Guia completo com as melhores dicas para morar sozinho

Guia completo com as melhores dicas para morar sozinho

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Sair da casa dos pais ou parar de dividir um apartamento com os amigos e ir morar sozinho, é um passo muito importante na vida das pessoas. Nesse momento o indivíduo adquire a independência e passa a tomar as suas próprias decisões. Ter o seu próprio cantinho para cuidar é uma grande conquista. Mas, juntamente com essa decisão, podem surgir incertezas. Quando tudo é planejado com muita atenção, não é necessário se preocupar. E, saiba, que é muito comum que as pessoas fiquem meio perdidas no primeiro momento. Para te auxiliar nesse processo, resolvemos montar um guia com todas as informações que você precisa para dar esse grande passo com tranquilidade. A seguir, entenda melhor se é bom morar sozinho, quais as vantagens que essa situação oferece, a idade ideal para fazer isso, oque é preciso e como fazer um bom planejamento para tudo dar certo. Confira!

É bom morar sozinho?

Morar sozinho, independente da situação que leva a pessoa a tal atitude, quer seja por sair da casa dos pais, um processo de separação conjugal, ou apenas para estudar em outra localidade, é algo primordial para as pessoas. Ter responsabilidade para arcar com suas próprias despesas e contar somente com as suas habilidades para tomar as principais decisões da vida, se tornando a sua própria companhia, pode ser desafiador, mas também traz benefícios. Cuidar da sua própria casa, assumir o lar e ter um relacionamento saudável consigo mesmo, é algo revigorante, que oferece uma sensação de bem-estar. Ou seja, é uma oportunidade única que precisa ser vivida pelas pessoas. Mas antes de resolver morar sozinho, pense em como fazer para se organizar melhor. Considere que você vai precisar de dinheiro para pagar o aluguel, a luz, a água e a sua própria comida. Não se esqueça dos móveis e utensílios que irá precisar. Um bom planejamento faz om que tudo dê certo, dentro do esperado.Então, não esqueça de deixar suas contas em dia.

PRECISA DE AJUDA PARA NEGOCIAR SUAS DÍVIDAS? CLIQUE AQUI E NEGOCIE COM A EMDIA PARA OBTER MELHORES CONDIÇÕES E DESCONTOS!

Quais as vantagens de morar sozinho?

Ao tomar essa importante decisão e dar esse passo na vida pessoal, você está dizendo para a sociedade e para si próprio, que já consegue ter autonomia em suas decisões. E, existem muitos benefícios para aqueles que decidem morar em uma casa sozinhos. Veja quais são eles!

Mais autonomia para as tomadas de decisões

Como você não morará com outras pessoas, as decisões serão somente suas. Tudo poderá ser feito do seu gosto, seja a compra de um lençol ou de um pão que você gosta. E, o melhor de tudo, é que não precisará se preocupar em ter que agradar alguém, afinal, o que fizer será para o seu bem-estar. As mais simples decisões, como limpar o banheiro e a hora de ir dormir, serão todas suas e isso será algo excepcional.

Oportunidade de autoconhecimento

Ter momentos em que consiga pensar com calma e estar sozinho, não é um problema, muito pelo contrário. Às vezes, é uma solução, pois é nestes instantes que conseguimos colocar nossos pensamentos em ordem e tomar as melhores decisões. Estando só, você pode se conhecer melhor. Com certeza, descobrirá novos hobbys, fará novos cursos ou conseguirá terminar de ler aquele livro que tanto deseja. Poderá cortar as unhas, arrumar os cabelos, costurar um buraco de uma roupa, sem ter interrupções, não é o máximo?

Horários mais flexíveis

A hora de comer, dormir, estudar e tomar banho será decidida e estipulada por você. Se você já dividiu uma casa com outras pessoas, sabe que isso é algo que pode gerar muitos desentendimentos. E, morando só você em um local, isso não acontecerá.

Decoração da casa como você mais gosta

Vasos de flores e outros itens decorativos podem ser adquiridos por você. O local onde eles serão colocados, seja na sala, quarto ou cozinha, será o de sua preferência. Você poderá escolher quais serão as peças de decoração, de acordo com as suas preferências.

Qual a idade ideal para uma pessoa morar sozinha?

A maioridade civil das pessoas, é adquirida quando completam 18 anos. A partir desse momento, é possível realizar negócios jurídicos, sem que outra pessoa precise autorizar. Mas, não existe uma idade definida para a pessoa ir morar sozinha. Ela, precisa ter uma liberdade financeira que lhe permita pagar os seus gastos, sem precisar da ajuda de terceiros.

O que é preciso para morar sozinho?

A primeira coisa é ter um imóvel em vista, para alugar ou para comprar. Após ter o local, é preciso se preocupar com o kit de sobrevivência para morar sozinho. Desde as coisas menores, até as maiores, precisam ser adquiridas ou ganhadas para iniciar essa jornada. Entre os itens mais importantes, podemos citar:
  • móveis;
  • utensílios de cozinha;
  • tapetes;
  • televisor;
  • roupas de cama;
  • toalha de banho;
  • itens de higiene;
  • objetos decorativos.
Existem algumas coisas que não precisam ser adquiridas antes da mudança, e que podem ser compradas posteriormente. Portanto, não há necessidade de comprar tudo correndo, sem analisar preço e qualidade, comece a adquirir os itens com calma.

Como se planejar para morar sozinho? Melhores dicas!

Estar em um local aconchegante e no qual não precise depender de ninguém, é o sonho de muitas pessoas. Mas, para que tudo saia conforme o planejado, é preciso seguir alguns passos. Veja abaixo as nossas dicas!

Entenda como está o seu orçamento

Anote todos as suas despesas em uma planilha de gastos mensais. Depois faça uma simulação incluindo os valores que irá necessitar para pagar as contas sozinho. Isso lhe dará uma boa noção para saber se conseguirá cumprir os prazos e pagar todos os valores. Se tiver alguma dívida e aberto, procure uma negociação. Nesse momento conte a gente para fazer uma boa negociação e ficar em dia com as contas. Quer saber mais? Clique no link a seguir e assista o nosso vídeo para ficar por dentro das novidades da emDia!

Encontre um local ideal

Procure por um lugar que esteja dentro das suas condições financeiras, quer seja uma casa, apartamento ou kitnet. E, pronto, é só decidir o dia que vai se mudar.

Tenha uma reserva de emergência

Ter uma reserva de emergência para imprevistos é essencial. Isso porque se houver necessidade de ter dinheiro extra, você conseguirá quitar as suas contas, sem precisar recorrer a outra pessoa. Então, agora que você já tem um checklist para morar sozinho, não deixe de avaliar todas as possibilidades. E, se essa for a hora, encontre um local ideal e mude-se para lá. Você verá como a vida em sua própria companhia pode ser muito boa. Considere também as nossas dicas práticas sobre como organizar a sua vida financeira e mantenha as suas contas em dia. Gostou do nosso post sobre morar sozinho e quer saber mais? Assine a nossa newslleter gratuita e receba mais dicas como estas em seu e-mail!
por Emdia