Material escolar barato: 13 dicas para economizar!

Material escolar barato: 13 dicas para economizar!

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Quem é pai ou mãe costuma se preocupar em encontrar material escolar barato com semanas e, muitas vezes, meses de antecedência do início do novo ano letivo dos filhos — e isso não é à toa. Afinal, essa é uma tarefa inevitável e que, sem o mínimo de planejamento ou pesquisa, pode levar qualquer pessoa a gastar muito além do que o orçamento permite, não é mesmo? Com isso em mente, reunimos nada mais, nada menos do que 13 dicas para ajudar você nessa missão de economizar no material escolar o máximo possível — e o principal: assegurar todos os produtos que os seus pequenos vão precisar para as aulas e atividades do colégio. Portanto, acompanhe e tome nota das sugestões!

1. Faça um inventário antes de comprar

O primeiro passo é preparar um inventário para saber o que já tem disponível na sua casa. Para isso, use a lista de produtos que é cedida pela escola para os pais. Você vai reparar em muitas coisas que podem ser reaproveitadas, principalmente quando se trata de bens duráveis. Por exemplo, calculadoras, pranchetas, compassos etc.

2. Crie uma lista de compras detalhada

Após a avaliação anterior, você deve elaborar uma nova lista com o que, de fato, será necessário comprar e a quantidade que os seus filhos vão usar, baseando-se no ano anterior (por exemplo, 1 caderno e 1 agenda para cada criança). Isso vai não só guiar você, fornecendo uma estimativa de despesas, mas também servir para controlar impulsos de consumo. O foco é dizer: "tchau, gastos extras!".

3. Aproveite as promoções pré-escolares

Como falamos no início do texto, as compras antes de janeiro e fevereiro vêm sendo cada vez mais populares. Afinal, nesse período de regresso escolar, os preços dos produtos de papelaria tendem a subir — e isso não é nada bom para o seu bolso! Portanto, aproveite as promoções que ocorrem antes disso, principalmente quando não há tanta procura, como outubro e novembro.

4. Compre em momentos estratégicos

Aproveitando a dica anterior, você pode listar algumas lojas e checar se elas não realizam saldões e, até mesmo, vendas sazonais de produtos parados em estoque. É possível ter uma ótima economia assim! Os sites especializados em produtos escolares também são uma boa alternativa para se considerar. Você pode pesquisar por ofertas, cupons, descontos e campanhas de venda que elas fazem online durante esses meses de outubro a novembro. A própria Black Friday é um bom exemplo disso.

QUER VERIFICAR SE EXISTEM DÍVIDAS EM SEU NOME? ACESSE O SITE DA EMDIA E VEJA COMO FAZER!

5. Considere compartilhar itens

Seus filhos estão em anos letivos próximos e contam com alguns itens semelhantes na lista de cada um? Então, pode ser uma boa ideia selecionar alguns materiais que dê para eles compartilharem entre si. Em especial, quando falamos de itens usados esporadicamente pelos pequenos. É o caso de réguas, colas, lupas, massas, corretivos, fitas adesivas e afins. Dessa forma, você pode até reduzir pela metade os custos com esses produtos.

6. Personalize itens em casa

Muitos pais gastam não só com a aquisição de produtos, mas também com o encapamento e identificação deles nas lojas, pagando a mais por esse serviço. A questão é que dá para fazer isso em casa, viu? Apenas é necessário adquirir os itens necessários, como adesivos para nomeação de material escolar e plástico autoadesivo. Portanto, partiu poupar!

7. Pesquise opções DIY (Faça Você Mesmo)

Listas de material escolar costumam trazer inúmeros itens, incluindo coisas que são supérfluas e, por vezes, com pouca utilidade para a realidade dos alunos. Por exemplo, marcador de página. Portanto, ao se deparar com coisas do tipo, vale a pena colocar a mão na massa e investir no DIY para economizar dinheiro e garantir esses materiais mais diferentões.

8. Explore programas de fidelidade

Se você participa de programas de fidelidade onde é possível trocar seus pontos por produtos diversos no site da empresa ou em lojas parceiras, aproveite. A depender do seu saldo, você pode poupar bastante o seu orçamento e conseguir vários produtos sem gastar nada (ou quase nada) por isso.

9. Compre material por atacado

Produtos que acabam muito rápido, como lápis, papel sulfite, lápis de cor e giz de cera, não precisam ser de marca. Afinal, comprar algo se baseando apenas nisso significa gastar, muitas vezes, mais do que o dobro em algo que vai durar tão pouco quanto opções mais em conta e de qualidade semelhante. Por isso, a dica é adquiri-los em atacados. Assim, você já garante a quantidade que precisa para o ano todo e o melhor: por um preço bem mais em conta.

10. Troque livros didáticos com outros pais

Pesquise sobre feiras de livros usados na sua cidade e a possibilidade de trocar ou, pelo menos, comprar livros e paradidáticos por preços mais acessíveis de vendedores ou, mesmo, outros pais. Muitas escolas, inclusive, realizam essa iniciativa durante as férias escolares para ajudar os responsáveis legais pelos alunos a economizarem e a encontrarem as obras que precisam mais rapidamente.

11. Revise o seu orçamento

Lembre-se sempre de avaliar quanto você já gastou até aqui e se mantenha firme em um teto de gastos, principalmente quando você está usando uma fonte específica de dinheiro (como o 13º ou uma reserva de emergência). Isso é imprescindível para que você não acabe perdendo a mão, por exemplo, e precise recorrer ao cartão de crédito — o que vai ajudar a ficar livre das dívidas!

12. Priorize itens essenciais

Está com o dinheiro curto justo quando vai começar a procurar material escolar barato? Então, foque primeiramente no que é essencial. Ou seja, aquilo que as crianças vão usar diariamente no colégio, como caderno, mochila, lápis e afins.

13. Compre online com inteligência

Uma dica final: ao comprar online, verifique sempre as políticas de devolução e como é procedimento para devolver algo ou mesmo pedir reembolso em caso de problemas com a mercadoria. Isso é necessário porque, mesmo sendo pequenas as chances, imprevistos podem acontecer. Portanto, melhor estar preparado! Seguindo nossas dicas de como comprar material escolar barato, você não apenas reduz seus gastos no início do ano. Na verdade, você organiza sua vida financeira para esse momento tão aguardado pela criançada e torna muito mais rápido e prático o processo de aquisição desses produtos. Inclusive, ainda estimula hábitos sustentáveis e de coletividade nos pequenos. Portanto, comece já a colocar esses macetes em prática! Curtiu o post? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail conteúdos sobre como economizar, poupar o seu dinheiro e evitar dívidas!
por Emdia