O que é crédito pessoal? Saiba se vale a pena contratar

O que é crédito pessoal? Saiba se vale a pena contratar

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Essa é uma modalidade de empréstimo bastante buscada por quem precisa de dinheiro rápido e sem uma finalidade específica. Então, se esse for o seu caso, é melhor continuar a leitura e ficar por dentro de tudo o que você precisa saber sobre o assunto para conseguir contratar o seu. Gostou da ideia? Então, fique conosco e aproveite!

O que é crédito pessoal?

O crédito pessoal é uma categoria dentro dos tipos de empréstimo existentes hoje. Nele, a instituição financeira libera à pessoa física um determinado valor, desde que ela tenha como pagar por isso, ou seja, apresente uma fonte de renda. Existem diferentes tipos de crédito pessoal, como o consignado, com garantia ou mesmo sem garantia alguma. Cada um deles oferece prazos e taxas de juros diferentes, de acordo com a instituição financeira.

Como funciona o crédito pessoal?

O crédito pessoal está disponível para qualquer pessoa física, por exemplo, trabalhador CLT, autônomo, aposentado, pensionista ou negativado. A única condição é comprovar que tem alguma renda para pagar pela dívida contraída. Em alguns casos, as financeiras ainda oferecem crédito em troca de alguma fonte de garantia, como um imóvel ou veículo. Nesses casos, a aprovação é mais provável e as taxas de juros costumam ser bem menores, já que, se você não pagar as parcelas, a financeira pode ficar com o seu bem. Então, você precisará informar alguns dados e até documentos na hora de solicitar o crédito junto à financeira. Depois, ela fará uma avaliação aprofundada do seu perfil financeiro e consumidor. Nesta etapa, ocorre a consulta de CPF e avaliação de score, para entender quais são os riscos de inadimplência, caso empreste o dinheiro a você. Em alguns casos, a financeira fará uma proposta atrativa, principalmente se você for considerado um bom pagador. Em outros casos, ela liberará uma certa quantidade de crédito, mas com juros bem altos. E, em outras circunstâncias, ela pode negar o seu pedido. É justamente por isso que você precisa compartilhar:
  • documentos pessoais;
  • documentos de comprovação de renda;
  • dados sobre hábitos de consumo e dívidas;
  • documentos do imóvel ou veículo, entre outros.
O objetivo é avaliar a qualidade da sua relação financeira com as empresas e entender se você costuma honrar as suas dívidas.

Quais são as suas vantagens?

Quer saber quais são as principais vantagens de recorrer ao crédito pessoal? Então, continue a leitura e confira!

Liberação de dinheiro rápido

Uma das principais vantagens do crédito pessoal é que, assim que aprovado, o dinheiro é liberado rapidamente. Na maioria dos casos, entra na sua conta em até 48 horas depois da resposta ao pedido. Por isso, se você precisa de dinheiro urgentemente, essa pode ser uma ótima opção. E, como muitas instituições financeiras aceitam o pedido de crédito online, dá para resolver tudo pela internet.

Aprovação para quem está negativado

Existem algumas instituições financeiras que liberam crédito pessoal para quem está negativado junto aos órgãos de proteção. Essa é uma vantagem importante quando você precisa resolver um problema financeiro. Mas, atenção: muitas vezes, as taxas desses serviços são bastante elevadas, justamente porque o risco de não recebimento pelo crédito é maior.

Valor certo no final do mês

Quem adere ao crédito pessoal sabe exatamente qual é o valor da parcela que terá que pagar no final do mês. Com isso, é muito mais fácil organizar as contas e manter tudo em dia, evitando aquelas tradicionais surpresas com juros inesperados. Dessa forma, dá para reservar o valor assim que receber o salário ou colocar o pagamento em débito automático, por exemplo.

Flexibilidade para usar

Diferentemente do que acontece em um financiamento, por exemplo, no crédito pessoal, você pode usar o dinheiro como bem entender, sem ter que justificar o motivo do pedido. Por isso, pode conseguir dinheiro para viajar, para fazer um curso, para reformar sua casa ou até para consertar o carro. É você quem decide como empregar o dinheiro.

E as desvantagens do crédito pessoal?

Mas como nem tudo são flores, também existem alguns riscos e desvantagens em optar por esse tipo de crédito. Quer saber quais são? Veja só!

Taxas de juros altas

Se, por um lado, o crédito pessoal é cheio de vantagens, como rapidez na liberação e flexibilidade, por outro, tem uma das maiores taxas de juros do mercado. Isso serve justamente para reduzir o custo de inadimplência e prejuízo para as instituições financeiras, mas também pode acabar tornando a alternativa onerosa demais para o seu bolso. Então, avalie com cuidado.

