Como economizar com produtos de limpeza?

17 de maio / 2022 (atualizado)

Quer saber como economizar com produtos de limpeza? Veja nossas dicas!

Você já deve ter notado que — do combustível à carne — tudo subiu de preço. Não à toa tem até meme sugerindo levar o contatinho pra dar uma volta em um dos lugares mais caros da cidade: o mercado, é claro.

Nessa toada, é possível encontrar dicas na internet de como economizar nas compras. Aqui mesmo no blog da emDia tem várias. E foi pensando nisso que hoje decidimos ensinar você como economizar com produtos de limpeza.

Afinal, na hora de higienizar e deixar a casa bem arrumada, é comum usar diversos produtos, como sabão, detergente, água sanitária, desinfetante, limpador de vidros, mistura antimofo e por aí vai.

A questão é que esses itens, além de terem preços variados, muitas vezes acabam antes do previsto. Daí já viu: você precisa ir até o supermercado para fazer novas compras semanais, aumentando, assim, os seus gastos ao longo do mês.

Com isso em mente, trouxemos algumas dicas rápidas do que você pode aplicar não só para otimizar o uso desses produtos, como também fazê-los renderem mais. Confira!

Faça uma lista

Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que você precisará para os próximos dias. Isso é importante não só para ter uma estimativa da despesa, mas também para que você possa ir ao estabelecimento mais preparado e focado em buscar promoções e encontrar produtos específicos em embalagens mais econômicas.

Use borrifadores

Uma ótima dica de como economizar desinfetante e outros produtos que você aplica nas superfícies é usar borrifador. Isso contém o excesso de produto que se perde quando você simplesmente despeja ele nos locais. E não só isso: aumenta a área de alcance do material.

Para tornar a aplicação deles ainda mais eficiente e remover as impurezas mais rápido, principalmente em azulejos e outros revestimentos, faça uso de panos de qualidade — preferencialmente os de microfibra.

Dilua na quantidade certa

Outra sugestão interessante de como economizar com produtos de limpeza é diluí-los em água antes de utilizá-los. Isso é útil principalmente para produtos concentrados que, em geral, vem em quantidade reduzida, como amaciantes, águas sanitárias e alvejantes.

Prefira produtos em refil

Continuando as dicas de como economizar nos produtos de limpeza, prefira produtos em refil. Isso porque uma parte significativa do valor que você paga no item é pela embalagem dele. Portanto, dá para poupar o seu dinheiro quando você reaproveita frascos, garrafas e potes antigos e compra apenas o conteúdo para preenchê-los novamente.

Produza o próprio detergente

Não poderia faltar neste post uma dica de como economizar detergente. Para isso, que tal você produzir o seu próprio produto? Ao contrário do que muita gente imagina, essa é uma tarefa bem simples.

Basta misturar raspas de sabão neutro (em barra) com água, vinagre branco e bicarbonato de sódio. Depois, leve tudo isso ao fogo, deixando ferver até virar um líquido homogêneo. A partir daí, você já pode passar o detergente para um frasco e utilizá-lo.

Tenha apenas um produto de cada tipo

Por fim, foque em comprar apenas um produto de cada tipo em vez de várias opções que vão servir para a mesma finalidade, evitando, assim, o desperdício.

Quando você leva três versões de marcas diferentes de sabão para casa, por exemplo, está gastando um dinheiro que não trará retorno. Ao contrário, é apenas para suprir a curiosidade e/ou o impulso consumista.

Viu só como não faltam maneiras de ter como economizar com produtos de limpeza, e o melhor: elas são bem práticas? Portanto, comece a testá-las no seu dia a dia e reduza as suas despesas domésticas.

Aproveitando o tema do post, veja as 10 melhores soluções para economizar água na sua casa!

Gabriella Araujo

por Gabriella Araujo