Qual o score mínimo para cartão de crédito?

Qual o score mínimo para cartão de crédito?

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Já tentou pedir um cartão de crédito, mas a resposta foi negativa? Essa é uma situação que pode ser desanimadora e travar uma possibilidade de compra, por exemplo. Porém, esse é um problema que pode ser resolvido quando você descobre qual o score mínimo para cartão de crédito. Pensando nisso, queremos ajudar você a jogar a sua pontuação lá para cima e chegar a essa conquista. Assim, poderá aproveitar compras parceladas, programas de pontos e todas as vantagens disponíveis. Vamos nessa?

O que é score?

Antes de tudo, é importante que você entenda o que é o score de crédito. Trata-se de uma pontuação que usa os dados financeiros de uma pessoa para informar ao mercado quão alta é a sua credibilidade. Quanto maior for essa pontuação, maior será a chance de que o consumidor pague suas contas em dia, por exemplo. Isso gera mais confiança às empresas. Para ser calculado, são consideradas diversas informações. Entre elas, o histórico de todas as movimentações financeiras que você fez nos últimos anos, como as contas pagas em dia, as dívidas em atraso e as solicitações de crédito. Assim, quando você solicita um cartão, o banco ou instituição financeira consulta seu score e obtém informações sobre a probabilidade de você não se endividar com ele. Se ela for alta, provavelmente o cartão não será liberado. A parte boa é que esse é um sistema bem dinâmico e está sempre em atualização. Portanto, quando você quitar ou renegociar uma dívida que estava em aberto, sua pontuação já pode voltar a subir. Então, basicamente, se você quiser conseguir um cartão de crédito, precisará manter suas obrigações financeiras sempre em dia.

O que é um score baixo, médio e alto?

Os scores podem ser calculados de forma diferente de acordo com cada instituição. Aqui na emDia, diferente de outras empresas, o score começa em 300, por exemplo. Isso porque nós acreditamos que todo esforço é válido e todas as pessoas, de alguma maneira, já honraram com seus compromissos financeiros. Por conta disso, partimos do princípio de que ninguém está no zero. A partir disso, existe uma classificação que serve para orientar qual é o cliente que é mais pontual com as suas contas e qual é aquele que, por algum motivo, não consegue quitar uma dívida. Essa classificação é feita da seguinte forma:
  • entre 300 e 500: é considerada a pontuação mais baixa. Por isso, pode ser bastante impeditiva para conseguir crédito;
  • entre 501 e 700: é a pontuação intermediária-alta, o que indica ser mais fácil conseguir crédito, mas não existe nenhuma garantia;
  • entre 701 e 1000: estão todos aqueles que têm uma chance bem alta de conseguir acesso ao cartão de crédito.
Mas é claro que cada empresa tem uma política específica e regras internas próprias para conceder crédito a cada cliente. Uma pessoa que teve ou tem uma dívida aberta com um banco pode ter crédito negado, por exemplo, mesmo que sua pontuação seja altíssima.

Qual o score mínimo para conseguir cartão de crédito?

É importante entender, como dissemos acima, que cada credor adota um método diferente de análise de crédito. A grande maioria deles não considera apenas o score para liberar dinheiro ou cartão. Por isso, qualquer parâmetro de score mínimo é apenas uma aproximação do que costuma ser aceito no mercado. Em geral, podemos dizer, inclusive, que não existe um score mínimo para cartão de crédito. O que há é a regra de que, quanto maior a sua pontuação, maiores são as chances de ter o crédito liberado, tudo bem? As oportunidades aumentam principalmente se você tiver:
  • um emprego fixo, com dinheiro sendo depositado na sua conta todos os meses;
  • qualquer renda que entre todos os meses, mesmo que seja autônomo ou profissional liberal;
  • algum dinheiro investido no mercado financeiro;
  • bens no seu nome, como imóveis e veículos, por exemplo.

O que fazer para aumentar o seu score?

Vários fatores podem interferir na obtenção de crédito junto a uma empresa. É importante considerar que todo o histórico financeiro dos últimos 5 anos de um cliente pode ser considerado na hora da análise. Por isso, ter um bom relacionamento com o mercado de crédito é fundamental para aumentar o seu score. Mas o que significa isso, afinal? A resposta é simples. Além de não ter restrições junto a nenhum órgão, é preciso:
  • ter as contas pagas em dia;
  • manter os dados atualizados junto à Receita Federal e birôs de crédito;
  • não ter muitas solicitações de crédito em um curto período;
  • ter um bom planejamento financeiro;
  • evitar o cheque especial e outras linhas de crédito;
  • manter suas contas correntes positivas.
Esse último item é importante, pois, ao solicitar o crédito junto a uma instituição, por exemplo, ela consulta seu CPF para disponibilizar o dinheiro. E só essa consulta já é capaz de interferir na sua pontuação. Agora, imagine que você fez várias solicitações em um dia, semana ou mês — o impacto no score pode ser muito maior. Por isso, se ao tentar obter um cartão de crédito você tiver a solicitação negada, o ideal é continuar pagando suas contas em dia e esperar um tempo até fazer uma nova consulta. Um dos fatores que mais podem ajudar a aumentar o seu score com certa velocidade é a renegociação de dívidas já atrasadas, caso você tenha. Isso vai fazer com que a sua situação volte a ser regularizada, além de dar uma boa oportunidade de você organizar novamente suas finanças. Como o score é resultado de uma soma de fatores da vida financeira de cada pessoa, não existe um tempo pré-definido até que a pontuação suba novamente. Mesmo após quitar uma dívida, por exemplo, é preciso manter as boas relações com o mercado de crédito. Além disso, é preciso ter paciência e disciplina. Gostou do conteúdo? Não se esqueça de seguir as nossas dicas para se dar bem na hora de pedir o seu cartão de crédito. Que tal aproveitar para consultar o seu score com a emDia?
por Emdia