Risco de endividamento

Solicitar o crédito pessoal sem um bom planejamento financeiro pode provocar a chamada "espiral de crédito", que é quando você se perde nas contas e começa a pedir um empréstimo para pagar o outro. Essa dificuldade de pagamento pode colocar todas as suas finanças em risco, aumentando suas obrigações mensais. Então, antes de pedir o crédito, planeje bem o seu pagamento.

Existem opções mais interessantes?

É importante entender que dentro da modalidade de crédito pessoal existem diferentes alternativas. Conheça algumas delas a seguir!

Crédito pessoal consignado

O crédito consignado é ofertado a trabalhadores em regime CLT, servidores públicos, aposentados e pensionistas. As parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, o que diminui expressivamente as chances de prejuízos. Justamente por isso, esse é um crédito com juros bastante atrativos, além de limites relativamente maiores e prazos de pagamento mais estendidos. Só não se esqueça de que ele compromete o seu salário e, por isso, é necessário fazer um reajuste no orçamento.

Crédito pessoal não consignado

O não consignado é o mais comum de todos, sem qualquer garantia e baseado apenas na análise de crédito. Por isso, costuma ter um preço bastante elevado, limites menores e prazos de pagamentos nem tão generosos. O motivo é simples: o risco assumido pela instituição financeira é alto.

Crédito pessoal com garantia de veículo ou imóvel

O crédito com garantia é quase tão seguro quanto o consignado. Isso porque, se você não pagar pelo dinheiro tomado emprestado, a financeira fica com o direito de tomar seu veículo ou imóvel como fonte de pagamento. Então, já que os riscos de prejuízo são menores, as taxas de juros também diminuem. Os limites desse tipo de crédito costumam ser bem altos, e o prazo para pagamento, também.

Crédito pessoal vale a pena?

Recorrer ao crédito pessoal pode ser uma ótima ou uma péssima ideia, dependendo das circunstâncias. Ele pode ser usado para quitar dívidas muito altas, por exemplo, ou para fugir dos juros do parcelamento, que podem ser maiores que o do empréstimo em si. Mas é importante ficar atento ao seu planejamento financeiro, do contrário, você pode acabar adquirindo uma dívida difícil de se livrar depois. Então, antes mesmo de fechar a contratação do crédito pessoal, faça seus cálculos e tenha certeza de que a parcela vai caber no seu orçamento. Fique de olho em algumas dicas que vão ajudar você a fazer o crédito pessoal valer a pena!

Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo é fazer um planejamento financeiro, destinando cada centavo do seu dinheiro de maneira estratégica para o pagamento das suas contas. O objetivo é fazer com que todas as suas pendências sejam pagas dentro do devido prazo.

Não conte com o valor da parcela

Quando tomar um crédito pessoal, lance o valor das parcelas imediatamente no orçamento mensal. Isso vai fazer com que você não conte com esse dinheiro como se ele estivesse disponível. Assim, você sabe que, ao final do mês, ele estará lá para pagar a parcela em dia.

Reduza suas despesas

Se as suas despesas superaram a sua receita a ponto de ter que recorrer ao crédito pessoal, talvez seja hora de rever se tudo o que você gasta é realmente necessário. Então, liste novamente todas as suas despesas e custos e veja onde você pode fazer alguns cortes para enxugar o orçamento.

Adeque seu padrão de vida

Uma dica valiosa a essa altura é: tenha um padrão de vida abaixo daquele que você realmente poderia ter. Isso vai fazer com que o dinheiro sobre ao final do mês e você não só consiga pagar pelo crédito pessoal que pegou, como também não precise mais desse tipo de desafogo.

Aprenda com os seus erros

Se você precisou do dinheiro de terceiros, provavelmente é porque não tinha uma reserva financeira ou ela não era o suficiente. Então, agora é hora de aprender com os seus erros e corrigir sua conduta. Faça uma reserva de emergência que cubra todas as despesas de um mês. Depois, aumente para três meses. E, assim que possível, para um semestre inteiro. Sabendo o que é crédito pessoal e seguindo as nossas dicas, você vai conseguir retomar o controle da sua vida financeira e ver o seu dinheiro brilhar novamente na sua carteira. No entanto, não se esqueça de que isso exige disciplina e autocontrole. Gostou deste post? Então, agora é hora de aprender a quitar o seu empréstimo!
por Emdia