Como economizar combustível: 6 dicas para você colocar em prática

18 de outubro / 2021

Cá entre nós: ter um carro facilita muito a rotina, não é? Com ele, você ganha em praticidade, comodidade, segurança e rapidez para se locomover a qualquer lugar. Porém, já dizia o ditado: nem tudo são flores. Tanto é que cada vez mais as pessoas têm pensado sobre como economizar combustível para não comprometer o próprio orçamento.

Isso se deve principalmente ao cenário atual de frequentes aumentos no etanol e, em especial, na gasolina nos postos de todo o país, o que tem pesado no bolso de todos nós.

Para ajudar você a economizar, trouxemos algumas dicas que contribuem para controlar e até a reduzir o consumo de combustível no seu veículo, o que, de quebra, diminui a necessidade de abastecimentos tão frequentes. Curtiu o tema do post? Então, continue lendo e tome nota!

1. Não ande em marchas lentas

Quem é motorista provavelmente já ouviu pelo menos uma vez na vida que andar com a marcha lenta (ou até no famoso ponto morto) vai ser bom para poupar álcool/gasolina. No entanto, por mais promissor que isso pareça, não caia nessa!

Ao dirigir assim, o combustível é consumido normalmente. Nada muda! O que de fato acontece é que, muitas vezes, pelo veículo ficar com a temperatura do motor reduzida por conta do nível da marcha, ele não tem uma queima apropriada.

Como resultado, nem todo esse combustível é realmente aproveitado. Uma parte fica inutilizada e o motor do automóvel corre o risco de apresentar problemas no desempenho dele. Ou seja, na esperança de economizar, você acaba é arranjando uma baita dor cabeça.

2. Mantenha os pneus calibrados

Pneu calibrado não é bom só para melhorar a direção no dia a dia e evitar danos nas rodas que podem até fazer com o que o seu carro precise de uma visitinha forçada à oficina.

Ficar atento à calibragem também é importante porque contribui para deixar o peso do carro devidamente balanceado e não causar sobrecargas ao sistema de suspensão dele.

Isso permite que o veículo tenha um melhor desempenho nas estradas sem forçar o motor, o sistema de freio e a direção — coisas que aumentam diretamente o consumo de combustível.

3. Abasteça em postos de qualidade garantida

Outra sugestão bacana é que você avalie os postos de combustível na sua cidade e pesquise como é a avaliação dos clientes e o renome deles no mercado. A internet vai ser de grande ajuda aqui! Dessa forma, você pode eleger um para sempre abastecer nele. De preferência, naquele local em que o preço é acessível e, acima de tudo, vende etanol e gasolina sem adulterações.

Afinal, um combustível de baixa qualidade pode até sair mais em conta na hora do pagamento, mas a longo prazo só traz prejuízos. Ele acaba mais rapidamente e ainda prejudica a potência do automóvel para atingir maiores velocidades.

4. Evite usar o tempo todo o ar-condicionado

Uma quarta dica para adotar no seu processo de educação financeira sobre como economizar combustível é não usar o ar-condicionado do carro o tempo todo. Sim, a gente sabe que em muitas cidades o calor não tira férias e que, em alguns casos, o clima fica abafado até mesmo no inverno. Afinal, já cantava Jorge Ben Jor: “nós moramos em um país tropical”.

Porém, é uma boa ideia restringir o uso dele aos períodos do dia em que as temperaturas estão mais elevadas (das 12h às 15h). Nos outros horários, vale a pena baixar um pouco as janelas ou adotar soluções alternativas para sair do vermelho, como miniventiladores portáteis ou ventiladores de pescoço que funcionam com bateria ou pilha.

5. Controle o peso do carro

Lembra de quando falamos lá no segundo tópico sobre balancear o peso do veículo? Pois é, essa regra também é importante para o que você transporta dentro dele.

Isso porque, se no seu dia a dia você leva objetos com uma grande carga de peso (como materiais de construção, reforma e decoração), é interessante não colocar todos eles no porta-malas ou em um único canto do veículo, mas distribuir no interior dele.

Do contrário, é possível que o carro fique desalinhado ou que o sistema de suspensão tenha um mau funcionamento. Tudo isso faz com que o automóvel consuma mais rápido e em maior volume o combustível.

6. Não deixe o carro ligado enquanto estiver parado

Muita gente acredita que deixar o carro ligado enquanto está parado não dá em nada, pois, no senso comum, o que gasta combustível é circular ou correr para cima e para baixo com ele. Porém, essa história está longe de ser verdade, viu?

Seja dirigindo, seja parado, uma vez ligado, o motor continua a consumir etanol/gasolina da mesma forma, já que está em funcionamento em ambos os casos. A questão é que, no segundo, as pessoas não se dão conta disso e tornam essas pausas com o veículo ligado cada vez mais comuns na rotina.

Por isso, ao fazer uma parada rápida para esperar uma pessoa ou pegar uma mercadoria em algum lugar — principalmente quando se trabalha como motorista particular de aplicativo para fazer uma renda extra —, estacione o automóvel e desligue-o. Você notará em pouco tempo a diferença que isso faz!

Viu só como mudanças simples de alguns hábitos rotineiros no uso do seu carro são bastante úteis quando o assunto é como economizar combustível? Comece a adotar essas sugestões para poupar mais e fazer o etanol e a gasolina durarem mais ao longo do mês!

Aproveite também e já adote novas práticas financeiras e de consumo consciente no seu dia a dia (como economizar na conta de luz ou nas compras com cartão de crédito). Assim, você vai ter uma relação mais positiva com o dinheiro e, de quebra, vai manter o seu orçamento sem sufoco. Que tal a proposta?

Se a ideia deu um animozinho, então confira o vídeo no nosso canal no YouTube em que damos dicas sobre 4 gastos que valem a pena serem cortados das suas despesas mensais!

emDia

por emDia