Planejamento para subir no altar: 14 formas de juntar dinheiro para casar

Planejamento para subir no altar: 14 formas de juntar dinheiro para casar

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Então, para evitar transtornos no início de uma nova jornada, além de juntar dinheiro, é indicado recorrer a um bom planejamento. Assim, torna-se possível ter foco no seu objetivo para alcançar as metas propostas, sem preocupações com a falta de recursos para arcar com os compromissos assumidos. Pensando nisso, selecionamos algumas das melhores maneiras de como juntar dinheiro para o casamento. Confira as nossas dicas e comece a colocá-las em prática!

1. Faça um bom planejamento

O planejamento é uma etapa muito importante para alcançar qualquer objetivo. Inclusive, quando o assunto envolve guardar dinheiro, torna-se fundamental. Para isso, é interessante fazer um levantamento da sua situação financeira atual e projetar os gastos previsíveis. O planejamento pode ser feito em uma planilha, já que esse formato permite visualizar melhor o ponto onde o casal se encontra e aonde deseja chegar. Nesse estágio, o ideal é listar tudo que é desejado e necessário para a cerimônia. Outra iniciativa relevante é solicitar os orçamentos para a festa com base na quantidade de convidados.

2. Classifique os gastos

Após o levantamento das necessidades, o próximo passo é classificar as despesas. Nesse caso, uma possibilidade é estabelecer um limite para cada tipo de gasto, como contas recorrentes, moradia, alimentação, lazer, transporte, investimentos e cartão de crédito. Essa organização permite identificar quais gastos podem ser eliminados para que esse dinheiro economizado integre a reserva de valores para o casamento. Quer um exemplo? Suponha que, ao fazer o controle das despesas, você percebeu que está desembolsando, mensalmente, mais de R$ 400 em aplicativos de transporte e outros R$ 400 em apps de delivery. Nessa situação, substituir as corridas de carro pelo uso do ônibus e preparar a comida em casa pode trazer um grande respiro para o seu bolso e fazer com que sobre uma quantia maior no fim do mês. Ao manter um bom controle dos gastos e diminuir um pouco os valores destinados a cada categoria, você perceberá que cada economia faz muita diferença no final.

3. Defina uma meta para economizar

Determinar um limite de valor a gastar com o casamento é bem relevante se você quiser saber até onde pode mexer no próprio orçamento. Após definir uma quantia para cada necessidade, como gastos com salão, bufê, convites e roupas, o mais recomendável é realmente considerar essa definição em todas as suas escolhas.

4. Trabalhe com datas

Os itens mais caros, que pesam no orçamento de uma festa de casamento, geralmente envolvem a decoração, o bufê e as bebidas. Mas é possível, sim, servir bem os convidados e economizar dinheiro ao recorrer a algumas estratégias. Inclusive, uma delas diz respeito à decoração. Nesse sentido, para reduzir as despesas, é interessante cogitar o uso de plantas e flores. Agora, para conseguir realmente poupar um valor considerável, a nossa sugestão é evitar que a data do casamento seja próxima a outras comemorações, como o Dia dos Namorados e o Dia das Mães. Afinal, nessas ocasiões, as flores ficam mais caras.

5. Compartilhe as responsabilidades

A vida a dois precisa envolver parceria e diálogo. Então, é claro que ambos os fatores também valem para a organização das contas. Ao longo desse processo de juntar dinheiro para casar, vocês já pensaram, por exemplo, em quais tipos de gastos é possível economizar, nos aspectos dos quais não vale a pena abrir mão e em como cada um contribuirá com os valores? A ideia é que tudo seja decidido em comum acordo.

6. Procure uma forma de ter renda extra

Ter uma fonte de renda extra também é uma excelente maneira de juntar dinheiro para casar mais rápido. Com a popularização da Internet, inclusive, as oportunidades se ampliaram bastante. A seguir, veja algumas formas de manter outros rendimentos que o ajudarão a descobrir como juntar dinheiro para casamento: Mesmo que você não tenha habilidades técnicas para alguma dessas atividades, lembre-se de que é possível encontrar vídeos e cursos gratuitos para desenvolvê-las. Novamente, a Internet pode se revelar uma grande aliada nessa missão.

7. Comemore cada etapa avançada

Caso vocês, como casal, tenham dificuldade em poupar dinheiro, apostar no modelo de recompensas pode ser uma estratégia muito interessante e ajudá-los nesse sentido. Por exemplo: a cada meta financeira alcançada, que tal vocês saírem para jantar ou para fazer outro tipo de comemoração? Celebrar o fechamento de um dos serviços da cerimônia ou a escolha do salão também servirá de motivação para que ambos foquem o processo de juntar dinheiro para casar e concretizar outras metas. Ao final, provavelmente, vocês perceberão que as recompensas serão muito maiores poupando do que gastando com compras imediatistas e, de repente, até desnecessárias.

8. Conte com um sistema de apoio

Poder contar com o apoio financeiro da família ajuda muito a juntar dinheiro para casar. Um pouco daqui, outro pouco dali e, quando vemos, a quantia total pode ser bem interessante. Mas, além do apoio dos familiares, existem aplicativos que ajudam a fazer um dinheiro extra, como:
  • BlaBlaCar — que é uma plataforma de caronas que conecta condutores e pessoas que estão viajando para o mesmo local;
  • Enjoei — que é uma plataforma de comércio eletrônico voltada ao consumo colaborativo;
  • Méliuz — que disponibiliza de maneira gratuita cupons de desconto e devolve parte do valor gasto nas lojas online ao consumidor em dinheiro;
  • Hotmart Sparkle — que abre um espaço para que criadores de conteúdo possam comercializar os seus infoprodutos;
  • Udemy — que é uma plataforma que permite a criação e a disponibilização para a venda de cursos online;
  • TikTok — que é um aplicativo no qual os usuários, a partir do atendimento a alguns critérios, podem monetizar os próprios vídeos.

