Posso pagar conta de luz com cartão de crédito? Veja como

09 de junho / 2022 (atualizado)

Veja como é possível pagar conta de luz com o cartão de crédito e descubra as vantagens e desvantagens dessa alternativa.

Quem nunca pensou em pagar a fatura de um cartão de crédito com outro cartão de crédito e depois pagar novamente com outro cartão de crédito e por aí vai? Como diz o ditado, malandro é o gato, que mesmo sendo feio continua sendo gato!

Brincadeiras à parte, a gente sabe que não dá pra ficar pagando um cartão de crédito com outro cartão de crédito. Mas sabia que dá pra pagar conta de luz com cartão de crédito?

Além de prática, essa alternativa pode dar um respiro naqueles meses mais puxados. Continue a leitura e descubra como funciona.

É possível pagar conta de luz com cartão de crédito?

A resposta é sim: você pode pagar conta de luz com cartão de crédito. As concessionárias de energia elétrica são estaduais, mas muitas já permitem que o pagamento seja feito dessa forma.

A Enel Distribuição São Paulo, por exemplo, já disponibiliza essa opção em seu site. O consumidor pode pagar contas por vencer e até mesmo já vencidas; e ainda pode parcelar em até 24 vezes no cartão de crédito.

O serviço está disponível também no aplicativo Enel SP, que pode ser baixado das lojas Play Store (Android) ou iOS (Apple Store).

Além das alternativas oficiais, oferecidas pelas próprias administradoras do serviço, existem ainda alguns aplicativos de pagamentos que permitem pagar qualquer tipo de conta no cartão de crédito, inclusive de luz. São apps que podem ser usados em qualquer cidade ou estado. Recarga Play, Celcoin e Mercado Pago são alguns exemplos.

Vale a pena pagar a conta de energia usando o cartão de crédito?

Na verdade, existem vantagens e desvantagens. vamos explicar para você quais são elas, começando pelas vantagens:

  • praticidade: a aplicação pode ser feita no app ou no site;
  • organização: essa é uma boa alternativa para quem quer reunir todas as contas em um só lugar;
  • parcelamento: possibilidade de dividir o pagamento em até 24 vezes;
  • segurança: pagamento realizado sem a necessidade de lidar com dinheiro em espécie (você paga em sua casa, de algum aparelho com acesso à internet);
  • possibilidade de ganhar milhas, cashback, descontos, promoções;
  • pagar a conta de luz no dia do fechamento do cartão e ganhar um respiro a mais em um mês apertado.

Em relação às desvantagens, podemos citar:

Como pagar a conta de luz com o cartão de crédito?

Há algumas formas básicas de pagar conta de luz com cartão de crédito:

  • internet banking e apps de bancos (entre em sua conta, procure a opção “Pagamento”, digite o código de barras, selecione a opção de pagamento “Cartão de Crédito”, autorize o pagamento com sua senha);
  • Direto no site da concessionária de energia elétrica — nesse caso é preciso certificar de que a distribuidora que atua na sua região oferece essa opção;
  • Por apps alternativos, como Recarga Play, Celcoin e Mercado Pago.
  • telefone, central de atendimento.

Em apps de bancos, é preciso, antes, autorizar o aparelho pelo internet banking ou em caixas eletrônicos. Em algumas situações, pode ser necessário conversar com o gerente do banco.

Pela central de atendimento, o pagamento só é possível se o banco do cliente disponibilizar esse serviço.

Quais são as taxas cobradas?

Cada instituição financeira tem a liberdade de definir o preço que desejar pelo serviço. Conforme a Febraban, o valor mais elevado que pode ser cobrado é de R$ 24,50.

Ainda pode incidir o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Podem ser cobrados juros também, como em um empréstimo.

Quais são as contas que podem ser pagas com o cartão de crédito?

Muitas contas podem ser pagas com cartão de crédito:

  • luz;
  • água;
  • gás;
  • telefone;
  • TV a cabo;
  • boletos em geral.

A possibilidade de pagar conta de luz com cartão de crédito é mais uma praticidade oferecida pela tecnologia. Basta baixar e usar um aplicativo, acessar o internet banking ou usar o telefone.

E agora? Acha que vale a pena pagar contas de água e luz com cartão de crédito? Que tal testar o seu comportamento em relação ao cartão de crédito? É uma boa ideia, não é? Então faça a experiência ION!

Gabriella Araujo

por Gabriella Araujo