Vale a pena pagar dívida caducada? Entenda quais os benefícios

Vale a pena pagar dívida caducada? Entenda quais os benefícios

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Uma dívida caducada é aquela que não foi paga em um prazo de 5 anos após o vencimento. Assim, as instituições ficam obrigadas a remover o seu nome dos órgãos de proteção e remover as restrições ao crédito. Porém, essa dívida não some do nada, ela continua existindo e pode, sim, ser cobrada. O que muitas pessoas se perguntam é se vale a pena pagar dívida caducada. Se você julgar necessário, tire todas as suas dúvidas sobre esse tipo de dívida antes de prosseguir. A partir disso, podemos avançar para entender se vale ou não a pena pegar uma dívida caducada. Vamos lá? Aproveite a leitura!

Vale a pena pagar uma dívida caducada?

Quando você tem dívidas atrasadas por muito tempo, como é o caso das caducadas, é importante ter em mente que haverá uma restrição de crédito ao longo desses 5 anos e os prejuízos que isso pode gerar (juros e multas). Além disso, ainda há muito incômodo após esse período. Depois do tempo estipulado, seu nome sai dos órgãos de proteção e ele não é mais motivo de crédito negativado. Apesar disso, a empresa pode continuar cobrando você normalmente. Isso significa que o inconveniente continua. Seu nome estar limpo não será sinônimo de crédito liberado. Existem outras formas de as empresas entenderem se você é um bom pagador ou se está com contas em atraso. Então, se ao consultar esses serviços, uma instituição identificar uma pendência, ela pode negar um produto financeiro. Além disso, existem muitos prejuízos emocionais e até à sua saúde mental por manter dívidas em aberto, certo? Muitas pessoas se sentem mal por saberem que devem a uma instituição, mesmo que não tenham condições de quitar o valor total acrescido dos juros. Isso pode afetar a qualidade do seu sono, a sua disposição, o seu humor e a sua qualidade de vida, em geral. Algumas famílias chegam a desenvolver problemas no relacionamento interpessoal em função das dívidas. E sabemos que você não quer isso, não é mesmo? Por isso, vale a pena, sim, pagar uma dívida ativa caduca. Primeiramente, isso livra você de cobranças e de ligações inconvenientes. Depois, faz com que volte a ter uma relação positiva com o seu credor, o que é importante também, certo?

Quais os prejuízos que a não quitação pode causar?

Ainda que você aguarde a prescrição de dívida e o seu CPF esteja positivo, é sempre importante regularizar suas pendências com a instituição. Isso permite ter bons relacionamentos com os bancos e empresas e possa ter um crédito facilitado no futuro. Legalmente, as empresas não podem manter um cadastro negativo no seu CPF depois dos 5 anos. Mas o credor para o qual você ficou devendo pode, sim, se negar a fazer uma venda, aplicando restrições em função desse valor em aberto. Esse histórico de não pagamento faz parte de um grande banco de dados que forma um cadastro positivo de cada consumidor. Assim, quando você quita a dívida, também melhora a sua pontuação. Mas quando deixa em aberto, pode ser prejudicado caso outras empresas consultem essas informações antes de conceder novos produtos financeiros.

Quais as dicas da emDia para ajudar a negociar sua dívida caducada?

Regularizar a sua situação e quitar a sua dívida, mesmo depois dela ter caducado, é muito importante. No entanto, não basta recorrer a soluções superficiais, como pegar um empréstimo com agiota, por exemplo, na tentativa de solucionar a situação. Em vez disso, é importante que todo e qualquer crédito acionado tenha o seu pagamento devidamente planejado no orçamento familiar. Além disso, é necessário conhecer suas opções disponíveis. Por exemplo, você pode obter benefícios significativos para quitar uma dívida caducada caso tente renegociar com o credor. É isso mesmo. Assim, é possível reduzir o valor devido, não precisando se endividar novamente para resolver uma situação pendente. Grande parte dos credores oferece descontos atrativos para os clientes quitarem sua dívida. O motivo é bem simples: as chances de que uma pessoa volte para pagar uma dívida com mais de 5 anos são bem pequenas. Por isso, entre perder todo o valor e receber aquilo que o consumidor pode pagar, eles preferem a segunda alternativa.

QUER NEGOCIAR SUAS DÍVIDAS COM TRANQUILIDADE? A EMDIA OFERECE AS MELHORES CONDIÇÕES. ENTRE EM CONTATO!

Outra grande chance de solucionar a questão pela melhor proposta é contar com a ajuda de quem entende de conciliação e negociação, como a emDia. A plataforma consegue viabilizar descontos que podem chegar até a 98%, além de fornecer educação financeira para que você organize suas contas e evite dívidas futuras. Quer alguns exemplos? Então, fique por dentro!

Faça um controle financeiro

Antes de fechar o acordo com o seu credor, a dica é se certificar de que a sua situação financeira está sob controle, ou seja, que você saiba quanto ganha e quanto gasta, entendendo com precisão qual é a parcela ou valor total que pode pagar. Assim, é possível evitar a troca de uma conta pela outra, além de prevenir dívidas futuras.

Tenha uma reserva financeira

Outra dica bacana é que, sempre que possível, você guarde um dinheirinho para uma reserva financeira. O ideal é um valor de 30%, que monta uma espécie de reserva de emergência caso fique difícil organizar as contas.

Evite o cartão de crédito

Enquanto estiver com a dívida em aberto ou até equilibrar novamente sua situação financeira, o uso do cartão de crédito não é o ideal. Isso evita um superendividamento e impede que você use o que não tem. Dessa maneira, não há risco de se perder de novo nem ficar pagando uma bola de neve de juros. Como mostramos, vale a pena pagar dívida caducada e se livrar das dívidas para ter a sua tranquilidade de volta. De quebra, você ainda tem a oportunidade de melhorar a sua imagem de bom pagador para ter acesso a outros serviços financeiros no futuro, mas tudo com muito planejamento e controle, não esqueça! Agora que você já sabe que vale a pena pagar dívida caducada, converse com a gente e saiba como negociar a sua!
por Emdia