Como economizar combustível: 6 dicas para você colocar em prática

Como economizar combustível: 6 dicas para você colocar em prática

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Isso se deve principalmente ao cenário atual de frequentes aumentos no etanol e, em especial, na gasolina nos postos de todo o país, o que tem pesado no bolso de todos nós. Para ajudar você a economizar, trouxemos algumas dicas que contribuem para controlar e até a reduzir o consumo de combustível no seu veículo, o que, de quebra, diminui a necessidade de abastecimentos tão frequentes. Curtiu o tema do post? Então, continue lendo e tome nota!

1. Não ande em marchas lentas

Quem é motorista provavelmente já ouviu pelo menos uma vez na vida que andar com a marcha lenta (ou até no famoso ponto morto) vai ser bom para poupar álcool/gasolina. No entanto, por mais promissor que isso pareça, não caia nessa! Ao dirigir assim, o combustível é consumido normalmente. Nada muda! O que de fato acontece é que, muitas vezes, pelo veículo ficar com a temperatura do motor reduzida por conta do nível da marcha, ele não tem uma queima apropriada. Como resultado, nem todo esse combustível é realmente aproveitado. Uma parte fica inutilizada e o motor do automóvel corre o risco de apresentar problemas no desempenho dele. Ou seja, na esperança de economizar, você acaba é arranjando uma baita dor cabeça.

2. Mantenha os pneus calibrados

Pneu calibrado não é bom só para melhorar a direção no dia a dia e evitar danos nas rodas que podem até fazer com o que o seu carro precise de uma visitinha forçada à oficina. Ficar atento à calibragem também é importante porque contribui para deixar o peso do carro devidamente balanceado e não causar sobrecargas ao sistema de suspensão dele. Isso permite que o veículo tenha um melhor desempenho nas estradas sem forçar o motor, o sistema de freio e a direção — coisas que aumentam diretamente o consumo de combustível.

3. Abasteça em postos de qualidade garantida

Outra sugestão bacana é que você avalie os postos de combustível na sua cidade e pesquise como é a avaliação dos clientes e o renome deles no mercado. A internet vai ser de grande ajuda aqui! Dessa forma, você pode eleger um para sempre abastecer nele. De preferência, naquele local em que o preço é acessível e, acima de tudo, vende etanol e gasolina sem adulterações. Afinal, um combustível de baixa qualidade pode até sair mais em conta na hora do pagamento, mas a longo prazo só traz prejuízos. Ele acaba mais rapidamente e ainda prejudica a potência do automóvel para atingir maiores velocidades.

4. Evite usar o tempo todo o ar-condicionado

Uma quarta dica para adotar no seu processo de educação financeira sobre como economizar combustível é não usar o ar-condicionado do carro o tempo todo. Sim, a gente sabe que em muitas cidades o calor não tira férias e que, em alguns casos, o clima fica abafado até mesmo no inverno. Afinal, já cantava Jorge Ben Jor: "nós moramos em um país tropical". Porém, é uma boa ideia restringir o uso dele aos períodos do dia em que as temperaturas estão mais elevadas (das 12h às 15h). Nos outros horários, vale a pena baixar um pouco as janelas ou adotar soluções alternativas para sair do vermelho, como miniventiladores portáteis ou ventiladores de pescoço que funcionam com bateria ou pilha.

5. Controle o peso do carro

Lembra de quando falamos lá no segundo tópico sobre balancear o peso do veículo? Pois é, essa regra também é importante para o que você transporta dentro dele. Isso porque, se no seu dia a dia você leva objetos com uma grande carga de peso (como materiais de construção, reforma e decoração), é interessante não colocar todos eles no porta-malas ou em um único canto do veículo, mas distribuir no interior dele. Do contrário, é possível que o carro fique desalinhado ou que o sistema de suspensão tenha um mau funcionamento. Tudo isso faz com que o automóvel consuma mais rápido e em maior volume o combustível.

6. Não deixe o carro ligado enquanto estiver parado

Muita gente acredita que deixar o carro ligado enquanto está parado não dá em nada, pois, no senso comum, o que gasta combustível é circular ou correr para cima e para baixo com ele. Porém, essa história está longe de ser verdade, viu? Seja dirigindo, seja parado, uma vez ligado, o motor continua a consumir etanol/gasolina da mesma forma, já que está em funcionamento em ambos os casos. A questão é que, no segundo, as pessoas não se dão conta disso e tornam essas pausas com o veículo ligado cada vez mais comuns na rotina. Por isso, ao fazer uma parada rápida para esperar uma pessoa ou pegar uma mercadoria em algum lugar — principalmente quando se trabalha como motorista particular de aplicativo para fazer uma renda extra —, estacione o automóvel e desligue-o. Você notará em pouco tempo a diferença que isso faz! Viu só como mudanças simples de alguns hábitos rotineiros no uso do seu carro são bastante úteis quando o assunto é como economizar combustível? Comece a adotar essas sugestões para poupar mais e fazer o etanol e a gasolina durarem mais ao longo do mês! Aproveite também e já adote novas práticas financeiras e de consumo consciente no seu dia a dia (como economizar na conta de luz ou nas compras com cartão de crédito). Assim, você vai ter uma relação mais positiva com o dinheiro e, de quebra, vai manter o seu orçamento sem sufoco. Que tal a proposta? Se a ideia deu um animozinho, então confira o vídeo no nosso canal no YouTube em que damos dicas sobre 4 gastos que valem a pena serem cortados das suas despesas mensais!
por Emdia