9. Fuja de dívidas

Outro ponto muito importante a ser considerado é não se endividar. Para isso, já pensou, por exemplo, em como você pode economizar ao evitar as compras por impulso? Além disso, essa é uma atitude consciente e objetiva, que cria um hábito saudável para o controle financeiro. Mais uma medida recomendável é sempre pagar à vista tudo que for necessário para o casamento. Assim, além de ser possível conseguir bons descontos, você poderá fugir dos juros das compras parceladas, que podem virar uma "bola de neve" no cartão de crédito.

Quite as dívidas

Aproveitando o gancho, caso você já tenha uma ou mais dívidas, a melhor saída é quitá-las quanto antes. Para voltar a ter o seu controle financeiro, o ideal é começar mapeando todas as pendências. Inclusive, se um de vocês — ou até os dois — tiver o CPF negativado, tenha em mente que este é o momento de cogitar negociar as dívidas com os credores. Afinal, além de ser possível conseguir condições mais vantajosas nas negociações, ao quitá-las, será uma preocupação a menos para ambos.

QUER NEGOCIAR AS SUAS DÍVIDAS COM TRANQUILIDADE? A EMDIA OFERECE AS MELHORES CONDIÇÕES. ENTRE EM CONTATO!

10. Utilize aplicativos para controlar as finanças

Essa dica pode ajudar muito e, atualmente, é a forma mais prática de controlar os gastos e as rendas, principalmente para quem planeja se casar. Os apps que auxiliam na organização das finanças permitem que você consulte e verifique se as suas despesas correspondem ao seu planejamento. A partir disso, você poderá decidir se deve ou não efetuar uma determinada compra e gastar mais. A seguir, conheça alguns aplicativos para organização e controle financeiro:

11. Controle os gastos com planilhas

As planilhas de gastos são grandes aliadas de quem pretende começar um planejamento financeiro com uma meta a ser alcançada, como juntar dinheiro para casamento. Nesse sentido, para conseguir organizar da melhor forma a cerimônia, esse tipo de ferramenta é importante para o registro e para a análise de todos os gastos. Desse modo, torna-se viável visualizar as informações com clareza e acrescentar ou retirar dados sempre que for preciso.

12. Faça o seu dinheiro render mais

Você já deve ter ouvido que, hoje em dia, a poupança está rendendo bem menos do que deveria. Portanto, se você tiver dinheiro guardado em uma poupança, seria interessante pensar em recorrer a outras possibilidades. É possível, por exemplo, pesquisar algumas opções de investimento para fazer o seu dinheiro render bem mais, com base em taxas pós ou prefixadas.

Opções de investimentos

O Tesouro Direto, o CDB e os Fundos de Investimento são algumas das opções que trazem a mesma segurança que a poupança oferece, mas com uma rentabilidade superior. Com depósitos mensais, o resultado é potencializado. Afinal, quanto maior for o valor acumulado, maior será o impacto dos juros compostos, aumentando também os ganhos. O mais indicado é escolher uma alternativa de curto ou médio prazo, que garanta um bom nível de proteção com um rendimento atraente. Dessa forma, ao estabelecer o resgate, conforme a data do casamento, você conseguirá aproveitar o máximo rendimento e terá conseguido acumular mais capital.

13. Negocie com os fornecedores

Se você não tentar negociar a concessão de descontos com os fornecedores, provavelmente, vai perder uma grande oportunidade de economizar. Inclusive, é válido lembrar que qualquer centavo poupado será muito bem-vindo para você juntar mais dinheiro para casar. Então, na hora de fechar o contrato com um prestador de serviço, é recomendável negociar sem receios. Afinal, por que não solicitar orçamentos em dois ou três lugares diferentes para a comparação dos preços? Assim, caso você se interesse por um fornecedor que pratica valores mais altos, pode ser válido mostrar o orçamento mais barato e tentar um desconto sobre o total. Muitas vezes, para evitar a perda do cliente, as empresas acabam cedendo.

14. Use carteiras digitais

Se você ainda não utiliza carteiras digitais, que tal começar a considerar essa facilidade? As vantagens são inúmeras, principalmente para quem está planejando um casamento. Isso porque muitas delas oferecem até um retorno financeiro por meio de cashbacks. Algumas, inclusive, proporcionam um rendimento de 100% do CDI só por você deixar o seu dinheiro lá. Assim, além de alguns benefícios, como segurança, economia e praticidade, o seu dinheiro guardado pode render ainda mais. Como você pôde ver, há diversas maneiras de juntar dinheiro para casar. Em meio às práticas mais importantes, destacam-se o planejamento e o controle financeiro com base na divisão das responsabilidades. Esperamos que essas dicas contribuam verdadeiramente para que esse dia tão especial seja de muita alegria — e não gere dívidas preocupantes. A leitura foi produtiva? Então, que tal se aprofundar no assunto e conferir o nosso post que aborda a organização das finanças para o casal?
por Emdia