5 atitudes de como economizar energia em casa!

5 atitudes de como economizar energia em casa!

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Pensar em maneiras de como economizar energia se tornou um desafio diário para diversos brasileiros. Afinal de contas, muitos tiveram que lidar com um impacto negativo no orçamento mensal com os aumentos recorrentes nesse serviço nos últimos meses. Só no mês de junho de 2022, por exemplo, houve 50% de aumento nas bandeiras tarifárias do país, como veiculado em uma matéria da Revista Veja. Valor que acaba sendo repassado para o consumidor por meio das distribuidoras de energia em cada estado. Porém, ao contrário do que você pode estar pensando, reduzir a conta de luz não é tão complicado assim, viu? Com a prática do consumo consciente, você poupa o seu dinheiro, acaba com o desperdício e ainda ajuda na preservação dos recursos naturais. Quer saber como fazer isso na prática? Então, confira só as nossas dicas!

1. Invista em lâmpadas portáteis

A primeira dica sobre como economizar energia é investir em lâmpadas portáteis. Elas são comercializadas em diferentes lojas físicas e virtuais e têm como diferencial o fato de funcionarem com pilhas como se fossem lanternas. Ou seja, zero consumo de energia! Além disso, muitas delas contam com um formato similar a um spot, tendo a base adesiva para que você possa colá-las em diferentes superfícies, como paredes ou móveis. Caso queira trocar de lugar, será igualmente fácil e rápido. Esse modelo de lâmpada, obviamente, têm uma potência mais fraca que as lâmpadas tradicionais fluorescentes e de LED conectadas ao sistema de energia do imóvel. Geralmente, cerca de 2 a 4 watts. Porém, elas podem ser usadas tranquilamente para substituir o uso de abajures e luminárias de cabeceira da cama. Além disso, se você utilizar alguns pares delas em um mesmo ambiente, pode substituir a iluminação de áreas como a varanda, o terraço, o hall de entrada e os corredores da casa. Essa medida, além de transformar a decoração do espaço e deixá-la mais intimista, vai ajudar diretamente na redução do gasto com luz à noite.

2. Não durma com aparelhos ligados

Muitas pessoas se habituam a dormir assistindo ou ouvindo produções audiovisuais. Dessa forma, deixam a tv ligada, o notebook conectado à tomada ou os dispositivos de som (como caixas de som, assistentes virtuais e home theaters) operando à noite toda. Os motivos para isso são os mais diversos: desde a sensação relaxante que esse hábito causa até o fato de se sentirem distraídas e "acompanhadas" (muito comum quando se mora sozinho, por exemplo). Contudo, se você faz isso diariamente, será inevitável: você vai aumentar o consumo de energia na sua casa. Por isso, o ideal é pôr um ponto final nesse costume. Essa mudança é importante, principalmente, quando a bandeira tarifária da conta de luz da sua região está vermelha. E isso significa que o valor cobrado pelo consumo de kWh está acima do normal e vai pesar na sua gestão financeira.

3. Não deixe aparelhos carregando a noite toda

Você tem o hábito de colocar o seu celular e outros eletrônicos (como tablet, e-reader, notebook, controle de consoles e afins) para carregar à noite enquanto dorme? Pois comece a mudar isso! Tenha em mente que esses aparelhos atingem 100% da carga em pouco tempo — geralmente, entre duas a quatro horas.

Portanto, se eles permanecem na tomada noite adentro, sendo desconectados apenas quando você acorda, eles vão passar todo esse período consumindo energia como acontece com aparelhos em stand by. Além disso, ainda há o risco de acontecer uma sobrecarga de energia capaz de superaquecer e danificar a bateria deles.

QUER ECONOMIZAR AINDA MAIS? VEJA A PROPOSTA QUE A EMDIA TEM PARA VOCÊ!

4. Prefira secar a roupa no sol

A quinta dica de como economizar energia elétrica é especial para quem tem em casa uma máquina de lavar e secar roupa (ou até mesmo uma secadora). Por mais prático e rápido que seja recorrer a essa função para deixar as suas peças prontas para uso, evite tornar isso um hábito, ok? O motivo é simples: quando você a utiliza com frequência, acaba aumentando o tempo de uso do aparelho e, consequentemente, o consumo de energia. Para completar, se você coloca menos itens do que o indicado na capacidade da máquina, ela vai trabalhar gerando calor de forma desproporcional ao volume no interior dela. O que também contribuirá para tornar a sua conta de luz mais cara. Em vez disso, prefira deixar as suas roupas secando no sol, principalmente nos horários mais quentes do dia (entre 10h e 16h). Dessa forma, você torna essa tarefa doméstica algo simples e sem custo algum para o seu planejamento financeiro pessoal (inclusive, vale a pena conhecer como o modelo SMART ajuda nesse assunto!).

5. Troque o ar-condicionado pelo ventilador

Neste post, não poderia faltar uma sugestão de como economizar energia com ar-condicionado, não é mesmo? Afinal, esse é um dos eletrodomésticos de maior consumo mensal. O próprio portal do Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética mostra que ele, sozinho, gasta entre 128,80 a 679,20 kWh. Por isso, a dica aqui é trocar o ar-condicionado pelo ventilador. Há diversos formatos (de coluna, de mesa, de parede etc.) disponíveis no mercado. Inclusive, eles contam com modo silencioso de funcionamento, potências variadas (com função turbo, por exemplo) e até mecanismos extras de oscilação e distribuição do ar pelo ambiente. Além disso, o ponto principal é o gasto energético do ventilador, que varia de 17,28 a 17,52 kWh a depender do modelo. Ou seja, quase oito vezes menos do que o menor consumo do ar-condicionado. Uma diferença bastante significativa. Viu só como economizar energia não é uma tarefa impossível? Tudo começa com você repensando os seus hábitos diários, o uso de aparelhos eletrônicos e a sua forma de realizar tarefas domésticas. A partir daí, com disposição e mudanças simples, você reduz sua conta mensal e ainda contribui para ajudar a preservar o meio ambiente. Gostou de ler o post? Aproveite para conferir outros truques para poupar dinheiro dentro da sua casa. Tem várias dicas que vão ajudar você, inclusive, a fazer uma renda extra!
por Emdia