financiamentos imobiliários, cartão de crédito e empréstimos.

Para que o score seja gerado, é feita uma análise de fatores, como:

  • pagamento de contas em dia;
  • histórico de dívidas negativadas;
  • utilização de serviços financeiros;
  • preenchimento de dados cadastrais;
  • valor total pago nos cartões de crédito.

Por que existem tantos golpes no score de crédito?

Conforme explicamos no tópico anterior, um score de crédito elevado é desejável, pois aumenta suas chances de conseguir crédito com as melhores condições de taxas de juros. Portanto, faz sentido que os consumidores busquem formas de melhorar a pontuação, mas isso os deixam mais suscetíveis à ação de golpistas.

Se o seu score é baixo, o processo de elevar sua pontuação pode levar tempo. É necessário regularizar dívidas, pagar contas em dia e, em alguns casos, limpar o nome junto aos birôs de crédito. Por isso, as soluções que parecem milagrosas e imediatas são tão atrativas e conseguem enganar as vítimas.

Muitas vezes, as propostas parecem ser reais e vinculadas a órgãos como a Receita Federal. Diversas táticas são implementadas para fornecer aparência oficial e aumentar a confiabilidade.

Sendo assim, você deve ter cuidado ao receber mensagens ou ligações de pessoas que alegam prestar esse serviço e cobram o pagamento de taxas ou, até mesmo, impostos para causar prejuízos financeiros.

Quais são os golpes no score de crédito mais comuns?

As pessoas se tornam alvos quando têm contas em atraso e não conhecem como a evolução do score de crédito funciona. Por esse motivo, saiba que não existem meios de interferir com a sua pontuação.

A única forma é manter as suas finanças equilibradas e, gradativamente, você verá a sua pontuação aumentar. Assim, será possível usufruir dos benefícios de ter um score elevado. Porém, nós queremos ajudar a tomar medidas preventivas para proteger as suas finanças.

Golpe do empréstimo

Sabemos que quando a situação financeira aperta, uma forma de obter solução rápida é a contratação de empréstimos. Contudo, existem pessoas que tentam se aproveitar dessa situação para aplicar golpes.

Por exemplo, em instituições financeiras que não confiáveis, o golpista pode alegar que o score do solicitante está baixo, por isso, não consegue liberar o crédito. Em seguida, é oferecido o serviço para aumentar a pontuação mediante o pagamento de uma taxa.

Fique atento! Essa prática não existe, nem pode haver a cobrança de adiantamento para empréstimos.

Propostas por e-mail

Se você fizer uma pesquisa na internet, vai encontrar diversas empresas que alegam limpar o nome e aumentar o score dentro de algumas horas. O objetivo desses sites é coletar informações, como nome, CPF e e-mail.

Em posse dessas informações, é criada uma mensagem que parece real com várias informações, inclusive, sobre a confiabilidade desse processo. O objetivo é convencer quem acessa o site a pagar pelo benefício, porém, já sabemos que se trata de um golpe.

Anúncios nas redes sociais

Nem mesmo o seu perfil nas redes sociais está a salvo. Isso ocorre porque os criminosos adquirem anúncios que aparecem na página e, assim, atraem interessados com promessas falsas.

Além disso, os links podem ser perigosos, pois podem conter vírus criados para coletar dados que, porventura, estão salvos no computador ou celular. Portanto, não clique em publicações com esse tipo de conteúdo.

Confira no nosso canal e conheça mais sobre golpes no score de crédito!

https://www.youtube.com/watch?v=4471Rxz4rLs&t=1s

Como evitar cair em ciladas de crédito?

Para evitar ser mais uma vítima, é preciso cuidar da sua gestão financeira. Afinal, se você está com as suas contas em dia, não há motivo para se envolver com esse tipo de esquema.

Confira, neste tópico, as principais dicas para não cair nessa cilada!

Desconfie de mensagens e ligações de estranhos

Uma das formas de levar pessoas a acreditarem em golpes, é criar uma aparência de legitimidade. Para atingir esse objetivo, os criminosos criam e-mails que parecem oficiais e enviados por organizações sérias.

O mesmo vale para mensagens e ligações que alegam ser de empresas que facilitam o processo de aumento do score. Até mesmo as redes sociais têm sido utilizadas por pessoas mal-intencionadas. A prática mais comum é criar perfis falsos para tentar coletar as suas informações pessoais e fazer ofertas enganosas.

Tendo isso em mente, desconfie desse tipo de contato. Instituições sérias não fazem cobranças indevidas por telefone, por exemplo, nem pedem dados como senhas e informações pessoais.

Não acesse sites suspeitos

Quadrilhas que atuam aplicando golpes são especialistas em enganar pessoas inexperientes com a internet. Por isso, sites ilegais são uma das principais formas de divulgar os esquemas que prometem limpar seu nome em troca de dinheiro.

Dependendo do valor da sua dívida, uma pessoa pode ficar tentada a pagar uma taxa mais baixa pela promessa de resolver todos os seus impedimentos financeiros. Portanto, verifique a URL e, se possível, não clique em links suspeitos que podem ser usados para acessar os seus dados pessoais.

Alguns cuidados na internet são: verificar se o endereço da página corresponde ao da instituição, se não há erros de digitação, se o ícone de cadeado está ao lado da URL e se o link começa com “https://”.

Por fim, para evitar cair em golpes no score de crédito, é fundamental entender que não existe fórmula mágica para aumentar a pontuação de forma rápida. Contudo, você também pode alcançar esse patamar com medidas simples, como manter suas contas em dia e evitar o endividamento.

Agora que você já sabe como prevenir esse problema, que tal compartilhar esta postagem nas redes sociais? Ajude seus amigos a evitar cair nesse tipo de situação!

emDia

por emDia