O que fazer em caso de celular roubado?

O que fazer em caso de celular roubado?

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Infelizmente, os altos números de celular roubado são uma realidade frequente em todo o território nacional. Prova disso é que um levantamento realizado pelo Mobile Time em 2020 identificou que 64 milhões de brasileiros já foram vítimas desse tipo de crime. Um número que, sem dúvidas, chama a atenção e leva as pessoas a pensarem sobre como agir caso passem por essa situação ou se deparem com algum amigo ou familiar nela. Afinal, uma ação rápida pode até mesmo ajudar a recuperar o aparelho. Com isso em mente, reunimos, neste post, as principais dúvidas sobre o tema para deixar você devidamente preparado sobre o que fazer e como fazer. Acompanhe!

O que fazer se seu celular for roubado?

Se você teve o celular roubado, o primeiro passo é entrar em contato com a sua operadora de telefonia para bloquear o número. Dessa forma, é possível evitar que ele seja utilizado por quem está com o aparelho. Vale pontuar que, enquanto isso não acontece, o número pode ser utilizado para tipos de fraudes, trotes, cobranças de boletos falsos, esquemas de pirâmide financeira etc. Se você também tem o número do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português), deve informá-lo. Esse dado é como um código de identificação do dispositivo que permite que a operadora bloqueie o telefone. Você pode encontrá-lo, por exemplo, na caixa do celular junto ao código de barras e outros dados técnicos do fabricante. Fora isso, não deixe de fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.) na delegacia que atende a região onde ocorreu o roubo. É só a partir desse documento que a polícia pode investigar o caso, localizar o aparelho e prender os responsáveis. Além disso, há outro fato importante sobre o B.O.: ele permite que o Estado tenha informações atualizadas quanto à realidade da violência nas cidades do país e possa tomar medidas mais efetivas para a segurança dos cidadãos.

Como consultar e rastrear o celular roubado?

Aparelhos com o sistema iOS contam uma ferramenta chamada "Buscar iPhone", que pode ser consultado em celulares, notebooks e tablets. Ela mostra os aparelhos conectados à sua conta no iCloud e a localização deles mesmo que estejam sem acesso à internet. Apenas é preciso que ele esteja ligado, por conta do GPS. Já o smartphone Android registrado na sua conta do Google pode ser acessado remotamente pela ferramenta "Encontre Meu Dispositivo". Por meio dela, dá para encontrar a localização do celular. Contudo, ele precisará não só estar ligado, mas também conectado à internet. Porém, atenção: se você conseguiu saber onde o aparelho se encontra, não vá até o local por conta própria. Prezar pela sua segurança e integridade física é o mais importante! O ideal é que você leve essa informação até a delegacia de polícia na qual realizou o B.O. para que os policiais realizem a recuperação de seu smartphone.

Quanto tempo demora para bloquear IMEI e como rastrear?

Esse processo é feito em poucos minutos pelo suporte da operadora. Contudo, ele pode ter um prazo para efetivação do bloqueio que pode levar até, no máximo, 24 horas. Para ter informações precisas sobre esse intervalo de tempo, o mais recomendando é checar o dado diretamente com o serviço de atendimento da operadora. Para rastrear um celular pelo IMEI, você deve utilizar o buscador de dispositivo do fabricante do aparelho. Cada empresa tem um programa diferente e etapas específicas para localizar os itens que produz. Apesar disso, todas vão requerer que o telefone esteja ligado para terem acesso ao GPS dele.

Como bloquear IMEI pela internet?

Quanto a bloquear celular pelo IMEI por meio da internet, saiba que essa prática não é possível justamente porque a operadora precisa confirmar que você é o titular tanto do aparelho quanto da linha telefônica. Do contrário, qualquer pessoa de posse do dado do seu IMEI poderia se passar por você e bloquear o seu aparelho como brincadeira ou golpe. Ou seja, algo que seria para ajudar se tornaria uma fonte de grande dor de cabeça!

Como apagar dados e arquivos no celular?

"Perdi meu celular ou fui roubado e não consigo reaver o aparelho nem tenho o número do IMEI. Como faço para apagar os dados e arquivos que tenho guardados nele?", você pode estar se perguntando. Afinal, essa é uma das preocupações mais frequentes nesse tipo de situação já que mantemos inúmeras coisas pessoais em nosso telefones, como fotos, vídeos, mensagens, documentos, boletos e contatos de familiares. Isso sem falar no acesso a aplicativos de bancos e também redes sociais. Porém, não se preocupe! Os mesmos recursos do iOS e do Android que permitem você encontrar o seu aparelho também ajudam a apagar todas essas informações, restaurando as configurações do celular às originais de fábrica.

Como bloquear o WhatsApp quando o celular é roubado?

Apesar de apagar o aplicativo do aparelho, a sua conta do WhatsApp permanece ativa já que ela está vinculada ao seu número de telefone. Por isso, para bloqueá-la e evitar que pessoas mal-intencionadas a utilizem se passando por você e aplicando golpes, a plataforma recomenda a entrar em contato com ela, conforme dados na página oficial. O processo é simples: você envia um e-mail para support@support.whatsapp.com informando o número usado na conta. Em seguida, o suporte entra em contato informando que ela foi desativada, mas concedendo um prazo de 30 dias até a exclusão definitiva para caso você recupere o aparelho ou resgate o número usado antigamente. Agora você já sabe o que fazer quando alguém, infelizmente, tem um celular roubado. Portanto, não deixe de seguir as dicas que foram dadas para orientar conhecidos ou mesmo agilizar a sua própria situação se for o caso, ok? Além disso, vale a pena tomar algumas precauções para reduzir as chances de roubo e furto. Por exemplo, não colocar o aparelho no bolso de trás de calças e shorts ao andar nas ruas e evitar ficar com o celular em mãos em áreas com grande circulação de pessoas. Também é importante não deixar o seu smartphone dentro de pastas ou bolsas sem a sua supervisão e preferir atender chamadas ou responder mensagens apenas quando entrar em ambientes fechados (como lojas, empresas, clínicas etc.). Entendeu o que fazer ao ter o seu celular roubado? Quer mais dicas úteis sobre esses e outros assuntos? Então siga a gente no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Lá não faltam novidades!
por Emdia