Como ficar livre das dívidas até o fim do ano? Siga essas dicas!

30 de novembro / 2020 (atualizado)

Ano novo, vida nova. Essa é uma daquelas máximas que repetimos em todo Réveillon. Mas será mesmo que dá para começar uma nova vida carregando pendências dos anos anteriores? Essa é a pergunta que 63,5 milhões de inadimplentes fazem atualmente. Apesar do período de crise, ainda dá tempo de aprender como ficar livre das dívidas até o fim do ano para poder começar 2021 do jeito certo.

Com o ano tão perto do fim, pode parecer difícil quitar as dívidas antes de 2021. Afinal, são poucos meses sobrando, não é mesmo? No entanto, com um planejamento e as oportunidades certas, é possível, sim, dar a volta por cima na sua vida financeira.

Quer aprender como ficar livre das dívidas até o fim do ano? Então acompanhe as nossas dicas a seguir!

Entenda a importância de se livrar das dívidas

O primeiro passo para resolver um problema é reconhecer que ele existe. Portanto, para poder se livrar das dívidas, é essencial entender a importância de efetivamente pagar os débitos e se planejar para isso.

Um exemplo é que muitas pessoas ainda acreditam no mito de que não é preciso mais pagar dívidas depois de 5 anos. Afinal, esse é o período no qual o CPF fica negativado. No entanto, isso não é verdade. Mesmo após esse intervalo, a dívida permanece, inclusive com a incidência de juros e a possibilidade de cobrança. Isso sem falar que ter o débito impede de aumentar o Score de Crédito de quem for inadimplente.

Logo, é muito importante ter um planejamento para quitar as dívidas. Assim, você garante uma vida financeira com melhores chances no futuro. Além de mais paz de espírito, né?

Saiba exatamente o que você está devendo

Para poder ficar livre das dívidas até o fim do ano, o primeiro passo é saber qual é o tamanho do endividamento. Ou seja: é necessário levantar exatamente quanto você deve nesse momento.

Uma maneira simples de conseguir o valor de todas as suas dívidas é com a emDia. Nossa plataforma evita um longo trabalho de levantar todos os débitos em seu nome. Isso, claro, se os credores forem parceiros da plataforma. Basta criar a sua conta e informar seu CPF para ver todas as dívidas registradas.

Invista em um planejamento para economizar

Considerando que temos pouco tempo até o final de 2020, é essencial estabelecer um planejamento para poder ficar livre das dívidas até o fim do ano. Na prática, isso significa apertar bem os cintos para poder juntar o dinheiro para pagar os débitos.

O que é necessário fazer é revisar todos os seus gastos mensais e ver quais deles são possíveis de cortar ou reduzir. É claro que é muito difícil cuidar do orçamento em tempos de crise, como atualmente. No entanto, é crucial buscar meios para diminuir as despesas até o fim do ano. Isso permitirá ter algum dinheiro para poder entrar na negociação com os credores e limpar as dívidas.

Para isso, uma boa idéia é considerar a abertura de uma conta digital, com ela você pode realizar algumas operações financeiras sem os custos de uma conta tradicional, além de poder transferir auxílios e sacá-los mais rapidamente.

Ganhe uma renda extra com algum talento

criança com notas de dinheiro nas mãos comemorando

Além de poupar um dinheiro em casa, é importante explorar maneiras de conseguir uma renda extra. Afinal, a entrada de dinheiro também facilitará a quitação das suas dívidas até o fim do ano.

Existem diferentes formas de conseguir renda extra nas últimas semanas do ano. Depende do seu perfil, contexto e dos talentos disponíveis. Veja a seguir algumas ideias de como ter renda extra:

  • faça entregas em aplicativos como iFood, Uber Eats ou Rappi;
  • venda roupas, brinquedos e outros objetos que não usa mais;
  • alugue seu carro ou bicicleta em plataformas como Spinlister ou Moobie;
  • venda produtos artesanais;
  • trabalhe fazendo pequenos reparos nas casas das pessoas;
  • trabalhe como freelancer de redação, revisão, tradução ou web design.

Defina as prioridades de pagamento

homem olhando tela de celular

Quando você já tiver algum dinheiro disponível no seu orçamento doméstico, é hora de começar a pensar em pagar algumas das dívidas. Caso você só tenha um débito ou dois, essa parte fica mais fácil de lidar. No entanto, se houver mais credores, será necessário montar uma lista de prioridades de pagamentos.

Comece por aquelas dívidas cujos juros são mais elevados. Isso porque elas podem aumentar muito a médio ou longo prazo. Além disso, dê preferência aos credores mais acessíveis. Afinal, estão mais abertos à negociação, assim pode ser mais fácil quitar o débito com eles.

Use a sazonalidade para ficar livre das dívidas até o fim do ano

Duas pessoas apertando as mãos após conseguir um bom acordo de negociação de dívidas

O fim do ano é um período muito específico, com várias oportunidades que não estão disponíveis em outras ocasiões. Por isso, pode ser interessante aproveitar essa sazonalidade para levantar um dinheiro a mais para quitar as dívidas.

Por exemplo, quem é empregado CLT tem a possibilidade de receber o 13º salário. Normalmente, ele é bastante utilizado para garantir os presentes de Natal ou a viagem de férias para o litoral em janeiro. No entanto, é sábio empregar esse dinheiro como vantagem para o pagamento de dívidas.

Dito isso, entretanto, nem todo mundo tem um vínculo empregatício desses. Na verdade, os números do IBGE mostram um aumento de informalidade e trabalhadores autônomos. Nesse caso, é importante tentar aproveitar o período de outra forma. Veja algumas ideias:

  • ser Papai Noel de shopping;
  • trabalhar como personal shopper para quem não quer sair para as compras de Natal (ou não pode!);
  • dar aulas para alunos com risco de repetir de ano;
  • fazer artigos natalinos para vender.

Aproveite as campanhas de quitação de dívidas

Além do 13º salário, outra situação comum no fim do ano são as campanhas de quitação de dívidas. Tais eventos são realizados com empresas credoras para oferecer descontos aos consumidores. Assim, fica mais fácil se livrar dos débitos.

Aqui na emDia, o ano todo, você pode contar com descontos que vão até 90% do valor original do débito e também é possível negociar com parceiros como:

  • Casas Bahia;
  • Havan;
  • Ipanema;
  • Marisa;
  • Pernambucanas;
  • Ponto Frio;
  • Santander;
  • Sky;
  • Vivo;
  • e muito mais!

Pronto! Agora você já tem o mapa do caminho para ficar livre das dívidas até o fim do ano. É verdade que o percurso exige alguns sacrifícios, mas as recompensas valerão a pena.

Acesse nosso site e comece a mudança agora mesmo!

Ir para o site

Marcella Menasce

por Marcella Menasce