8 dicas de como ter controle financeiro e gerir suas finanças

8 dicas de como ter controle financeiro e gerir suas finanças

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Mas, se você ainda se sente um pouco perdido em relação a esse assunto e não sabe muito bem por onde começar, não se preocupe. Neste post, elencamos algumas dicas imperdíveis e bastante eficientes para isso. Quer saber como ter controle financeiro? Então, olha só!

1. Conheça seu dinheiro

O primeiro passo é, talvez, o mais importante de todos. Você precisa conhecer o seu dinheiro, saber exatamente quanto ganha e o que pode ser feito com esse valor. Algumas pessoas se baseiam no salário acordado com o empregador, mas a verdade é que esse valor varia, seja pelos descontos ou porque a função é comissionada, por exemplo. Em qualquer condição, você precisa ter uma base de quanto pode esperar receber no final do mês. Assim, você não cria gastos a partir de expectativas irreais. E, caso você tenha alguma fonte de renda extra, não se esqueça de somá-la a esse levantamento.

2. Separe seus gastos por categorias

Tão importante quanto saber quanto você ganha é entender quais são aqueles gastos habituais que você tem. Nossa recomendação é que você anote tudo o que gasta, classificando essas saídas em categorias. Ao final do mês, essas anotações podem servir como referência para você fazer uma análise criteriosa. Olhando para os gastos do último mês, já organizados em categorias, você pode decidir quais precisam ser ajustados e onde você pode ou deve fazer um pouco mais de economia. Isso vai fazer sobrar algum dinheiro no final do mês.

3. Compare preços

Outra dica muito útil que faz parte de um bom controle financeiro é comparar preços antes de fechar suas compras, especialmente quando se trata de itens de valor maior. Então, certifique-se de entrar em contato com os principais locais da sua cidade ou da internet que possam ter um preço competitivo. Ao final do processo, compare as marcas, as condições de pagamento e o valor total do item. Aquele que melhor se encaixar nas suas condições financeiras será a melhor opção. Isso pode significar uma diferença expressiva ao final de compras maiores.

4. Limite suas compras com cartão de crédito

O cartão de crédito é uma grande facilidade para quem não tem o dinheiro para efetuar um pagamento na hora. No entanto, é preciso tomar muito cuidado com ele para não acabar gastando mais do que o seu salário vai conseguir cobrir no final do mês. Tenha sempre um controle eficiente de tudo o que você compra no cartão e atualize o valor da sua fatura nos cálculos das contas mensais. Assim, você terá uma ideia mais precisa do que pode ou não jogar para pagar mais para frente.

5. Defina metas para economizar

As metas são um fator motivador para fazer economia. Elas acabam servindo como uma orientação do quanto você já guardou ou "deixou de gastar". Então, talvez seja uma estratégia interessante recorrer a elas de tempos em tempos. Você pode definir metas de economia semanal, por exemplo, se gostar de ver o resultado acontecendo com mais frequência, ou estipular metas maiores, como o valor total de uma compra que você quer fazer — uma geladeira nova, um outro celular, a entrada da casa etc.

6. Crie uma categoria de economia

Se você tiver dificuldade para economizar, lance essa obrigação como uma nova categoria entre as suas contas e determine um valor para ela. Assim, você assumirá o compromisso de guardar dinheiro, todos os meses, como se fosse uma obrigação com terceiros. Desse modo, quando o seu salário cair na conta, você já tira R$ 200, R$ 300 ou o valor que determinou e o direciona para outra conta ou investimento. Em pouco tempo, você terá uma reserva de emergência ou dinheiro para realizar algum grande desejo.

7. Invista na sua educação financeira

Para melhorar o controle e o destino do seu dinheiro, é crucial que você aprenda mais sobre o assunto ou, em outras palavras, amplie sua gama de conhecimentos. Isso vai ajudar você a entrar em contato com novos métodos de controle e também ensinar a usar o dinheiro de maneira inteligente. Você pode recorrer a métodos tradicionais, como cursos livres ou livros, assistir aulas pela internet, conferir conteúdos gratuitos no YouTube ou recorrer a blogs que falem sobre o assunto, como o blog da emDia. Além disso, existem muitos aplicativos de controle financeiro que já ajudam você com informações relevantes sobre o tema, servindo como uma fonte de educação financeira. Desse modo, você pode fazer sobrar dinheiro e ainda garantir que ele trabalhe a seu favor, rendendo juros e ajudando a construir os seus sonhos e projetos de vida.

8. Quite suas dívidas

Não dá para pensar no futuro da sua vida financeira se você ainda continua preso ao passado. Por isso, quitar suas dívidas é um passo importantíssimo para ter controle financeiro. Deixando para trás as contas atrasadas, você também para de "jogar dinheiro fora" com os juros. A emDia pode ajudar você nessa missão, reunindo todas as suas pendências e colaborando para uma negociação mais tranquila com os seus credores. O primeiro passo é entrar em nosso site e consultar seu CPF. Na maioria dos casos, você vai conseguir quitar as suas dívidas de forma rápida, deixar de ser negativado e ainda pagar muito menos por isso do que realmente acabaria pagando se não negociasse. Manter o controle sobre as suas finanças é a melhor maneira de garantir que o seu dinheiro realmente renda e você consiga fazer tudo o que deseja no decorrer do mês. Também é esse hábito que garantirá a realização dos seus sonhos e possibilitará a construção dos seus projetos. Agora, você já sabe como ter controle financeiro e cuidar do seu dinheiro para ele nunca faltar. Então, é hora de arregaçar as mangas e começar a colocar as dicas em prática. Se você quer aprender ainda mais, não deixe de conferir o nosso post com 10 dicas para você parar de perder dinheiro agora!
por Emdia