Como ganhar dinheiro sendo afiliado digital?

25 de maio / 2022 (atualizado)

Entre as oportunidades proporcionadas pela Internet, o afiliado digital vem atraindo diversos adeptos. Saiba como ganhar dinheiro sendo afiliado digital

Considerado um dos assuntos de destaque entre as novas profissões, o afiliado digital é uma ótima oportunidade no mercado de marketing para aqueles que desejam empreender na Internet para gerar renda, mudar de vida e começar um negócio próprio.

Graças ao crescimento das redes sociais e do uso da Internet, essa modalidade se tornou bastante popular. Atualmente, ela é uma fonte de renda para muitas pessoas, e o melhor é que você consegue alcançar seus objetivos financeiros independentemente da sua área de atuação, escolaridade ou outras características.

Quer saber como ganhar dinheiro sendo afiliado digital? Acompanhe o artigo e descubra as principais vantagens dessa prática. Boa leitura!

O que é ser afiliado digital?

O afiliado digital é um produtor de conteúdo que faz parte de um programa de marketing de afiliados e utiliza seus canais na Internet para indicar e divulgar produtos e serviços. Em outras palavras, podemos dizer que os afiliados são vendedores de produtos ou serviços digitais, que, em troca, recebem uma comissão por cada venda realizada.

No mundo digital, os produtos e serviços divulgados se encontram em plataformas de vendas online, que possibilitam divulgar links exclusivos por meio de blogs, redes sociais, sites de cupons ou algum meio de comunicação digital que direciona o tráfego para os parceiros. Assim, o afiliado não corre o risco de perder suas comissões nem de cair em golpes financeiros!

Na prática, o trabalho consiste em atrair tráfego (a movimentação de pessoas na Internet) para um determinado negócio online, com o intuito de entregar um conteúdo relevante para o público. Assim, é possível se conectar com os consumidores, entendendo as necessidades dessas pessoas e oferecendo produtos que atendam às expectativas delas.

A atividade de afiliado é bastante acessível, já que não exige grandes requisitos. Além do comprometimento e da disciplina para realizar vendas frequentemente, para participar dos programas com uma conta gratuita, você precisa ter um e-mail válido, documento de identidade, ser maior de 18 anos e fazer o cadastro na plataforma de afiliados.

Vale a pena?

Se você tiver disposição para trabalhar duro e garantir bons resultados, a resposta é sim, vale muito a pena ser um afiliado digital. É claro que isso requer boas estratégias de divulgação e muita disciplina.

Atuar como afiliado é uma possibilidade de gerar renda sem precisar produzir conteúdos ou construir uma autoridade baseada na sua pessoa. Além disso, essa modalidade é mais flexível que outros tipos de vendas por comissão, pois as pessoas têm a liberdade de definir sua própria rotina de trabalho e suas estratégias de divulgação — incluindo onde e quando executar as atividades.

Não existe um limite de quantidade de produtos ou serviços. Cada afiliado pode revender a quantidade de produtos que quiser, da categoria que bem entender, e estabelecer as próprias metas financeiras.

É importante ressaltar que, para os empreendedores, o afiliado é um ótimo recurso para aumentar o alcance dos produtos, otimizar o custo de aquisição e economizar tempo e dinheiro com campanhas — uma vez que esse investimento será feito pelos afiliados, que serão recompensados a cada venda.

Quanto dá para ganhar como afiliado digital?

Talvez você não goste dessa resposta, mas a verdade é que isso varia muito! O retorno financeiro depende da dedicação do afiliado ao indicar e divulgar os produtos e serviços da marca associada.

Existem afiliados digitais que se dedicam integralmente ao serviço e conseguem viver e adquirir liberdade financeira com a comissão das vendas — que podem variar de 30% a 80% do valor total do produto. Algumas pessoas chegam a tirar R$ 10 mil ou mais por mês.

Há que use o programa de afiliados apenas como uma maneira de gerar renda extra — por não ter uma base de seguidores grande o suficiente para converter em muitas vendas ou por não investir no negócio.

