Como sair do vermelho e quitar suas dívidas? Entenda!

13 de agosto / 2021 (atualizado)

Se alguma vez você já teve que lidar com dívidas em atraso e empresas de cobrança sabe como é o estresse de vivenciar essa situação. Essa é a realidade de muitos brasileiros que convivem com contas atrasadas e não sabem como sair do vermelho.

Essa é uma situação bastante prejudicial que afeta a vida pessoal, as relações familiares e a performance no trabalho. Por esse motivo, a busca por medidas que ajudem a solucionar esse problema é bastante alta.

Se você se encontra nesse cenário, saiba que existem alternativas. Por isso, continue lendo este texto para descobrir quais iniciativas podem ser úteis. Vamos lá?

Por que as pessoas entram em dívidas?

O acesso ao crédito faz com que muitas pessoas tenham a oportunidade de conquistar seus objetivos, seja a compra da casa própria ou a aquisição do primeiro carro. Em contrapartida, a possibilidade de endividamento passa a ser real. Isso, principalmente, para quem recorre a empréstimos e faz compras no cartão de crédito com frequência.

Em casos como esse, o endividamento pode ter diversas causas, que variam de acordo com a situação financeira de cada um. Entre os motivos mais comuns está a falta de recursos para pagar as contas em dia. O que ocorre devido a gastos imprevistos ou porque alguém perdeu a fonte de renda. Esse é um evento sobre o qual não temos controle e que pode trazer consequências graves.

Quando isso acontece, é importante se ajustar a essa nova realidade o mais rápido possível e começar a cortar despesas. Mesmo que você tenha uma reserva de emergência, a melhor prática é reduzir o seu custo de vida para manter o orçamento equilibrado.

Outro exemplo bastante comum são as pessoas que têm dificuldade em administrar as próprias finanças. Quem nunca ouviu alguém comentar que está sem dinheiro e não sabe com o que gastou. Além desses cenários, ainda temos:

  • utilizar o cheque especial;
  • extrapolar nos gastos com cartão de crédito;
  • pagar as contas em atraso e com juros;
  • quitar somente o mínimo da fatura do cartão.

Não podemos deixar de falar dos juros que estão atrelados à oferta de crédito. Embora as instituições financeiras possam realizar essa cobrança, não podemos negar o peso dessas tarifas no orçamento das famílias brasileiras.

Como sair do vermelho e quitar as dívidas?

Se você está em busca de ideias que ajudem a reduzir o endividamento, já está no caminho certo. A conscientização sobre essa situação é a iniciativa para começar a melhorar a sua vida financeira.

Nós sabemos que esse é um grande desafio, mas é possível reverter esse problema e sair das dívidas de uma vez por todas!

Organize suas finanças

O primeiro passo para sair do vermelho é assumir o controle sobre as suas finanças. Adquira o hábito de anotar todos os seus gastos, por menores que sejam, pois, no decorrer do tempo, eles podem representar uma boa quantia.

Além disso, reduza as compras por impulso e priorize as aquisições que realmente importam. Se possível, compre bens e produtos à vista para evitar criar uma dívida e pagar contas parceladas por longos períodos.

Entenda sua renda mensal

Vamos deixar uma coisa clara: o seu limite do seu cartão de crédito não faz parte da sua renda. Quem pensa dessa forma está colocando as finanças em grave risco, porque, em algum momento, você fará dívidas novas para pagar dívidas antigas.

Portanto, reconheça qual é a sua disponibilidade real de dinheiro e busque viver dentro desse limite. Esse é um bom momento para começar a poupar e criar um fundo que pode ser usado em emergências.

Priorize as maiores dívidas

Muitas vezes, quem está endividado evita avaliar a realidade da sua situação financeira e conhecer o tamanho real do problema. Contudo, essa não é uma prática saudável e cria uma barreira para sair dessa situação.

Por isso, você deve fazer um levantamento das contas em atraso para criar uma lista de prioridades. Geralmente, as maiores dívidas devem ser quitadas primeiro para evitar que continuem acumulando juros.

Vale destacar que, para quitar uma conta, não se deve deixar as outras obrigações de lado. Portanto, encontre a melhor maneira de organizar o orçamento e evitar que isso aconteça.

Aproveite e dê uma olhada em nosso vídeo especial sobre o assunto: Quais dívidas pagar primeiro? – Canal emDia – YouTube

Busque renegociar essas dívidas

A renegociação de dívidas é uma excelente prática para quem deseja quitar as contas em atraso. Contudo, é preciso saber quando é o melhor momento para fazer isso.

Essa é uma vantagem para quem está com o nome negativado, pois ao quitar o valor combinado, seja parcelado ou integralmente, todas as pendências no nome serão removidas.

Porém, ainda é preciso tomar cuidado para arcar com esse compromisso até o fim e evitar fazer novas dívidas.

Recupere o crédito na praça

Quitar todas as dívidas quer dizer que o registro junto aos birôs de crédito foi removido. Por outro lado, isso não quer dizer que você recuperou o bom nome na praça. Hoje, esse grau de confiabilidade é medido pelo score que é construído no decorrer do tempo.

Portanto, não basta sair do vermelho para recuperar crédito depois de quitar as dívidas. Ainda, é preciso se manter assim para que, no futuro, seja possível desfrutar novamente de produtos financeiros sem complicações.

Como a emDia pode te ajudar a sair do vermelho?

A emDia é uma plataforma 100% digital criada para que você possa negociar as suas dívidas com as melhores condições do mercado. Somos uma fintech que tem a simplicidade no DNA, por isso o nosso atendimento é rápido e fácil.

O nosso objetivo é oferecer a liberdade para que você possa fechar o acordo conforme o seu momento financeiro. Tudo isso pode ser calculado no nosso simulador, para garantir a transparência do processo.

Com a emDia você não precisa fazer empréstimos para pagar dívidas — aqui quem escolhe como pagar é você! Além disso, você tem todo o nosso suporte para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da plataforma.

Nós também estamos comprometidos com a conscientização das pessoas sobre a importância da educação financeira. Assim, você consegue descobrir como sair do vermelho e tem orientações para que esse problema não se repita no futuro.

Se você já decidiu que vai quitar as suas dívidas, nós temos a solução que você procura. Acesse o nosso site, faça o seu cadastro hoje mesmo e dê o primeiro passo para quitar dívidas e deixar as suas contas emDia!

Não deixe de conferir o nosso vídeo com um tutorial sobre como negociar com a gente: emDia Tutorial: como negociar?

emDia

por emDia