Quantas contas de luz posso atrasar? Confira os prazos

Quantas contas de luz posso atrasar? Confira os prazos

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Contratempos financeiros acontecem com todo mundo e, eventualmente, isso pode levar à interrupção no fornecimento de alguns serviços, como a energia elétrica. Se você já se perguntou “quantas contas de luz posso atrasar?”, este artigo vai esclarecer todas as suas dúvidas. Caso você já tenha débitos em atraso, existe a opção de renegociar as dívidas e, assim, evitar o desligamento da energia — mas é fundamental organizar a sua vida financeira para evitar que essa situação não seja recorrente. Por isso, continue a leitura até o fim e aproveite as nossas dicas!

Como funciona o corte de luz?

Todas as empresas que prestam o serviço de fornecimento de luz precisam seguir as diretrizes estabelecidas na Resolução 1.000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que prevê os direitos e deveres do consumidor. Pagar as contas da concessionária é uma das obrigações dos clientes, que podem sofrer penalidades no caso de não cumprimento. O atraso no pagamento permite que a empresa cobre multas e juros. Além disso, ela também pode cortar o fornecimento da energia elétrica, desde que siga alguns procedimentos. Por exemplo, o desligamento não pode ser feito sem um comunicado prévio. Outro ponto importante: o corte só pode ser realizado em horário comercial (das 8h às 18h) e em dias úteis (de segunda a quinta-feira). Isso quer dizer que a concessionária não poderá cortar a sua energia em dias como feriados, sextas-feiras, sábados e domingos.

Até quantas contas de luz posso atrasar?

Não existe uma delimitação sobre a quantidade de contas de luz que podem ficar em atraso até que o corte seja realizado. Basta ter uma fatura em atraso para que a empresa tome essa atitude, desde que siga os procedimentos da ANEEL. Isso não é uma regra, mas um é um risco que você corre ao ficar inadimplente.

Qual é o prazo para o corte de energia?

Em caso de inadimplência, a concessionária deve comunicar o cliente por escrito sobre o corte de energia. Essa comunicação precisa ser feita com 15 dias de antecedência. Normalmente, a notificação vem na fatura seguinte, por isso, é sempre importante conferir a conta para conseguir se organizar melhor.

Quando a luz deverá ser religada após o pagamento?

Ao pagar os débitos, o consumidor precisa informar a concessionária. A partir dessa comunicação, a empresa deve religar a luz no prazo de até 24 horas para as instalações em regiões urbanas e de até 48 horas para os clientes localizados nas áreas rurais.

Como é feita a renegociação dos débitos?

A resolução da ANEEL estabelece que o cliente pode solicitar o parcelamento dos débitos. Nesse caso, a concessionária deve dividir os valores a pagar em, no mínimo, três parcelas. Outro direito do usuário é o pagamento antecipado ou total das parcelas devidas — com a redução dos respectivos juros e acréscimos.

Como evitar o corte de luz?

A conta de luz costuma ser priorizada em detrimento de outras dívidas mais comuns. O objetivo é, justamente, evitar o corte da energia. Além disso, existem outros cuidados que podem evitar essa situação. Confira:
  • economize: reduza o consumo da energia para diminuir o valor da conta;
  • programe o pagamento: você pode recorrer ao débito automático ou pagar a sua conta de luz com cartão de crédito, para evitar atrasos no pagamento;
  • renegocie os débitos: se você já está inadimplente, busque a renegociação para se livrar das dívidas.
https://www.youtube.com/embed/_fRo27lb_g8 “Quantas contas de luz posso atrasar?” Agora você já sabe que para não correr o risco de corte na energia, o ideal é evitar os atrasos. Com as dicas acima, é possível melhorar a sua saúde financeira! E que tal começar a ajustar as suas finanças agora mesmo? Consulte as suas dívidas e, se for a caso, faça a renovação para voltar a ficar em dia!
por Emdia