Vale a pena ter vários cartões de crédito?

19 de junho / 2022 (atualizado)

Afinal, ter mais de um cartão de crédito é bom? Tire as suas dúvidas neste post!

Você já se perguntou se ter vários cartões de crédito é vantajoso? Como hoje em dia existe uma grande facilidade para obter esses serviços, essa é uma dúvida comum entre os consumidores.

Saber se isso é bom ou ruim pode variar de acordo com as condições oferecidas e a sua necessidade. Quanto à questão financeira, pode até ser algo favorável, desde que haja o equilíbrio entre os gastos e o controle das finanças.

Neste artigo, faremos uma análise sobre o assunto e vamos responder se vale a pena ter vários cartões de crédito. Acompanhe a leitura e confira!

Quantos cartões de crédito uma pessoa pode ter?

Na verdade, não existe uma definição do número máximo de cartões de crédito por pessoa. Essa escolha é pessoal, mas pode variar entre 2 ou 3 cartões, pois existem diversos benefícios que são oferecidos por bancos e/ou bandeiras diferentes.

É importante lembrar de que a sua reputação no mercado como consumidor ou até mesmo o seu score de crédito não dependem de quantos cartões você tem, mas de como você os utiliza e do seu histórico de pagamentos.

Vale a pena ter muitos cartões de crédito?

Os cartões de crédito oferecem inúmeras vantagens a seus clientes, como descontos, participação em sorteios, trocas de serviços, entre outras. Os programas são altamente convidativos e induzem os clientes a buscarem mais de uma opção de cartão.

Além disso, quando aparece aquela compra inesperada que você já estava de olho ou um momento de emergência, ter mais de um cartão pode ser uma alternativa viável. Sem contar que, com cartões de crédito de bandeiras diferentes, você pode se beneficiar dos clubes de vantagens de cada uma.

Mas, embora pareça uma ótima opção, a nossa dica é: se você não consegue controlar os seus gastos nem pagar a fatura em dia, o cartão de crédito pode ser um problema e se transformar em um vilão. Então, muito cuidado!

Quais são os riscos de ter vários cartões de crédito?

Claro que o cartão de crédito é um item que se tornou praticamente obrigatório no dia a dia, mas é necessário ter muito cuidado para não exagerar na quantidade de cartões. Afinal, se para algumas pessoas já é difícil controlar a própria conta-corrente, imagina as faturas desse amontoado de cartões.

Além de comprometer o orçamento mensal, as anuidades e os juros cobrados pelos serviços se multiplicam, assim como você fica mais vulnerável a perda ou roubo dos cartões. No final das contas, isso pode gerar muita dor de cabeça.

É importante destacar que, ao ter várias opções de cartões, terá um limite maior e um alto poder de compra. Então, é importante ficar de olho no seu orçamento para não gastar um valor maior do que você pode pagar. Não se esqueça de que as dívidas podem diminuir o seu score de crédito!

Qual o número ideal de cartões de crédito?

De modo geral, o mais indicado é que você tenha a quantidade de cartões necessárias para o seu planejamento financeiro de acordo com a sua realidade.

É possível, por exemplo, optar por dois cartões — um com vencimento após o pagamento do salário e outro com vencimento 15 dias depois, e de preferência com bandeiras diferentes.

Ao ter mais de um cartão de crédito, é importante manter um bom planejamento financeiro para saber usar o seu cartão de forma controlada e evitar o acúmulo de dívidas. Assim, você pode continuar usufruindo das vantagens que eles oferecem sem impactar a sua saúde financeira.

Portanto, se optar por ter vários cartões de crédito, avalie bem a sua situação financeira e lembre-se de que é melhor se organizar agora do que passar apertos no futuro!

Gostou do nosso conteúdo? Então, para ficar por dentro de mais conteúdos como este, não deixe de seguir as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube!

emDia

por emDia