Vale lembrar que existem 8 modos de ganhar dinheiro com plataforma digital, que se referem às comissões contabilizadas. São eles:

  1. custo por clique (CPC);
  2. custo por lead (CPL);
  3. clique duplo;
  4. custo por aquisição ou ação (CPA);
  5. custo por mil impressões (CPM);
  6. custo por view ou visita (CPV);
  7. custo por instalação (CPI);
  8. custo por dia (CPD).

Como ganhar dinheiro sendo afiliado digital?

Como mencionamos anteriormente, para ter sucesso nessa profissão, é necessário ter dedicação, estudar o mercado digital e trabalhar muito, além de aplicar boas estratégias de marketing. Desse modo, é possível fazer uma boa divulgação e gerar vendas.

Em tese, qualquer pessoa pode empreender na área, mas não basta se afiliar a um programa, criar um banner e postar nas redes sociais para o retorno financeiro acontecer.

É imprescindível traçar estratégias e estabelecer algumas etapas desse trabalho, essenciais para que você se consolide no mercado e garanta bons clientes. Confira algumas delas:

  • faça um planejamento e estruture o seu negócio;
  • escolha um nicho de atuação no mercado;
  • conheça os tipos de programas de afiliados;
  • estabeleça critérios de avaliação;
  • faça sua inscrição em uma plataforma de afiliados;
  • escolha os canais nos quais você divulgará os produtos;
  • tenha atitudes de empreendedor;
  • use a criatividade e atente às oportunidades.

Com todas essas dicas, você pode dar um passo inicial e se tornar um afiliado de sucesso. Lembre-se que, se você deseja conquistar o seu espaço, é importante oferecer produtos ou serviços que tenham um diferencial no mercado!

Qual é a melhor plataforma?

Agora que você já sabe o que é um afiliado digital e como ganhar dinheiro dessa forma, é hora de conhecer as principais plataformas que oferecem programas de afiliados. Confira as mais famosas!

Hotmart

Fundada em 2011, a Hotmart é a plataforma para criadores de conteúdos digitais e afiliados mais conhecida e a maior da América Latina, sendo líder no segmento.

Nela, são oferecidos cursos de diferentes áreas do conhecimento, que vão desde empreendedorismo até autoconhecimento, estética e alimentação saudável. Seu funcionamento é totalmente inspirado no mercado de afiliados, por isso, o site também tem um papel educativo para quem está iniciando.

Eduzz

A Eduzz é uma plataforma de marketing de afiliados criada para divulgar e vender produtos, serviços e eventos de forma digital. Seu diferencial está na venda de produtos físicos, além dos digitais.

A plataforma também permite a integração com outras, para que você consiga automatizar as campanhas, criando um painel de controle para a gestão dos leads gerados nessas divulgações.

Monetizze

A Monetizze é uma plataforma de pagamentos online que também oferece e intermedeia transações do seu próprio programa de afiliados. É possível cadastrar e promover diversos tipos de produtos por meio da plataforma, desde infoprodutos e planos de assinaturas recorrentes até produtos físicos.

A diferença da Monetizze para outras plataformas de afiliados é que os produtores precisam ter uma página de vendas para o produto que deseja cadastrar — como uma landing page.

Essas são apenas algumas sugestões de sites de afiliados que você pode utilizar, já que existem diversos outros programas disponíveis. Para obter bons resultados, é preciso estudar as melhores estratégias para gerar tráfego e, consequentemente, ganhar dinheiro sendo afiliado digital.

Como vimos, as possibilidades oferecidas pelos programas de afiliados podem garantir uma renda extra quando aproveitadas. Nessa hora, a educação financeira também é uma grande aliada para desfrutar das vantagens que o programa proporciona.

Se você gostou deste conteúdo sobre como ganhar dinheiro sendo afiliado digital, não deixe de ler nosso artigo sobre como ganhar dinheiro na Internet!

Gabriella Araujo

por Gabriella Araujo